segunda-feira, 2 de março de 2020

Copa da Inglaterra - Sheffield Wednesday vs Man City

Depois de conquista a Copa da Liga Inglesa no domingo, agora o Manchester City tentará manter o título da Copa da Inglaterra e enfrentará o Sheffield Wednesday, da segunda divisão, no campo dele, o estádio Hillsborough. A partida será na quarta feira, começará às 16:45 e a transmissão ficará a cargo do canal de streaming DAZN.

Esse confronto é válido pela fase de oitavas de final da Copa da Inglaterra, a partir dela já não há mais replays, tudo será decidido no mesmo dia, o empate levará para prorrogação, se continuar, disputa da marca dos pênaltis. O sorteio das quartas de final, espero que o City esteja nele, será feito em Hillsborough após o nosso jogo e o vencedor do confronto será a bolinha de nº 1. As quartas de final serão jogadas num final de semana de Premier League e isso é problemático para a gente.

Por causa da final da Copa da Liga, nosso jogo contra o Arsenal em Manchester foi adiado e ainda não há data para ser jogado. No final de semana das quartas de final, o City irá até Londres para jogar no Stamford Bridge, então esse jogo pode ser cancelado se nós ou Chelsea avançar, eles terão pela frente o Liverpool em Londres, esse jogo acontece amanhã. Há chances razoáveis de termos mais um jogo adiado.

Voltando ao jogo do City contra o Arsenal, há uma semana livre de jogos para os dois times na semana que vem, porque será jogada por um grupo da Liga dos Campeões que não estamos, jogaremos apenas na semana seguinte, e o Arsenal caiu fora da Liga Europa. Como até agora não foi anunciado o uso dessa semana, precisa conversar com a UEFA como no caso do nosso jogo contra o West Ham, não deverá acontecer. Esse jogo do Arsenal, e por ventura contra o Chelsea, é mais importante para eles que lutam por melhor colocação no campeonato do que para a gente.

Sobre o jogo de quarta a grande dúvida e apreensão é saber se o Melhor em Campo na conquista do título, Phil Foden, será titular mais uma vez. Nas duas partidas que jogamos até agora no torneio, ele jogou  todos os minutos, eram duas em casa contra adversários de divisões inferiores e novamente iremos jogar contra o um time de divisão inferior e que no momento está décima segunda colocação, oito pontos atrás da última vaga dos playoffs com 10 jogos por fazer. Eles não irão cair e nem subir, ficarão na pasmaceira. Dito isso, o Foden tem sim que jogar, esse jogo porque contra o United em Old Trafford eu tenho uma vaga impressão que ele não será titular, deveria ser, mas o Guardiola entende bem mais do riscado do que eu.

A partida que ele fez no domingo mostra realmente que ele tem condições de jogar pelo time principal mais vezes, não vou exigir que ele seja titular contra o Real Madrid numa briga por vaga nas quartas de final, mas dá para aceitar tranquilamente que ele jogue os dois jogos de Copa no time titular. Na quarta eu o colocaria do lado do De Bruyne que jogou menos de um tempo diante do Aston Villla e não exibiu toda a sua categoria nesse dia, não dá para deixar ele descansando muito para não perder o ritmo de competição.

Guardiola fará tantas alterações nesse jogo como fez entre as partidas do Real e do Aston Villa, o único certo a ser titular é o Claudio Bravo, que tem sido nosso goleiro das copas, o treinador não vai mudar isso agora, não fez no passado e não fará agora. João Cancelo não viajou para Londres, pelo menos não foi visto, acabou fora do banco, então não sei se jogará essa partida, achei estranho e tinha convicção que seria titular depois que o Walker enfrentou o Real Madrid. Desde a partida da volta da Copa da Liga, semi final contra o United, ele não começa um jogo, e foi na lateral esquerda nesse dia, e o seu último jogo foi Premier League quando entrou no lugar do Aguero após a expulsão de Zinchenko contra o Tottenham, são quatro partidas sem entrar em campo para ele.

A grande questão para esse jogo é veremos Stones em campo? Já havia uma conversa que ele tinha caído no conceito do Guardiola e os últimos jogos mostram isso, ele não tem sido o escolhido para titular, há um rodízio entre Laporte (machucado e fora), Otamendi e Fernandinho nesses jogos mais importantes, a última vez, fora domingo, foi no meio de janeiro contra o Crystal Palace. O erro de ontem foi muito grave, o jogo era nosso sem problemas e ele ressuscitou o Aston Villa. Já houve especulação que ele sairia na próxima janela, eu ainda tenho um pé atrás com isso não só porque causa da punição que recebemos, mas como por ele atender uma cota de Premier League e UEFA, jogadores de cotas de mesma qualidade que um jogador não dentro da cota é bem mais caro, por ex, o United pagou algo em torno de £ 80 milhões pelo Maguire, como também há notícias que o Otamendi pode sair, contratar dois zagueiros numa só janela vai custar um caminhão de dinheiro.

Aguero saiu nos minutos finais de domingo após receber as travas da chuteira do adversário no joelho, ele mancava (além de enrolar) na hora de sair e no momento da comemoração um câmera pegou o joelho, acho que direito, enrolado em gelo e parecia sangue também. O jogador falou que está tudo bem, foi nada não. Mesmo assim acho que ficará de fora dessa partida, rolar um rodízio entre os nossos atacantes. São três partidas que um dos dois marca gol (Gabriel fez contra o Leicester e Real Madrid e Aguero, Villa), interessante que contra o West Ham, último jogo em quem um dos dois não marcou, eles tiveram bastantes chances, especialmente o Gabriel.

Como falei acima, o Sheffield está no meio da tabela na segunda divisão, perdeu na última rodada para o Derby County por 3-1 em casa e sofre ao ver o seu rival da cidade, o Sheffield United, muito bem na Premier League, com as condições de vencer o jogo adiado com o Aston Villa e a punição mantida ao City, esse United estaria em quinto lugar e indo para a Liga dos Campeões e mesmo se não houver punição, o time estaria em quinto lugar dois pontos atrás do Chelsea. Eu estou quase entrando no modo "Puna a gente sim, UEFA" porque imagina os times classificados além do Liverpool: Leicester, S United e Wolverhampton, esses dois últimos estão na briga real. Eu vou rir muito se isso acontecer.

Não acho que vá afetar tanto o coeficiente da Inglaterra, mas já pensou se esses três times vão mal na edição e a Premier League perde um das vagas certas na fase de grupos? É impossível da Premier League perder uma vaga em apenas uma temporada ruim, a diferença é enorme para o quinto colocado (França), mais de 20 pontos. Mas com quatro ou três vagas a gente volta, tem time que não  está jogando nem com quatro vagas....

A última vez que esses dois times se enfrentaram foi numa terceira fase da Copa da Inglaterra 2014/15 (04.01.2015) e vencemos no sufoco por 2-1, o Milner nos salvou com dois gols, sendo o da virada nos acréscimos. O legal que na Copa da Liga da mesma temporada também jogamos contra eles e o placar foi um pouco mais folgado, 7-0, todos os gols no segundo tempo. Da vitória por 2-1, há cinco jogadores do Wednesday que estão no elenco: Cameron Dawnson, goleiro reserva que parece ser o titular, os zagueiros Liam Palmer e Tom Lees, o meio campista Kieran Lee e o atacante e autor do gol, o kosovar Atdhe Nuhiu, é o terceiro artilheiro dos caras com 4 gols, o líder é o conhecido Steven Fletcher. No elenco do City só o David Silva, entrou no segundo tempo, e Fernandinho, que ficou no banco, continuam em Manchester.


No papel não me parece que teremos um grande desafio, mesmo com muitas modificações de jogo para jogo é capaz de entrar um time bem forte para essa partida, se tivesse que poupar por causa da sequência de jogos, eu pouparia no Derby de domingo, vencer vai trazer apenas moral, resultado prático é nulo devido a nossa diferença de pontos para o quinto lugar, que no caso é o United, o quê pode acontecer é a gente ferrar com a temporada seguinte deles se tirarmos três pontos deles, entre ferrar com eles e avançar na Copa da Inglaterra, eu vou na segunda opção.

Essa rodada da Copa da Inglaterra começa hoje e terminará somente na quinta feira.

Amanhã deverá rolar a coletiva e atualizo aqui.

Atualização: Claudio Bravo será o goleiro nessa quarta feira, o Aguero está liberado para a partida, mas Sané ainda não após os seis meses de inatividade. Perguntaram sobre o Cancelo e Guardiola falou que ele tem tentar o seu melhor após a ausência até dos 18 relacionados para a final da Copa da Liga.

E o jogo do Arsenal foi remarcado para semana que vem, quarta feira dia 11.03 no Etihad às 16:30, um pouco antes da rodada da Liga dos Campeões. No site da Premier League ainda não tem o dono da partida, se ESPN ou DAZN.

Na Copa da Inglaterra só times da Premier League avançaram nos quatro jogos até agora para as quartas de final: Arsenal, Newcastle, Sheffield United e Chelsea. Por causa da vitória do Chelsea sobre o Liverpool, placar final 2-0, a partida entre City e Chelsea no final de semana do dia 21.03 será remarcada. Mas será legal ser remarcada com a gente passando de fase também.

Como o Newcastle também passou, o nosso jogo contra eles pela Premier League, dia 18.04, pode ser alterado porque é a data da semi final da Copa da Inglaterra. Se amanhã o City avançar e no sorteio as bolinhas 1 (Man City) e 4 (Newcastle) foram sorteadas juntas para a partida das quartas, um dos dois irá para a semi final e com isso o jogo da Premier League terá que ser em outra data.

Man City vs Sheffield Wednesday (desde 1992):






Jogadores pendurados: não há.

Jogadores suspensos: não há.

Juiz da partida: Michael Oliver. Foi o juiz da última partida entre os dois times e nesse confronto, por ser em um estádio da segunda divisão, não haverá uso do VAR, vamos ter que confiar nas decisões equivocadas dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário