Ainda não temos nenhuma novidade no elenco do Manchester City para a próxima temporada. Muita especulação e só isso, talvez esses boatos aumentem nos próximos dias porque ontem (02/06) em amistoso da Bélgica contra Portugal, Vincent Kompany foi substituído por causa de um problema na virilha, ainda não há o diagnóstico, mas torcedores do City sabem da recorrência desse tipo de lesão com o capitão.
Por mais que ainda falte muito para o início dos nossos jogos oficiais, o alerta de Pep Guardiola com Kompany já está piscando, ele entra no seu último ano de contrato, estará com 33 anos quando a temporada terminar e pode ser que todas as partes cheguem num acordo para não acontecer a renovação. Assim como Zabaleta e Yaya, não é fácil mandar um jogador desse embora, ele está desde 2008 no clube, uma década, se isso acontecer precisa ser muito bem trabalhado por todos os envolvidos.
A contratação de um zagueiro não foi ventilada até agora, o City tem o Kompany e mais três zagueiros (Otamendi, Stones e Laporte), ainda há no elenco o Mangala e o Tosin, mas é pouco provável que o francês fique, já foi emprestado em janeiro quando Laporte chegou, foi útil na temporada passamos quando o time ficou sem Kompany e Stones por algum tempo e o Laporte não tinha sido contratado ainda, só que não tem qualidade para jogar no estilo que Guardiola gosta, ele é muito nervoso com a bola no pé.
Nós tínhamos no elenco que terminou a temporada passada 26 jogadores, como Yaya Touré não é mais jogador do City, o time passou a ter 25 atletas. E o mais importante disso é o limite de jogadores "estrangeiros" tanto da Premier League quanto da UEFA: 17 em ambos, mas com metodologias diferentes.
Com o elenco atual são 16 jogadores estrangeiros na Premier League e 17 na UEFA, a diferença está em Gabriel Jesus porque ele nasceu depois de 01/01/1997, na Inglaterra ele só precisa atender essa condição para ser considerado um jogador da lista sub 21, que pode ter qualquer jogador do mundo e não há limite de atletas, na UEFA para entrar na lista B, aquela que não tem limite de inscrição, o jogador precisa estar há dois ou mais anos no clube. No momento que a lista de inscrição da fase de grupos precisa ser enviada para a UEFA, meia noite do dia 3 de setembro (horário central europeu), Gabriel terá que ser inscrito como estrangeiro.
Entretanto se o clube não terminar em quarto lugar na fase de grupos, poderá enviar uma nova lista de inscrição em fevereiro de 2019 e o status de Gabriel será alterado de "estrangeiro" para lista B, como aconteceu com Kelechi Ihenacho há duas temporada e o goleiro reserva Aro Muric, na passada. Gabriel chegou do Palmeiras em janeiro de 2017, fez sua estreia no dia 19, então quando a nova lista for enviada, já terá mais de dois anos no clube, atenderá os dois critérios da UEFA. Para temporada, 2019/20, ele entrará como "estrangeiro" nas duas entidades, mas aí quem tem que pensar mais adiante é o comando do City, não eu.
O fato do Gabriel mudar de status pode servir para uma contratação em janeiro, como aconteceu com Laporte e Zinchenko. A saída do Mangala para o Everton e Muric virando lista B abriu as portas para esses dois jogadores e ambos foram usados em algumas das partidas da fase de mata mata da Liga dos Campeões.
Voltando ao número de estrangeiros, Mangala saindo, teremos 15 na Premier League e 16 na UEFA, como há especulação mais forte da chegada de dois jogadores, Jorginho e Mahrez seriam classificados como "estrangeiros", algum jogador terá que ser cortado da lista da UEFA, pelo menos até janeiro, nesse caso sem dúvida alguma sobraria para o Zinchenko. Segundo reserva na lateral esquerda e dificilmente jogará no meio de campo atual, o ucraniano terá que reavaliar seu futuro. Sobraria só Copa da Liga na primeira metade do campeonato, deve fazer a pré temporada com a gente e talvez jogar a Supercopa da Inglaterra, terá muito jogador voltando de férias e com pouco condicionamento físico, mas acho que quando a janela fechar, ele não estará mais em Manchester.
Uma coisa que estou curioso na formação desse elenco é se Claudio Bravo ficará ou não. Como ele brigou com o comando da seleção chilena, não tem sido convocado, talvez não ligue muito para tempo de jogo e aceite ser reserva tranquilamente do Ederson para atuar nos jogos das Copas, ele ocupa uma das vagas dos estrangeiros. Um dos goleiros jovens do City foi emprestado, Angus Gunn, e jogou todos os jogos do Norwich City na segunda divisão, com 22 anos pode ser emprestado novamente, só vi o jogo dele contra o Chelsea na Copa da Inglaterra onde foi bem. Acho que Guardiola não vai arriscar agora em dispensar o Bravo e chamar o Gunn de volta, se der merda com o Ederson, colocar um goleiro desse, sem experiência seja em primeira divisão seja em Liga dos Campeões, não me parece estar nos planos do treinador. A única vantagem do Gunn sobre o Bravo é que ele não roubaria uma vaga de estrangeiro.
Mais de um mês para os jogadores voltarem para a pré temporada, pelo menos tem a Copa do Mundo dobrando a esquina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário