quinta-feira, 7 de julho de 2016

Viagem à Manchester - parte V

Depois de um pulo em Liverpool, voltei para Manchester e fui conhecer o outro estádio da cidade. Isso mesmo, o estádio do Maine Road FC, o Brantingham Road, um estádio muito pequeno, no meio de um bairro onde poucas pessoas sabiam onde ficava. Mas antes eu fui até o outro lado, conhecer o Old Trafford.

Do hotel onde estava, foi muito tranquilo chegar em Old Trafford, foi de porta a porta usando o VLT. O transporte coletivo em Manchester é eficiente e limpo e como eu estava de turista lá, peguei muito vazio, sem ter ninguém do seu lado é tão bom.  Saltei na estação mais próxima do estádio e descobri que a Kellogg´s tem a sua maior fábrica do mundo na mesma rua de Old Trafford, ou seja, o Sucrilhos é que torna essa parte da cidade famosa e importante.

Rodei por volta do estádio, tirei algumas fotos como do relógio do acidente de Munique e da placa que lembrava o mortos da tragédia. Na moral, não iria perder muito tempo no "pântano". Uma coisa que eu notei foi o único estádio que você para entrar no museu/loja, as pessoas passavam no detector de metais. Segurança pesada.

Uma dica interessante dessa parte da cidade é ir visitar o Museu Imperial de Guerra do Norte ( tem em Londres, que também visitei, e eu acho que em Oxford também). É uma andada de 2,5 kms do estádio e eu peguei um dia de tempo aberto e sol. A entrada é gratuita, mas se der para fazer uma contribuição eles ficariam felizes. De cabeça agora me lembro de exposições da Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Vale a pena a ida. Saindo do museu foi procurar o Maine Road FC, aí rola uma história engraçada.

Peguei o primeiro ônibus, saltei no ponto certinho, mas não estava conseguindo me encontrar para pegar o segundo em direção ao campo, foi quando eu vi uma moça vindo e tentei pedir direções. A mulher não sabia nada de inglês, a única coisa que falou comigo foi "I speak Spanish and French." Pô, para mim isso não adiantava de nada. Para jogar uma conversa fora, mandei um "Where you from?". Reposta: Brasil.

Ah tu tá de sacanagem comigo! Era uma brasileira que vivia na França, mas tinha ido visitar a irmã. Ela estava muito perdida porque a irmã falou para ela ir no Supermercado, que seria perto, comprar umas coisinhas. Eu queria ajuda e acabei ajudando, sou muito prestativo. Parei um coroa ciclista lá, perguntei onde tinha um supermercado, o sujeito não era da área e ainda me deu uma dica de economia porque ele achou que ela iria comprar coisas em mercadinho de bairro: "nessas pequenas mercearias, as coisas são mais caras". Agradeci e continua a procura.

A campeã estava com um sacola do supermercado, a gente encontrou o lugar e eu continuei sem saber onde ficava o campo. O outro coroa disse que sabia, bastava pegar o mesmo ônibus que ele que ficaríamos perto do local. Aceitei a dica e ajuda ele e saltamos na região do Maine Road. Nos despedimos e fui procurar. Ninguém sabia onde ficava, um me mandava para esquerda, outro para a direita e a coisa ia nesse ritmo. 

Um sujeito que passeava com o cachorro nunca tinha ouvido falar do Maine Road, quando falei que queria conhecer esse estádio, todo mundo entendia que era o Etihad Stadium, confesso que meu inglês pode ter confundido eles. Ele sacou um celular e deu umas direções lá, sem muita confiança Mas aí avistei um carteiro.

Porra, o cara conhece de endereço. Me deixou na boa: "vira aqui e segue reto, você vai andar, mas vai chegar." Era uma área muito residencial com casas pequenas, lembrava aqueles subúrbios americanos, sem o glamour e as grandes casas. Não havia muros, pouco movimento. Continuei andando e perguntei para o trabalhador de rua se estava perto, ele não sabia, mas conversou comigo e brincou porque ele era torcedor do United, gente boa. Ele viu outro carteiro e gritou para o cara me ajudar e ajudou. Eu estava muito perto.

Uma coisa que aprendi nessa viagem, esse pessoal de trabalho mais braçal tenta de ajudar, foram bem prestativos.

Como já falei em outros post, o Maine Road FC é um time formado por torcedores do City e atualmente jogam a nona divisão na Inglaterra. Acho que desde que os acompanho, nunca saíram dela. Tirei algumas fotos, postadas abaixo. Entrei num prédio lá para pedir direções, mas não encontrei ninguém. Só fora dele encontrei duas mães e seus bebês. Ainda bem que não encontrei ninguém lá dentro, aquilo era uma creche, acho que poderia dar problemas.

Meu próximo desafio era conhecer o antigo estádio do City, o Maine Road. Eu sei que tinha sido demolido para virar casas, mas achei que pudesse ter alguma placa lá, coisa do gênero. A região parece ser um reduto de imigrantes do sul da Ásia e todo mundo achava que eu queria ir para o Etihad até que eu vi um coroa num carro com um toquinho do City. Dei sorte que o cara parou numa loja de ferragens e eu perguntei para ele. Com certeza ele sabia onde era, ele deve ter frequentado. 

Me deu as direções, me alertou que muito provavelmente não teria nada. Fui mesmo assim. Chegando mais perto, ajudei um cara de origem asiática a colocar a cadeira de bebê no carro e perguntei para ele se sabia onde era, a resposta: " não existe mais nada, a minha sala é exatamente onde era o meio de campo". Tá bom! Eu como brasileiro acreditei para caralho. Me mandei para o centro de Manchester e fui conhecer o Museu do Futebol.

DOIS MUSEUS EM UM SÓ DIA! E vocês achando que seria só uma viagem esportiva. É legalzinho, algumas peças interessantes, mas se estiver com tempo curto, acho que não vale a pena, ao contrário do Museu da Guerra.

Agora era hora de voltar para o Hotel porque no dia seguinte iria conhecer Londres e seus quatrocentos bilhões de estádios.

Fotos (para ver em Slide, bastar clicar nelas):


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário