Na segunda parte da nossa retrospectiva, vamos falar sobre os jogadores que chegaram para fortalecer o elenco. Foram 5 novos jogadores para todas as posições de campo, exceção ao goleiro. Em ordem cronológica de chegada: Fernandinho (Brasil), Jesus Navas (Espanha), Álvaro Negredo (Espanha), Stevan Jovetic (Montenegro) e Martín Demichelis (Argentina). A análise começará da zaga para frente.
Martín Demichelis (zagueiro) - 35 jogos, 2 gols.
Contratação de última hora, o experiente zagueiro argentino poderia ter ficado muito triste no último dia 24 de maio. Ele chegou do Atlético de Madrid por £ 4 milhões, após uma transferência de graça vindo do Málaga, onde foi treinado por Manuel Pellegrini novamente. Se Sérgio Ramos não marca um gol de empate aos 93 minutos, o Atlético ganharia dois títulos em uma temporada: espanhol e Liga dos Campeões, ficou "apenas" com a La Liga.
Demichelis não deu muita sorte no começo da sua carreira no City. O jogador se machucou logo no primeiro treino e perdeu parte do início da temporada. Quando começou a recuperar a forma física, foi lançado por Pellegrini no time titular para a saída de Lescott, mudança muita questionada por mim porque o inglês fazia uma boa temporada.
As primeiras partidas de Demichelis foram muito fracas, estava causando muitos erros, cometia pênaltis que custavam pontos para a gente, mas continuou a ser bancado pelo treinador. A medida que foi ganhando entrosamento com Vincent Kompany, seu futebol foi evoluindo e passando mais confiança para uma torcida que estava com o pé atrás.
Nos jogos finais, era o único titular contratado por Pellegrini. Os restantes eram da era Mancini e Hughes. Dou o braço a torcer, nos ajudou muito na conquista dos dois títulos e sua experiência deverá ajudar muito os zagueiros mais jovens. Tem mais um ano de contrato.
Ainda está entre a lista de convocados para a Copa do Mundo, mas haverá mais três cortes até a lista final.
Fernandinho (meio de campo) - 46 jogos, 5 gols.
Oitavo brasileiro a defender o Manchester City e ,sem sombra de dúvida, é aquele com maior sucesso jogando pelo time azul. Ele foi contratado por um alto valor £ 30 milhões, vindo do Shaktar Donestk, e ainda abriu mão de um prêmio. Com essa transferência por esse preço, muito se esperava dele, infelizmente no começo ele não foi tão bem.
A saída de Barry para a chegada de Fernandinho parecia ter sido um péssimo negócio, com a defesa ficando mais exposta e o time perdendo pontos nas partidas iniciais. Só que ele não se abalou e deu conta do recado junto com o Yaya Touré.
Essa dupla não tem um estilo tão cão de guarda, mas o potencial ofensivo dos dois é algo impressionante. Ao passar do ano, os dois foram se entendendo e nesse momento o City podia ter os dois em campo porque com o futebol voltado ao ataque que amedrontava os adversários, o time sofre menos na defesa.
A boa temporada o fez ganhar uma vaga na seleção brasileira na última convocação pré Copa do Mundo, ele já faz parte dos 23 selecionados. Esperamos que volte para Manchester sem nenhuma contusão causada pela FIFA.
Jesus Navas ( ponta) - 48 jogos, 6 gols.
O espanhol chegou do Sevilla para dar uma opção de velocidade ao Manchester City. Jogando principalmente pela direita, achei que ele tinha sido nossa melhora contratação porque ele e Richards poderiam pressionar muito as defesas inimigas pelo lado direito com a velocidade de ambos, mas o inglês quase não saiu do departamento médico na temporada.
Foi muito bem durante esse primeiro ano em Manchester, muito se falava que ele poderia sentir saudade de casa e querer voltar logo para a Espanha, mas isso não aconteceu. Criou muitas oportunidades de gol pelo seu lado, além de marcar uma quantidade considerável de gols para alguém que teria a função principal de servir os atacantes.
Não só na parte ofensiva foi bem, ele sabia cobrir os avanços dos laterais e com a sua velocidade ajudou muito em impedir a criação de uma avenida pelo nosso lado direto. Infelizmente não participará da Copa do Mundo.
Vincent del Bosque confirmou seu corte ontem, o treinador ficou triste e ainda completou dizendo que Navas deverá ficar mais um mês e meio até dois meses fora por causa da contusão. Preocupante isso porque ele poderá perder a pré temporada do Manchester City.
Stevan Jovetic ( atacante) - 18 partidas, 6 gols.
Chegou da Fiorentina cercado de muitas expectativas, mas passou a maior parte do tempo entregue ao departamento médico do clube e sua primeira temporada com o City não pode ser avaliada positivamente.
O número de 1 gol a cada três partidas, muitas vindas do banco, nos faz crer que se ele puder ficar mais tempo a disposição do treinador, poderemos melhorar nossa participação na próxima temporada, quem sabe ganhar o bi da Premier League sem ser na última rodada.
Tenho ressalvas quanto ao jeito dele jogar. Para mim, ele tem que ser mais direto e menos firulento. É muito toquezinho de três dedos, quer fazer jogada de efeito, não gosto de futebol assim, para mim tem que ser reto e objetivo. Tomara que alguém dê esse toque para ele.
Álvaro Negredo ( atacante) - 49 partidas, 23 gols.
Contratação de impacto imediato. Em suas primeiras três partidas, fez dois gols e poderia ter sido 3 em 3 se um gol não fosse anulado de forma incorreta. Não só os gols, mas a forma como mostrava se entrosar com Sérgio Aguero, fez com que muitos torcedores dessem adeus para Edin Dzeko. Suas atuações continuaram a melhorar a cada jogo.
Ganhou logo o apelido de "The Beast" (A Besta") vindo das arquibancadas. A cada gol se ouvia urros de exaltação por mais esse espanhol no City. Jogando dessa maneira, ele se auto convocou para a seleção espanhola que procurava um camisa 9 para poder mudar o estilo de jogo em alguns momentos. Uma pena que tudo caiu por água após o segundo jogo contra o West Ham pela Copa da Liga.
Ele machucou o ombro nessa partida e desde o dia 21 de janeiro não marca um gol pelo City. Foi perdendo espaço para Dzeko, ficou relegado ao banco e a sua situação piorou muito para Vincent del Bosque que preferiu outros atacantes ao invés de Negredo.
Final de temporada foi trágico para ele. Vamos esperar que ele recuperei a confiança e jogue em 2014/15 do mesmo jeito que jogou até 21 de janeiro de 2014.
Meu ranking final das cinco contratações:
1 - Fernandinho
2 - Martín Demichelis
3 - Jesus Navas
4 - Álvaro Negredo
5 - Stefan Jovetic
Por falar em contratações, acho que a partir de amanhã algumas devem acontecer. Muitos jogadores tem contratos que terminam em Maio e agora seriam jogadores livres. O City quer agir rápido para evitar a Copa do Mundo. Tem uns 10 dias pela frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário