sexta-feira, 27 de março de 2020

Recado

Espero que estejam todos bens e atendendo as solicitações dos serviços de saúde para que possamos passar por essa pandemia.

Continuo a não escrever nada no blog porque o futebol não voltou no mundo e só temos especulações, não vou gastar tempo e esforços para escrever sobre uma possibilidade ventilada na imprensa que os campeonatos começarão em data X ou o jogador Y pode chegar para o Manchester City. NÃO HÁ futebol no momento, NÃO HÁ muitas outras coisas também, então o que lermos será apenas especulações.

Hoje li que o Governo Federal pretende fazer uma campanha para que as pessoas voltem ao trabalho. Sou completamente contra essa iniciativa, o Governo Federal tem cuidar das pessoas no momento, não precisa incentivar a elas se arriscarem para voltar ao trabalho. Teremos problemas nos hospitais e necrotérios, funerais serão feitos sem parentes.

Olhem para a Itália e Espanha que batem números acima de 600 mortos por Coronavírus por dia! A Espanha usa um ringue de patinação como necrotério, Nova York construiu um necrotério improvisado para suprir essa maldita demanda. Por Favor fiquem em casa! Vidas perdidas não voltam!

sexta-feira, 13 de março de 2020

Futebol suspenso.

Por causa do Coronavírus o futebol na Inglaterra e Europa parou, nenhuma competição que o Manchester City ainda participa terá jogos, nem com portões fechados. A ideia da Premier League é voltar a ter partidas no dia 04.04.2020, isso dependerá muito da respostas do Governo inglês para a pandemia do Coronavírus, o quê no momento não me parece ser boa. O Boris Johnson não me parece ser um sujeito competente para cuidar disso, espero que assessores e o ministro da saúde inglês sejam.

Todas as grandes ligas europeias também estão suspensas, jogadores do Real Madrid, time que enfrentaríamos na terça feira, estão de quarentena porque um jogador de basquete do clube testou positivo.

Eu ficarei ausente nesses dias porque não quero ficar em especulações, ficarei no Twitter nesse tempo, me darei uns dias de férias do blog.

O mais importante é que o pessoal siga as regras, acompanhe a mídia, não acreditem em corrente de Whatsapp, Facebook e afins. Já tem muita coisa na grande mídia, jornalistas que ouvem especialistas, estudam os casos de outros países. É importante evitar o exemplo da Itália que teve que fechar o país, nós temos tempo para evitar uma tragédia no Brasil, precisamos agir com responsabilidade porque saúde não é uma questão individual, é de sociedade, é coletiva.

sexta-feira, 6 de março de 2020

EPL # 29 - Man United vs Man City

Estamos todos preparados para o jogão de domingo? Volta Redonda e Vasco se enfrentam pela segunda rodada da Taça Rio no estádio da Cidadania na cidade do aço, o jogo começará às 16 horas e deve ter transmissão da Globo porque não imagino ninguém querendo pagar o Pay per View do Vasco atual. Ah, e também tem o Derby de Manchester às 13:30, tipo uma preliminar do Vascão, que terá transmissão dos canais ESPN. Aproveitar e falar que o jogo contra o Arsenal será às 16:30 na ESPN também, na quarta feira.

O Manchester City teve jogos quarta e domingo desde a vitória contra o West Ham em 19.02, em partida inicialmente adiada por causa do mau tempo, aí pegou o Leicester fora (180 kms entre os estádios), Real, fora e a viagem mais longa da sequência, foi para Londres jogar a final contra o Aston Villa (330 kms, mas naquele trem todo confortável) e pegou o Sheffield Wednesday na casa deles, por volta de 70 kms, tranquilo. E vai continuar essa sequência de jogos até a partida da Copa da Inglaterra contra o Newcastle e para uma semana para receber o Liverpool. Os jogos são:

- United, jogo na região da Grande Manchester;
- Arsenal, quarta, Burnley, sábado, e Real Madrid, terça, todos esses jogos são em casa;
- Sai para tentar a classificação para as semi finais da Copa da Inglaterra contra o Newcastle, uns 240 kms entre os estádios.

Apesar de ter uma quantidade grande de jogos com pouco espaço de tempo entre eles, tirando o jogo da Liga dos Campeões na Espanha, em nenhum outro o City fez uma viagem maior que a distância entre Rio e São Paulo, só essa distância é quase uma ida e volta do St James Park no norte do país. É cansativo pelo número grande de jogos em sequência, pelo menos é pouco tempo no trem, ônibus, se não fosse o jogo contra o Arsenal teria uma semana livre, mas quando o time quer sucesso, precisa ir para as finais e o calendário na Inglaterra não é o melhor mesmo.

Como já falo há algumas semanas, esse jogo de domingo não tem grande importância para a nossa temporada na Premier League, talvez possa servir para o Guardiola pensar em alguma coisa para o jogo do dia 17 contra o Real Madrid, ele vai querer jogar para ganhar porque está no sangue dele, mas não é a partida não atrai nenhuma dramaticidade para nós, apenas para eles, o técnico foi perguntado sobre isso na coletiva, mas ele falou que não entrará relaxado não. Bom isso, tomara que os jogadores tenham essa postura e não a minha que possivelmente estarei almoçando em frente a TV, algo que não faço mesmo quando o jogo importa.

Há pouco tempo jogamos contra eles na casa deles pela Copa da Liga, foi um show de bola no primeiro tempo e 3-0 foi pouco, era para termos matado logo a semi final, ainda demos um gás para eles no jogo de volta, mas o mais importante daquela partida foi o teste que o Guardiola fez sem ter um atacante fixo, serviu para o jogo no Santiago Bernabéu onde mesmo com o Gabriel como titular, ele não foi um camisa 9 na tática porque nas costas foi sim, jogou mais pelo lado do campo. Domingo estou imaginado o Ederson na cabeça de área, Bravo enfiado entre os nossos dois zagueiros e Scott Carson no gol.

Sobre a escolha dos jogadores para domingo, uma palpite é não ver o Mendy como titular porque ele estará fora do jogo da Liga dos Campeões afinal está suspenso por acúmulo de cartões amarelos, pode ser uma chance do Guardiola observar mais uma vez como ou Cancelo ou Zinchenko podem defender o nosso lado esquerdo. Laporte e Sané continuam de fora, o segundo não tem data de volta, é a pergunta que ouvimos em todas as coletivas, ainda mais que ele voltou a campo com o time sub 23 na sexta passada, já treina com o time principal tem tempo, acho que está difícil para ele jogar contra o Real, menos de duas semanas até lá.

De Bruyne ainda é dúvida para o jogo com um problema no ombro e não nas costas como primeiro foi noticiado, há mais chance dele jogar do que ficar de fora. Se ele puder jogar ótimo porque pode tentar aumentar suas assistências para quebrar a marca do Henry e teremos uma força a mais para tentar impedir ao United de chegar na zona de classificação da Liga dos Campeões. Pronto, pensei agora num motivo para ficar empolgado com esse jogo. Outra grande expectativa para o Derby é se Foden começará como titular ou não.

A ausência dele do time que enfrentou o Sheffield na quarta levantou rumores que poderia ser titular em um jogo gigante, contra o maior rival fora de casa. Guardiola sempre avisa que o Foden está pronto para começar qualquer partida, ele não é mais da base. Falar é uma coisa, ações mostram outra coisa: a última vez que foi titular na Premier League foi na vitória no Etihad sobre o Everton no dia 01.01, a última vez fora de casa acabou sendo contra um time do Big Six, Arsenal no Emirates (3-0 para o City), onde ele jogou no lado do campo, jogo foi em 15.12. Essas foram as duas únicas vezes na temporada que ele foi titular pelo campeonato inglês, então os jornalistas tem direito a perguntarem sobre sua titularidade. Tomara que ele jogue, tem feito boas partidas, ele precisa começar a ter mais responsabilidade em campo, é o cara que todos nós esperamos que seja o sucessor do David Silva em sua última temporada com a gente, dia 17.05 vamos chorar muito.

Numa honrosa quinta colocação no campeonato, empatado em pontos com o Wolverhampton, o United foi às compras na janela de inverno e trouxe Bruno Fernandes, em definitivo, e Odilon Ighalo, por empréstimo, e parece que melhorou um pouco, único jogo que vi depois dessas chegadas foi aquele roubo contra o Chelsea quando Maguire era para ter sido expulso e o gol anulado do Chelsea foi um escândalo. O pessoal do VAR naquele dia estava com uma má vontade com o Chelsea que vou te contar.

Por causa do Coronavírus, já se fala em jogar algumas partidas com portões fechados, a Premier League indicou que não haverá aquele protocolo inicial de aperto de mãos que seria para passar uma mensagem de conscientização para impedir a propagação do vírus. Beleza, lindo isso, deve ter a mesma funcionalidade da campanha contra o racismo da UEFA, tira foto todo mundo misturado e com uma plaquinha e só e o número de ofensas raciais só aumenta. O primeiro jogo sem aperto de mão será às 9:30 entre Liverpool e Bournemouth, talvez dê uma ligada na TV só para ver como será a reação.

Bom jogo para a gente no domingo e veremos o quê o Guardiola apronta contra o Solskjaer.

Man City vs Man United (desde 1992): Esse é o quarto ano que o Guardiola jogará uma partida do campeonato em Old Trafford, nos outros três ele venceu apenas 3 vezes, marcou seis gols e sofreu dois. Vamos para a quadra!




Jogador pendurado: não há. Gundogan com sete cartões amarelos não toma um tem algum tempo hein? Ziquei a criança.

Jogador suspenso: não há.

Juiz da partida: Mike Dean - Na atual edição da Premier League já apitou 21 partidas com 4 vermelhos (co líder com Anthony Taylor) e 94 amarelos (Taylor é o vice com 90 e o terceiro lugar tem 69! Esses dois putos não se seguram não), será que teremos o centésimo no domingo? Será que algum juiz já fez isso em alguma edição da Premier League? A propósito o Taylor será o VAR desse jogo.

Eu gosto do Mike Dean, devo ter reclamado em algum momento, mas eu gosto dele, tentou "roubar" a bola de mais um hat trick do Aguero contra o Chelsea. Em 2019/20 apitou 5 jogos nossos e o último foi aquele em Tottenham que ele expulsou erradamente o Zinchenko. Mentira, o Zinchenko foi burro para cacete ao ganhar o primeiro cartão amarelo.

Na carreira ele tem cinco Derbies de Manchester, com quatro vitórias nossas e uma derrota, naquele jogo da terceira rodada da Copa da Liga de 2016/17 que colocamos um time mistão. O último Derby foi o 3-1 pela primeira partida da Copa da Liga dessa temporada, el pode ver no melhor lugar o espetáculo que foi aquele jogo.



quinta-feira, 5 de março de 2020

City passa pelo Sheffield Wednesday.

O Manchester City emplacou a quinta vitória em sequência na temporada e passou para as quartas de final da Copa da Inglaterra com gol único de Sergio Aguero ao bater o Sheffield Wednesday fora de casa. E ontem mesmo foi realizado o sorteio e enfrentaremos o Newcastle também fora de casa em partida que adiará dois jogos nosso com apenas duas puxadas de bolinha.

A vitória do Chelsea sobre o Liverpool já havia mudado a data do nosso jogo na Premier League contra o time de Frank Lampard porque é um final de semana de Copa da Inglaterra, agora a partida entre City e Newcastle também será adiada porque no final de semana será realizado um dos jogos das semi finais da Copa da Inglaterra como há o confronto entre os dois times na quarta de final, um jogará a semi, logo terão que arranjar outro dia. A partida diante do Arsenal, na Premier League, tinha sido alterada por causa da Copa da Liga, mas já tem data: dia 11.03, quarta feira que vem em Manchester, começará às 16:30, então ninguém precisa perder tempo com os jogos da Liga dos Campeões, terá algo melhor para ver.

Eu não vi a partida de ontem, só acompanhei pelo twitter e o primeiro tempo parece ter sido um e o segundo outro, sendo que o primeiro deu sono, não foi muito movimentado mesmo no twitter não, mas a coisa mudou na volta do intervalo e Aguero, após receber um passe de Mendy, contou com uma ajuda do goleiro para fazer o gol da vitória e classificação. Com esse gol, o nosso artilheiro máximo chegou ao ducentésimo quinquagésimo quarto gol pelo Manchester City, resumindo já fez 254 gols pelo clube. E a imprensa começou a repercutir algo que eu já vinha falando desde novembro de 2017: vai ser tonar o dono da cidade.

Até a partida de ontem ele e Wayne Rooney tinha feito 253 gols pelo City e United, respectivamente, e dividiam a segunda colocação em número de gols marcados por clubes de Manchester, ambos só jogaram em um. Estão atrás de Denis Law que marcou 275 vezes (38 pelo City e 237 pelo United). Aguero poderia ter guardado esse gol para fazer em Old Trafford nesse final de semana, mas tinha que nos classificar então fez logo. Faltam 21 gols para empatar com Law, Aguero é o nosso artilheiro na temporada com 23 , acho difícil ele marcar 44 nessa temporada, a melhor marca dele no City foi 33, como irá jogar pelo nosso time em 2020/21, só posso dizer que o Law ficará para trás.

Surpresa ontem para mim foi a não escalação do Foden no time titular, acabou que nem entrou, mas Guardiola foi misterioso e falou, após a imprensa querer saber porque da ausência dele, ele irá jogar a próxima partida, somente um Derby fora de casa. Nem ficamos excitados né? Agora a apreensão aumenta de ver o menino Foden, melhor jogador da final da Copa da Liga, em ação desde o começo em Old Trafford e a essa apreensão se soma a uma dúvida que ninguém esperava: De Bruyne não jogo contra o Shef Wed por problemas nas costas.

Ele sentiu alguma coisa  nas costas ao final da partida da Copa da Liga, possivelmente levantar mais uma taça sem usar o joelhos e colocar mais medalha no pescoço, e não foi nem relacionado para o banco, então ninguém sabe se ele jogará ou não contra o United. Esse jogo nem na minha lista de prioridade está, mas saber que o De Bruyne pode não estar 100% para a próxima semana tira me sono tranquilamente, só não ofereço minhas costas para ele porque só vai piorar a situação.

Vi os melhores momentos da partida e o Sterling, meu Deus do céu, perdeu um gol nos acréscimos que sei lá, como conseguiu a proeza? Ele tinha começado a temporada tão bem, agora já perdeu a liderança na artilharia interna para o Aguero, normal isso, e o Gabriel só está dois atrás. Para comentar mais uma coisa da escalação de ontem: Cancelo foi titular e Walker ganhou uma folga merecida, deve voltar nos próximos dias.

Saiu notícia que o City pediu medalhas da Copa da Liga extras para alguns jogadores, o time no dia da final recebe 23 para dividir entre os 18 jogadores e cinco membros da comissão técnica, caso queira mais manda um e-mail para a Carabao. Isso só é notícia porque Leroy Sané vai ganhar uma, apesar de não ter sido relacionado para nenhum jogo por causa da lesão, ele só voltou a treinar nas últimas semanas, poderia até jogar no domingo, mas a opção do Guardiola foi de dar mais tempo para ele. Acho que ganhar medalha, pode ser, ele treinou para esse jogos, não foi relacionado por circunstâncias especiais, mas será que ele pode ser dizer campeão? Na minha linha de corte acho que para esse tipo de torneio o jogador é considerado campeão se for relacionado para alguma partida porque isso incluiria o goleiro reserva também ou criar regras diferentes para goleiro e jogador de linha: goleiro sim porque é mais difícil de fazer alteração no jogo, agora os demais tem que ter jogado um segundo que seja. É irrelevante essa discussão, é só mais para encher linguiça desse texto.

Os jogadores que não ganharam medalha no dia, mas o City fez solicitação para ganharem as suas são: Scott Carson, Angelino (emprestado ao RB Leipzig), Ian Poveda (no Leeds), Eric Garcia comemorando no campo tirou foto, mas não vi com medalha, o Taylor Harwood-Bellis e Tommy Doyle jogaram ontem na classificação do time da base para as semi finais da Copa da Inglaterra para jovens (a gente jogará fora de casa contra o vencedor de Blackburn e Arsenal amanhã, a outra semi é entra Chelsea e United com a final sendo na casa do vencedor da semifinal do City) também vão ganhar uma medalha  e Alpha Diankou, em algum jogo ele ficou no banco.

No momento que eu escrevo isso aqui o United vence o Derby por 2-0 no intervalo, se continuar assim só times da Premier League jogarão as quartas de final da Copa da Inglaterra, confrontos abaixo: (sem datas definidas)

Newcastle vs City
Leceister vs Chelsea
Shef U vs Arsenal
Norwich vs Derby/United

Agora vou me preparar porque daqui a pouco vou ter que aprender o ABC de forma forçada.

segunda-feira, 2 de março de 2020

Copa da Inglaterra - Sheffield Wednesday vs Man City

Depois de conquista a Copa da Liga Inglesa no domingo, agora o Manchester City tentará manter o título da Copa da Inglaterra e enfrentará o Sheffield Wednesday, da segunda divisão, no campo dele, o estádio Hillsborough. A partida será na quarta feira, começará às 16:45 e a transmissão ficará a cargo do canal de streaming DAZN.

Esse confronto é válido pela fase de oitavas de final da Copa da Inglaterra, a partir dela já não há mais replays, tudo será decidido no mesmo dia, o empate levará para prorrogação, se continuar, disputa da marca dos pênaltis. O sorteio das quartas de final, espero que o City esteja nele, será feito em Hillsborough após o nosso jogo e o vencedor do confronto será a bolinha de nº 1. As quartas de final serão jogadas num final de semana de Premier League e isso é problemático para a gente.

Por causa da final da Copa da Liga, nosso jogo contra o Arsenal em Manchester foi adiado e ainda não há data para ser jogado. No final de semana das quartas de final, o City irá até Londres para jogar no Stamford Bridge, então esse jogo pode ser cancelado se nós ou Chelsea avançar, eles terão pela frente o Liverpool em Londres, esse jogo acontece amanhã. Há chances razoáveis de termos mais um jogo adiado.

Voltando ao jogo do City contra o Arsenal, há uma semana livre de jogos para os dois times na semana que vem, porque será jogada por um grupo da Liga dos Campeões que não estamos, jogaremos apenas na semana seguinte, e o Arsenal caiu fora da Liga Europa. Como até agora não foi anunciado o uso dessa semana, precisa conversar com a UEFA como no caso do nosso jogo contra o West Ham, não deverá acontecer. Esse jogo do Arsenal, e por ventura contra o Chelsea, é mais importante para eles que lutam por melhor colocação no campeonato do que para a gente.

Sobre o jogo de quarta a grande dúvida e apreensão é saber se o Melhor em Campo na conquista do título, Phil Foden, será titular mais uma vez. Nas duas partidas que jogamos até agora no torneio, ele jogou  todos os minutos, eram duas em casa contra adversários de divisões inferiores e novamente iremos jogar contra o um time de divisão inferior e que no momento está décima segunda colocação, oito pontos atrás da última vaga dos playoffs com 10 jogos por fazer. Eles não irão cair e nem subir, ficarão na pasmaceira. Dito isso, o Foden tem sim que jogar, esse jogo porque contra o United em Old Trafford eu tenho uma vaga impressão que ele não será titular, deveria ser, mas o Guardiola entende bem mais do riscado do que eu.

A partida que ele fez no domingo mostra realmente que ele tem condições de jogar pelo time principal mais vezes, não vou exigir que ele seja titular contra o Real Madrid numa briga por vaga nas quartas de final, mas dá para aceitar tranquilamente que ele jogue os dois jogos de Copa no time titular. Na quarta eu o colocaria do lado do De Bruyne que jogou menos de um tempo diante do Aston Villla e não exibiu toda a sua categoria nesse dia, não dá para deixar ele descansando muito para não perder o ritmo de competição.

Guardiola fará tantas alterações nesse jogo como fez entre as partidas do Real e do Aston Villa, o único certo a ser titular é o Claudio Bravo, que tem sido nosso goleiro das copas, o treinador não vai mudar isso agora, não fez no passado e não fará agora. João Cancelo não viajou para Londres, pelo menos não foi visto, acabou fora do banco, então não sei se jogará essa partida, achei estranho e tinha convicção que seria titular depois que o Walker enfrentou o Real Madrid. Desde a partida da volta da Copa da Liga, semi final contra o United, ele não começa um jogo, e foi na lateral esquerda nesse dia, e o seu último jogo foi Premier League quando entrou no lugar do Aguero após a expulsão de Zinchenko contra o Tottenham, são quatro partidas sem entrar em campo para ele.

A grande questão para esse jogo é veremos Stones em campo? Já havia uma conversa que ele tinha caído no conceito do Guardiola e os últimos jogos mostram isso, ele não tem sido o escolhido para titular, há um rodízio entre Laporte (machucado e fora), Otamendi e Fernandinho nesses jogos mais importantes, a última vez, fora domingo, foi no meio de janeiro contra o Crystal Palace. O erro de ontem foi muito grave, o jogo era nosso sem problemas e ele ressuscitou o Aston Villa. Já houve especulação que ele sairia na próxima janela, eu ainda tenho um pé atrás com isso não só porque causa da punição que recebemos, mas como por ele atender uma cota de Premier League e UEFA, jogadores de cotas de mesma qualidade que um jogador não dentro da cota é bem mais caro, por ex, o United pagou algo em torno de £ 80 milhões pelo Maguire, como também há notícias que o Otamendi pode sair, contratar dois zagueiros numa só janela vai custar um caminhão de dinheiro.

Aguero saiu nos minutos finais de domingo após receber as travas da chuteira do adversário no joelho, ele mancava (além de enrolar) na hora de sair e no momento da comemoração um câmera pegou o joelho, acho que direito, enrolado em gelo e parecia sangue também. O jogador falou que está tudo bem, foi nada não. Mesmo assim acho que ficará de fora dessa partida, rolar um rodízio entre os nossos atacantes. São três partidas que um dos dois marca gol (Gabriel fez contra o Leicester e Real Madrid e Aguero, Villa), interessante que contra o West Ham, último jogo em quem um dos dois não marcou, eles tiveram bastantes chances, especialmente o Gabriel.

Como falei acima, o Sheffield está no meio da tabela na segunda divisão, perdeu na última rodada para o Derby County por 3-1 em casa e sofre ao ver o seu rival da cidade, o Sheffield United, muito bem na Premier League, com as condições de vencer o jogo adiado com o Aston Villa e a punição mantida ao City, esse United estaria em quinto lugar e indo para a Liga dos Campeões e mesmo se não houver punição, o time estaria em quinto lugar dois pontos atrás do Chelsea. Eu estou quase entrando no modo "Puna a gente sim, UEFA" porque imagina os times classificados além do Liverpool: Leicester, S United e Wolverhampton, esses dois últimos estão na briga real. Eu vou rir muito se isso acontecer.

Não acho que vá afetar tanto o coeficiente da Inglaterra, mas já pensou se esses três times vão mal na edição e a Premier League perde um das vagas certas na fase de grupos? É impossível da Premier League perder uma vaga em apenas uma temporada ruim, a diferença é enorme para o quinto colocado (França), mais de 20 pontos. Mas com quatro ou três vagas a gente volta, tem time que não  está jogando nem com quatro vagas....

A última vez que esses dois times se enfrentaram foi numa terceira fase da Copa da Inglaterra 2014/15 (04.01.2015) e vencemos no sufoco por 2-1, o Milner nos salvou com dois gols, sendo o da virada nos acréscimos. O legal que na Copa da Liga da mesma temporada também jogamos contra eles e o placar foi um pouco mais folgado, 7-0, todos os gols no segundo tempo. Da vitória por 2-1, há cinco jogadores do Wednesday que estão no elenco: Cameron Dawnson, goleiro reserva que parece ser o titular, os zagueiros Liam Palmer e Tom Lees, o meio campista Kieran Lee e o atacante e autor do gol, o kosovar Atdhe Nuhiu, é o terceiro artilheiro dos caras com 4 gols, o líder é o conhecido Steven Fletcher. No elenco do City só o David Silva, entrou no segundo tempo, e Fernandinho, que ficou no banco, continuam em Manchester.


No papel não me parece que teremos um grande desafio, mesmo com muitas modificações de jogo para jogo é capaz de entrar um time bem forte para essa partida, se tivesse que poupar por causa da sequência de jogos, eu pouparia no Derby de domingo, vencer vai trazer apenas moral, resultado prático é nulo devido a nossa diferença de pontos para o quinto lugar, que no caso é o United, o quê pode acontecer é a gente ferrar com a temporada seguinte deles se tirarmos três pontos deles, entre ferrar com eles e avançar na Copa da Inglaterra, eu vou na segunda opção.

Essa rodada da Copa da Inglaterra começa hoje e terminará somente na quinta feira.

Amanhã deverá rolar a coletiva e atualizo aqui.

Atualização: Claudio Bravo será o goleiro nessa quarta feira, o Aguero está liberado para a partida, mas Sané ainda não após os seis meses de inatividade. Perguntaram sobre o Cancelo e Guardiola falou que ele tem tentar o seu melhor após a ausência até dos 18 relacionados para a final da Copa da Liga.

E o jogo do Arsenal foi remarcado para semana que vem, quarta feira dia 11.03 no Etihad às 16:30, um pouco antes da rodada da Liga dos Campeões. No site da Premier League ainda não tem o dono da partida, se ESPN ou DAZN.

Na Copa da Inglaterra só times da Premier League avançaram nos quatro jogos até agora para as quartas de final: Arsenal, Newcastle, Sheffield United e Chelsea. Por causa da vitória do Chelsea sobre o Liverpool, placar final 2-0, a partida entre City e Chelsea no final de semana do dia 21.03 será remarcada. Mas será legal ser remarcada com a gente passando de fase também.

Como o Newcastle também passou, o nosso jogo contra eles pela Premier League, dia 18.04, pode ser alterado porque é a data da semi final da Copa da Inglaterra. Se amanhã o City avançar e no sorteio as bolinhas 1 (Man City) e 4 (Newcastle) foram sorteadas juntas para a partida das quartas, um dos dois irá para a semi final e com isso o jogo da Premier League terá que ser em outra data.

Man City vs Sheffield Wednesday (desde 1992):






Jogadores pendurados: não há.

Jogadores suspensos: não há.

Juiz da partida: Michael Oliver. Foi o juiz da última partida entre os dois times e nesse confronto, por ser em um estádio da segunda divisão, não haverá uso do VAR, vamos ter que confiar nas decisões equivocadas dele.


domingo, 1 de março de 2020

Mais um troféu no armário!

O Manchester City foi até Londres e volta para Manchester com mais um troféu na bagagem, o time bateu o Aston Villa por 2-1 e levantou pela terceira vez seguida a Copa da Liga Inglesa, a quinta em sete anos. Com essa conquista o time chegou a sete títulos na competições, só atrás das oito do Liverpool, e conquistou o direito de abrir mais uma vaga para torneios europeus para times que foram medíocres na temporada inglesa, digo mais uma porque no momento estamos punidos pela UEFA e sem vaga na Liga dos Campeões pela Premier League e na Liga Europa pelo título de hoje.

O time foi para lá de alterado na partida de hoje em relação ao time que venceu o Real Madrid na quarta feira, houve oito alterações entre as duas escalações e o padrão de jogo se manteve. Phil Foden começou como titular, mas não foi homem de meio de campo, esse trabalho ficou com o Rodri, Gundogan e David Silva, Foden jogou no lado direito do ataque, sendo responsáveis por boas chances de gols, uma assistência e levou o troféu de melhor em campo para casa.

O Aston Villa começou agressivo, foi uma postura diferente de vários times que nos enfrentam, nos primeiro minutos não ficou sentado atrás e tentou surpreender. Ainda bem que não conseguiram e o City entrou no jogo, começou a fazer o quê sabe, que é encurralar o adversário na defesa. Em vários momentos dava para ver como todos os jogadores estavam atrás da linha do meio de campo quando a bola estava saindo da nossa defesa, precisávamos de paciência para furar a defesa e os jogadores tiveram, o primeiro gol sai de uma jogada da esquerda para a direita em grande passe do Rodri para achar o Foden entrando por trás, com o lateral esquecendo dele, e de cabeça ajeita para o Aguero fazer 1-0.

O jogo já era nosso nesse momento e o gol só serviu para nos colocar mais donos ainda da situação, no primeiro tempo, por exemplo, dos 11 chutes que o City deu no gol, 9 fora dentro da área, em muitos lances os jogadores do Villa se jogavam na bola para proteger a meta deles de qualquer jeito, é algo que falta para os City, em muitos jogos a bola vai direito para o nosso gol. O segundo gol saiu de um erro do bandeira ao dar escanteio e não tiro de meta, lance que os jogadores do Villa protestaram bastante antes da batida, como não é possível usar VAR nesse tipo de jogada, a marcação de campo continuou e Gundogan bateu escanteio para Rodri marcar seu quarto gol da temporada. E o jogo poderia ter terminado aí, mas o Stones resolveu fazer besteira, não dá para aliviar.

O time deles é fraco e o melhor jogador, Jack Grealish, estava sumido, Bravo tinha feito apenas uma defesa em chute em cima dele e num lance que rolou um bico para cima em direção ao nosso campo, a bola toda do Stones, ele escorregou ou tropeçou com as próprias pernas, sei lá, a bola ficou para o ponta deles cruzar e Smatta marcar de cabeça sem chance para o goleiro. Houve erro do Zinchenko também que deveria ter fechado no atacante para ele no cabecear sozinho, deveria ter feito uma pressão nele.

O gol deu vida para eles para voltarem ao plano de jogo original, não iriam se expor até os minutos finais quando iriam para o "perdido por 1, perdido por mil". No segundo tempo o City teve suas chances, mas não conseguiu finalizar com a partida antes de chegar o tempo de corte do técnico Dean Smith, deu 70 minutos e mudou o time, colocou mais ofensivo para tentar levar pelo menos para a prorrogação com o empate. Nesse momento nós já tínhamos colocado o De Bruyne em campo, mas não entrou no ritmo do jogo e ainda deu uma pisada feia na bola.

Aston Villa começou a jogar bola na nossa área, de qualquer lugar do campo, era balão para lá, nessas jogadas o Stones conseguiu ir tirando as bolas e um lance quase que tivemos que jogar 30 minutos a mais. Em um escanteio da direita de Villa, Engels testou para o gol, Bravo conseguiu defender e jogou a bola na direção da trave. Cacete, que susto desnecessário. O mais foda do lance é revê-lo com calma e notar que o Walker com um braço esticado todo pedindo para a bola bater nele e ter um pênalti contra a gente aos 88 minutos. Ainda bem que não houve o toque.

O City resolveu cozinhar até o apito final do Lee Mason. O time pode comemorar o seu quinto título na Inglaterra em sequência, só a gente vence na Terra da Rainha. 

Sem tempo para comemorar direito, na quarta feira o time enfrentará o Sheffield Wednesday fora de casa pela Copa da Inglaterra e na rodada seguinte da Premier é o Derby em Old Trafford, depois teremos uma semana de descanso para enfrentar o Burnley em casa e receber o Real Madrid no jogo da volta da Liga dos Campeões. Honestamente, os jogos da Premier League servirão mais para testar formações para enfrentar o Real que bateu o Barcelona por 2-0 e assumiu a liderança do campeonato espanhol. Essa vitória vai trazer moral para eles, isso é ruim para a gente.

Informações da partida: