Estamos todos preparados para o jogão de domingo? Volta Redonda e Vasco se enfrentam pela segunda rodada da Taça Rio no estádio da Cidadania na cidade do aço, o jogo começará às 16 horas e deve ter transmissão da Globo porque não imagino ninguém querendo pagar o Pay per View do Vasco atual. Ah, e também tem o Derby de Manchester às 13:30, tipo uma preliminar do Vascão, que terá transmissão dos canais ESPN. Aproveitar e falar que o jogo contra o Arsenal será às 16:30 na ESPN também, na quarta feira.
O Manchester City teve jogos quarta e domingo desde a vitória contra o West Ham em 19.02, em partida inicialmente adiada por causa do mau tempo, aí pegou o Leicester fora (180 kms entre os estádios), Real, fora e a viagem mais longa da sequência, foi para Londres jogar a final contra o Aston Villa (330 kms, mas naquele trem todo confortável) e pegou o Sheffield Wednesday na casa deles, por volta de 70 kms, tranquilo. E vai continuar essa sequência de jogos até a partida da Copa da Inglaterra contra o Newcastle e para uma semana para receber o Liverpool. Os jogos são:
- United, jogo na região da Grande Manchester;
- Arsenal, quarta, Burnley, sábado, e Real Madrid, terça, todos esses jogos são em casa;
- Sai para tentar a classificação para as semi finais da Copa da Inglaterra contra o Newcastle, uns 240 kms entre os estádios.
Apesar de ter uma quantidade grande de jogos com pouco espaço de tempo entre eles, tirando o jogo da Liga dos Campeões na Espanha, em nenhum outro o City fez uma viagem maior que a distância entre Rio e São Paulo, só essa distância é quase uma ida e volta do St James Park no norte do país. É cansativo pelo número grande de jogos em sequência, pelo menos é pouco tempo no trem, ônibus, se não fosse o jogo contra o Arsenal teria uma semana livre, mas quando o time quer sucesso, precisa ir para as finais e o calendário na Inglaterra não é o melhor mesmo.
Como já falo há algumas semanas, esse jogo de domingo não tem grande importância para a nossa temporada na Premier League, talvez possa servir para o Guardiola pensar em alguma coisa para o jogo do dia 17 contra o Real Madrid, ele vai querer jogar para ganhar porque está no sangue dele, mas não é a partida não atrai nenhuma dramaticidade para nós, apenas para eles, o técnico foi perguntado sobre isso na coletiva, mas ele falou que não entrará relaxado não. Bom isso, tomara que os jogadores tenham essa postura e não a minha que possivelmente estarei almoçando em frente a TV, algo que não faço mesmo quando o jogo importa.
Há pouco tempo jogamos contra eles na casa deles pela Copa da Liga, foi um show de bola no primeiro tempo e 3-0 foi pouco, era para termos matado logo a semi final, ainda demos um gás para eles no jogo de volta, mas o mais importante daquela partida foi o teste que o Guardiola fez sem ter um atacante fixo, serviu para o jogo no Santiago Bernabéu onde mesmo com o Gabriel como titular, ele não foi um camisa 9 na tática porque nas costas foi sim, jogou mais pelo lado do campo. Domingo estou imaginado o Ederson na cabeça de área, Bravo enfiado entre os nossos dois zagueiros e Scott Carson no gol.
Sobre a escolha dos jogadores para domingo, uma palpite é não ver o Mendy como titular porque ele estará fora do jogo da Liga dos Campeões afinal está suspenso por acúmulo de cartões amarelos, pode ser uma chance do Guardiola observar mais uma vez como ou Cancelo ou Zinchenko podem defender o nosso lado esquerdo. Laporte e Sané continuam de fora, o segundo não tem data de volta, é a pergunta que ouvimos em todas as coletivas, ainda mais que ele voltou a campo com o time sub 23 na sexta passada, já treina com o time principal tem tempo, acho que está difícil para ele jogar contra o Real, menos de duas semanas até lá.
De Bruyne ainda é dúvida para o jogo com um problema no ombro e não nas costas como primeiro foi noticiado, há mais chance dele jogar do que ficar de fora. Se ele puder jogar ótimo porque pode tentar aumentar suas assistências para quebrar a marca do Henry e teremos uma força a mais para tentar impedir ao United de chegar na zona de classificação da Liga dos Campeões. Pronto, pensei agora num motivo para ficar empolgado com esse jogo. Outra grande expectativa para o Derby é se Foden começará como titular ou não.
A ausência dele do time que enfrentou o Sheffield na quarta levantou rumores que poderia ser titular em um jogo gigante, contra o maior rival fora de casa. Guardiola sempre avisa que o Foden está pronto para começar qualquer partida, ele não é mais da base. Falar é uma coisa, ações mostram outra coisa: a última vez que foi titular na Premier League foi na vitória no Etihad sobre o Everton no dia 01.01, a última vez fora de casa acabou sendo contra um time do Big Six, Arsenal no Emirates (3-0 para o City), onde ele jogou no lado do campo, jogo foi em 15.12. Essas foram as duas únicas vezes na temporada que ele foi titular pelo campeonato inglês, então os jornalistas tem direito a perguntarem sobre sua titularidade. Tomara que ele jogue, tem feito boas partidas, ele precisa começar a ter mais responsabilidade em campo, é o cara que todos nós esperamos que seja o sucessor do David Silva em sua última temporada com a gente, dia 17.05 vamos chorar muito.
Numa honrosa quinta colocação no campeonato, empatado em pontos com o Wolverhampton, o United foi às compras na janela de inverno e trouxe Bruno Fernandes, em definitivo, e Odilon Ighalo, por empréstimo, e parece que melhorou um pouco, único jogo que vi depois dessas chegadas foi aquele roubo contra o Chelsea quando Maguire era para ter sido expulso e o gol anulado do Chelsea foi um escândalo. O pessoal do VAR naquele dia estava com uma má vontade com o Chelsea que vou te contar.
Por causa do Coronavírus, já se fala em jogar algumas partidas com portões fechados, a Premier League indicou que não haverá aquele protocolo inicial de aperto de mãos que seria para passar uma mensagem de conscientização para impedir a propagação do vírus. Beleza, lindo isso, deve ter a mesma funcionalidade da campanha contra o racismo da UEFA, tira foto todo mundo misturado e com uma plaquinha e só e o número de ofensas raciais só aumenta. O primeiro jogo sem aperto de mão será às 9:30 entre Liverpool e Bournemouth, talvez dê uma ligada na TV só para ver como será a reação.
Bom jogo para a gente no domingo e veremos o quê o Guardiola apronta contra o Solskjaer.
Man City vs Man United (desde 1992): Esse é o quarto ano que o Guardiola jogará uma partida do campeonato em Old Trafford, nos outros três ele venceu apenas 3 vezes, marcou seis gols e sofreu dois. Vamos para a quadra!
Jogador pendurado: não há. Gundogan com sete cartões amarelos não toma um tem algum tempo hein? Ziquei a criança.
Jogador suspenso: não há.
Juiz da partida: Mike Dean - Na atual edição da Premier League já apitou 21 partidas com 4 vermelhos (co líder com Anthony Taylor) e 94 amarelos (Taylor é o vice com 90 e o terceiro lugar tem 69! Esses dois putos não se seguram não), será que teremos o centésimo no domingo? Será que algum juiz já fez isso em alguma edição da Premier League? A propósito o Taylor será o VAR desse jogo.
Eu gosto do Mike Dean, devo ter reclamado em algum momento, mas eu gosto dele, tentou "roubar" a bola de mais um hat trick do Aguero contra o Chelsea. Em 2019/20 apitou 5 jogos nossos e o último foi aquele em Tottenham que ele expulsou erradamente o Zinchenko. Mentira, o Zinchenko foi burro para cacete ao ganhar o primeiro cartão amarelo.
Na carreira ele tem cinco Derbies de Manchester, com quatro vitórias nossas e uma derrota, naquele jogo da terceira rodada da Copa da Liga de 2016/17 que colocamos um time mistão. O último Derby foi o 3-1 pela primeira partida da Copa da Liga dessa temporada, el pode ver no melhor lugar o espetáculo que foi aquele jogo.