sábado, 9 de junho de 2018

Notícias Manchester City - 09.06.2018

Depois de alguns dias ausente, vou tentar colocar as notícias do Manchester City em dia e para começar com uma polêmica que veio do nada, uma acusação do Yaya contra Guardiola, para mim essa relação tinha acabado como um conto de fadas da Disney, mas na verdade me parece agora que é a versão original, dos irmãos Grimm.

Yaya deu uma entrevista à France Football e acusou o Guardiola de ser preconceituoso contra africanos, aqui eu quero abrir um parênteses porque a entrevista foi traduzida do francês para o inglês e português e pode haver problemas na hora dessa tradução, digo isso porque no continente africano há uma divisão entre a África negra e árabe, talvez a expressão usada pelo Yaya seja para referir a parte negra porque poderiam usar como justificativa a possível contratação do Riyad Mahrez, argelino, região árabe da África, como prova de que Guardiola não tem preconceitos contra africanos.

Uma dúvida que está sendo levantada é por que ele disse isso só agora? Olha, quem sofre o preconceito tem seu tempo de resposta, tem sua justificativa para quando quer mostrar o caso, o importante é mostrar para evitar proliferação dos discursos de ódio. Exposto isto, a minha maior questão é possível provar essa acusação?

Porque não adianta falar tal coisa, que é pesada, sem ter como mostrar que o Guardiola age desse jeito. Explicar que ele é esperto e não deixa transparecer tal comportamento não acrescenta em nada, qualquer pessoa em qualquer área da sociedade poderá acusar uma pessoa da coisa mais banal até crimes hediondos com essa justificativa, que é muito fraca que me faz pensar logo que é uma mágoa de um jogador em final de carreira por um técnico que precisa de intensidade no seu jogo.

Yaya é um dos ídolos do City, não tem como correr disso, mas sai de uma forma diferente de como Zabaleta deixou o clube. Até essa entrevista, eu não tinha nada contra ele jogar na Premier League e voltar ao Etihad para ser aplaudido, mas hoje não gostaria que jogasse na Premier League, ficará um ambiente para lá de ruim, se nos enfrentarmos em Manchester, entre um ídolo da história e um que está fazendo história. Como ficará a torcida, irá vaiar quando ele pegar na bola? Por causa de uma entrevista, não podemos esquecer a história dele no clube. Continuará meu ídolo, fácil, fácil, mas talvez seja melhor darmos um tempo entre a gente.

Para não deixar o lado do Guardiola passar batido, acho que agiu brilhantemente ao não querer responder sobre essa questão, só iria aumentar o bate boca pela imprensa. Além disso vários jogadores que trabalharam e ainda trabalham com ele, saíram em defesa do treinador.

Agora voltar para o assunto de campo de jogo. Ainda não temos nomes novos para o elenco, aquelas duas contratações que são as mais especuladas não se concretizaram e uma delas parece que está caindo por terra.

A chegada de Mahrez parece, hoje, mais capaz de acontecer do que a do Jorginho. A imprensa fala que os clubes estão por finalizar os últimos acertos que seriam sobre os valores que os agentes têm a receber. Na matéria não fala em nada na ida do Patrick Roberts para o Leicester, comenta que eles estão interessados em dois jogadores que estão na segunda divisão para substituí-lo. 

O caso do Jorginho ficou mais demorada a conclusão, ele está no Brasil com a família, se tivesse perto de um desfecho com o City, ele ficaria uns dias na Europa para fazer exames e assinar um contrato. O City já procura alternativas, nomes como Mateo Kovacic e Jean Seri do Nice (já foi especulado no passado). O empresário do Jorginho quer ele no City, mas o presidente do Napoli sempre foi osso duro de roer nessas negociações, nunca é tranquilo com ele.

O goleiro Daniel Grimshaw assinou uma extensão de contrato com o City por mais 3 anos, até 2021, ele te, 20 anos. Honestamente, os jogos que vi dele, é fraco demais, é bom pegador de pênaltis, mas fora isso, não passa a menor confiança. Nem sei se era o terceiro goleiro do time nessa temporada, acho que será emprestado para ganhar bagagem.

Todo final de temporada os clubes ingleses mandam uma lista de jogadores que estão livres para negociar. Na lista do City tinha sete com o Yaya, os outros seis nenhum foi relevante para o clube, acho que apenas o lateral Demeaco Duhaney foi relacionado para uma partida, mas ficou no banco contra o Leicester pela Copa da Liga.

A partir de 2019/20, a Premier League irá mudar de muitos jeitos. Primeiro no calendário, será adicionada uma parada de inverno em fevereiro, não é uma parada total, mas os 20 times serão divididos em dois grupos de 10 e enquanto um grupo joga num fim de semana, o outro descansa e vice versa. Não haverá jogos entre esses finais de semana e se acabará com o replay em mais uma fase da Copa da Inglaterra, a temporada 2018/19 será a última que ainda terá replays em caso de empate nas oitavas de final.

Essa parada de inverno não vai afetar o melhor período do ano: do natal até o começo do ano seguinte, quando eu sentado, quieto no meu sofá, e os putos sofrendo, correndo atrás da bola em temperaturas perto do zero. Logo, estou feliz.

Também em 2019/20 haverá nova forma de divisão do dinheiro arrecadado pela Premier League com a venda dos direitos de transmissão fora do Reino Unido. Hoje esse valor é dividido igualmente, segundo o Guardian esse valor seria de £ 3.3 bilhões, a partir de 2019/20, esses 3.3 b seria divididos por 20, mas qualquer valor adicional seria dividido de acordo com a posição final no campeonato, com a condição de que o time que mais arrecadar no pode faturar mais de 80% do último, nessa temporada o United levou 60% a mais que o West Brom.

Parece pouco essa diferença, mas fico com medo que é assim que começa essas coisas. Faz pequenas concessões e daqui a pouco se faz um liga fechada, para nesse caso, seis clubes. E no futuro os seis clubes se racham e formam um clube de três.....Espero estar errado.

Em 2019/20 começará o novo triênio das TVs inglesas e o leilão não superou o último triênio não. Todos os sete pacotes foram vendidos: 4 para a Skysports, dois para a BT Sports e um para a Amazon, novidade nessa edição.

Sem ter o valor da Amazon divulgado, o valor arrecadado foi de £ 4.555 b contra £5.14 b do triênio anterior e o serviço de internet comprou 20 jogos, cada partida teria que valer quase £ 30 milhões para igualar. Em 2019/20 serão 200 jogos ao vivo transmitidos para o Reino Unido contra 168 do contrato atual. 

Esse queda da arrecadação no Reino Unido fez com que o pessoal olha-se para o dinheiro das TVs estrangeiras.

2 comentários:

  1. Não acho que houve problema na tradução da entrevista do Yaya. Se fosse isso ele já teria se retratado. A verdade é que ele caiu no ridículo com essa declaração.Todos os jogadores negros que trabalharam com o Guardiola saíram em sua defesa, e pelo que nós víamos o tratamento dispensado a ele foi bem coreto, até beijinho na careca dele foi dado depois de alguns jogos, que eu vi.
    Lamentável, e mesmo sabendo que o Yaya tá pouco de fudendo pra mim, ele caiu bastante no meu conceito. Foi bem falso mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, não precisava disso seguia o exemplo do Zabaleta porque um dia vai voltar a Manchester como aqueles que ficaram na história.

    ResponderExcluir