terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Próximo balanço financeiro


O Manchester City anunciou seu resultado financeiro há alguns dias, com um prejuízo recorde para o clube, £ 92.5 m, e o segundo maior de um clube inglês na história.

Pois bem esses números hoje já são considerados absurdos por muito gente dentro do futebol, mas para o próximo ano fiscal que terminará no dia 31 de maio de 2010, a situação só tende a crescer, tanto para as despesas quanto para as receitas.

As maiores despesas foram com os custos de jogadores como Robinho, Jô, SWP,Bellamy.... onde o clube investiu bastante. Para essa temporada esse custo só tende a subir e estratosfericamente porque chegaram ao clube Adebayor, Tevez, Toure, Lescott....transferências altíssimas e salários elevados. Esse aumento de gasto, quando revelado, vai fazer o presidente da UEFA, Michael Platini, dar mais um dos pitis deles contra o City.

As despesas maiores que o ano anterior já são esperadas no mercado do futebol, mas ninguém comenta que as receitas do clube também crescerão para o próximo fechamento do balanço.

A média de púlico nos jogos no CoMS subiram de 42.089 para 42.987 na temporada passada, esse ano a média já está mais de 46 mil!! Isso com o Manchester City sem levar em conta que o City fará um jogo pelas semi-finais da Carling Cup contra o Utd em casa. Lotação máxima nesse dia.

Quando anunciaram a contração de Tevez, o clube investiu uma campanha publicitária "Welcome to Manchester", era um cartaz azul com o rosto de Tevez recebendo as boas vindas por jogar num clube de Manchester e não num da Grande Manchester. Esse efeito foi imediato: as camisas 32 do City sumiram das prateleiras, foram vendas recordes para o clube, isso sem Carlitos ter pisado em campo ainda. Hoje após 15 gols marcados, a admiração por ele só aumenta.

Ao trocar Mark Hughes por Roberto Mancini, o time não só melhorou na tabela dee classificação, no esquema tático, como ganhou um icone comercial e tanto. A procura pelo cachecol Retro que Mancini usa em todos os jogos, obrigou o clube a mandar produzir em massa. O próximo jogo em casa é justamente o pela Carling Cup contra o arquirrival, o cachecol já está em pré-venda por £8. Podemos ter certeza que o City fará uma bela estratégia de marketing para a torcida lotar as duas lojas do clube para comprar o Cachecol de Mancini, como é chamado o produto.

Sei que apenas auemnto em 3 contas do City não será suficiente para termos lucro, mas com melhor desempenho no campeonato em relação ao ano passado, com uma classificação para UCL as receitas continuaram a aumentar e muitos novos torcedores podedm cehgar para o time azul de Manchester.

Nenhum comentário:

Postar um comentário