sábado, 21 de junho de 2014

Retrospectiva 2013/14 - parte IV

Nesse novo post, agora é o momento de falar dos times de divisão de base do Manchester City. Como vocês bem sabe, o clube está construindo um moderno centro de treinamento para ser usado tanto pela esquipe profissional quanto pelos jogadores da base. Além do investimento na infra estrutura física, há também gastos com material humana.

Com uma ampla rede de olheiros, vários jogadores chegam ainda jovem no City, que atenderão as cotas impostas pela UEFA e Premier League. Esses garotos serão treinados por profissionais que estão sendo capacitados pelo clube e por treinadores de sucesso de outros clubes. Dizem que o City buscou dois desses, para focar no time sub 14, no Liverpool.

Sobre o atual time sub 14, os garotos são os atuais bi campeões da Premier League nessa categoria. Isso é legal, mas tomara que estejam sendo treinados para aprender a jogar futebol e não focados apenas em títulos. Essa pressão por títulos nessas categorias de base tem estragado o futebol brasileiro, o moleque chega no profissional com uma dificuldade absurda de fazer o simples, parece que não tem fundamento nenhum.

Campeonato inglês sub 18 e Copa da Inglaterra sub 18.

A equipe até 18 anos do Manchester City foi bem nessa temporada. O campeonato em divisões Sul e Norte, 11 times cada, e nós jogamos na Norte. Na primeira fase o time joga 31 vezes, 20 na divisão e 10 jogos entre divisões.

O City venceu a sua divisão com 8 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Everton, e melhor campanha entre os quatro times que se classificaram para a segunda fase. Também teve o melhor ataque e segunda melhor defesa.

Na semi final enfrentou o West Ham, o time com a melhor defesa, e venceu de virada nos 10 minutos finais por 2-1 jogando em Platt Lane, deve ter sido um dos últimos jogos lá. E enfrentaria o Everton na final.

Com um gol aos 10 minutos do segundo tempo, o time de Liverpool garantiu o título. Pelos vídeos da temporada, pareceu que o time joga um bom futebol, não dá para cravar isso só com alguns minutos de imagem. Esses garotos deverão ser os primeiros beneficiados com a mudança de estrutura do clube. Alguns jogadores do time mais velho já devem estar estourando a idade para definir se ficam ou saem do clube. A categoria sub 18 ainda tem tempo para aprender e corrigir seus erros.

O time jogou também a Copa da Inglaterra sub 18. Avançou na terceira rodada ao golear o Doncaster Rovers por 4-0, ganhou do Hereford United por 3-1 e disse adeus na quinta rodada (oitavas de final) ao perder para o Fulham por 3-1, dois gols marcados por Moussá Dembele, do time principal do Fulham, deveria estar retornando de contusão. Todos os jogos foram em Manchester.

Acho que o destaque do time deve ser o atacante francês Thierry Ambrose, de 17 anos. Ele fez vários gols e ainda foi promovido ao time sub 21 em algumas partidas, onde deixou sua marca também.

Campeonato inglês e Copa Premier League sub 21.

A Premier League, além de promover o campeonato tradicional de pontos corridos, também fez uma Copa para os jogadores sub 21 dos times.

Com 22 times em um único grupo, cada time jogava 21 vezes e o Manchester City liderado por Marcos Lopes terminou a primeira fase em terceiro lugar. Nas semi finais o time enfrentou o segundo colocado Chelsea e foi eliminado nos pênaltis após o empate em 1-1.

Já na Copa, fomos até a final e perdemos no placar agregado por 4-3 para o Reading. Em Manchester, vitória por 3-2 e fora de casa, com dois gols num intervalo de 2 minutos, o mandantes fizeram 2-0 e conquistaram a primeira edição da Copa Premier League.

Alguns desses jogadores podem até ganhar algumas chances em torneios como a Copa da Liga Inglesa e participarem da pré temporada, mas muitos deverão seguir carreiras em outros clubes, quem sabe algum da primeira divisão.

O destaque não tem como ser outro, é Marcos Lopes. Ele tem 18 anos e já estreou no time profissional, fazendo gol nessa mesma partida, já tem cinco jogos com a camisa do City e foi utilizado por Pellegrini nas semi finais da Copa da Liga, na segunda partida foi escolhido como o melhor em campo. Ele ainda não jogou um minuto na Premier League, quem sabe esse pode ser o ano dele.

O treinador desse categoria é o ex jogador Patrick Vieira.

Liga dos Campeões sub 19.

Essa competição mescla jogadores que atuam no time sub 18 e sub 21. Marcos Lopes também é o líder desse time, ele é escolhido o capitão por Vieira, quem também treina esse misto de jogadores.

A participação nessa competição depende da participação do time principal na fase de grupos. Os confrontos nessa fase são os mesmos entre os time principais e o sub 19. O time terminou na segunda colocação do seu grupo, atrás do CSKA Moscou. Foram 3 vitórias, uma de 6-0 sobre o Bayern, dois empates e uma derrota.

Na fase seguinte, jogo único, fomos sorteados contra o Atlético de Madrid e o City venceu por 1-0 fora de casa gol de Devante Cole, vice artilheiro na competição com 6 gols e sofreu abusos racistas pelos torcedores do Atlético. Na fase seguinte o confronto seria contra o Benfica.

Um gol de Seko Fofana (19 anos) logo aos 12 minutos parecia ter nos dado a classificação, mas o time português conseguiu a virada com gols aos 74 e 82. Eles chutaram 6 vezes ao nosso gol, 3 no alvo. O City chutou 23, 14 no gol, só que o goleiro Graça impediu os garotos de irem jogar a semi final em Nyon. Lá o Benfica meteu 4-0 no Real Madrid e na final perdeu de 3-0 para o Barcelona.

Acho que daria para termos jogado a final se o goleiro benfiquista não tivesse em estado de Graça naquela noite em Manchester.

Nesse ano jogaremos novamente a competição porque o formato de classificação permanece o mesmo. A definição do grupo será no sorteio dos grupos do times principais no dia 28 de agosto.

Agora é esperar e ver com os jogadores irão se desenvolver nos próximos anos. Os placares estão bons, é torcer para que reflita a qualidade desses moleques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário