terça-feira, 26 de junho de 2018

Notícias Manchester City - 26.06.2018

A Copa do Mundo começa a afunilar e já temos metade dos times classificados para as oitavas, vários jogadores do Manchester City já estão entre os 16 melhores da competição.

Dos 16 jogadores convocados para jogar o torneio, onze já estão classificados e teremos pelo menos um confronto de Citizens na próxima fase: a França de Mendy terminou em primeiro lugar e enfrentará a Argentina de Otamendi e Aguero no primeiro jogo das oitavas de final, será no sábado, 30 de junho em Kazan. Quem vocês acham que o Guardiola receberá primeiro, um francês ou dois argentinos?

Já Bernardo Silva se classificou com Portugal e jogará no mesmo dia que França e Argentina. Cristiano Ronaldo está endiabrado, mas não dá para descartar o Uruguai, que vai entrar no modo Libertadores. David Silva terá um desafio mais tranquilo, a Espanha jogará contra o Rússia, dona do mundial, que avançou ao fazer o dever de casa e bater Arábia Saudita e Egito.

Quem também fez o dever de casa foram Inglaterra de Walker, Stones, Sterling e Delph e a Bélgica de Kompany e De Bruyne. Ambas seleções já se classificaram no grupo G e decidirão na quinta feira quem ficará em primeiro lugar o grupo que enfrentará os times do grupo H, no caso Senegal, Japão ou Colômbia, a Polônia já disse adeus. É da Inglaterra o artilheiro do City na Copa: John Stones já deixou duas vezes sua marca, dois gols de cabeça contra o Panamá. Esse jogo entre Inglaterra e Bélgica se terminar empatado pode ser decidido no número de cartões, do jeito que torcedor é fanfarrão, é capaz de comemorarem cartão do adversário como se fosse um gol.

Cinco jogadores do City ainda estão na briga pela vaga, o quarteto brasileiro e o Gundogan. Tanto Alemanha quando o Brasil jogam amanhã. O Brasil pega a Sérvia e pode se classificar mesmo com derrota, para isso a Suíça terá que perder pelo mesmo placar no mínimo. A Alemanha está em segundo lugar no seu grupo e jogará contra a Coréia do Sul, há uma combinação muito grande do que pode acontecer, todos tem chances de avançar, inclusive o México, que venceu nas duas primeiras rodadas, ficar de fora das oitavas. Vai ser animado esse grupo.

Os jogos das oitavas vão de 30 de junho até o dia 3 de julho e ou Argentina ou França jogará às quartas de final no dia 06 de julho, três dias antes da reapresentação do elenco do City. Guardiola deve estar só na expectativa de quem poderá colocar em campo nos amistosos no final do mês que vem. 

Nada novo nas contratações de Jorginho e Mahrez, nenhum dos dois foi anunciado e "nos próximos dias" teremos novidades.

O City anunciou hoje mais uma transferência em definitivo de um jogador da base: Ashley Smith Brown, jogará no Plymouth Argyle da terceira divisão, o valor não foi anunciado e nunca jogou no time principal. Um outro jogador da base anunciou sua saída do City, clube não confirmou nada, foi Bobby Duncan, ele fez o comunicado via Instagram, mas não avisou para onde ele irá.

O goleiro Aro Muric e Aminu Mohammed (?) podem ser emprestados ao clube parceiro NAC Breda da Holanda. Muric foi um dos "terceiros" goleiro na temporada passada, nunca ficou nem no banco, treinava com o elenco. Mais interessante dessa transferência é saber quem será o terceiro goleiro, aquele Daniel Grimshaw é pegador de pênalti e ponto, do resto, nos jogos que vi, achei bem fraco.

Jason Denayer quer continuar no Galatasaray, o clube turco quer por empréstimo e o City quer vender porque esse seria o vigésimo sétimo empréstimo do zagueiro belga, não está nos planos do clube, então é melhor logo acabar com essa relação.

O futuro de Brandon Barker é uma incógnita, chegou a se especular que o Rangers da Escócia poderia solicitar o empréstimo dele, mas isso durou um dia. Deve se apresentar no dia 9 e veremos o quê o futuro reservar para ele.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Notícias Manchester City - 21.06.2018

E aí? Você estão com saudades dos meus posts ou o foco está na Copa do Mundo? O meu está, tem jogo que não tem nome algum como Dinamarca contra Peru, mas tu para para dar uma olhada, ver o que acontece em campo e esses tipos de jogos também servem de consolo porque até o presente momento o Manchester City não anunciou ninguém para o time masculino, já o feminino está voando baixo, já foram quatro nomes nessa janela.

O Jorginho está quase lá, tem quase 13 anos que o negócio está para ser fechado, no começo da semana chegaram anunciar que ele estaria viajando para Londres. Hoje, um desses voyeurs de internet buscou em alguma rede social do jogador uma foto dele e da família em um lugar com céu bem azul e 29 º de temperatura, não parecia nem Londres ou Manchester. Amanhã já é sexta feira, não acho que assinará não. O City não quer ser extorquido pelo Napoli, faz bem, veremos até onde a paciência do Guardiola vai.

A mesma coisa serve para o Mahrez, o Leicester quer um valor bem alto e o City não vai subir mais do que já ofereceu. Chegou a se pensar em um escambo para diminuir o valor com o Patrick Roberts indo para Leicester, mas eles contrataram um jogador com as mesmas características, parece que não vai rolar então.

Acho que não comentei, mas tem uma semana que saiu o tabela da nova temporada e vamos estrear fora de casa contra o Arsenal, primeiro jogo do novo técnico deles, o ex PSG Unai Emery, que ainda terá que montar o time. Se não tivesse a Copa do Mundo, acho que seria um bom desafio para já tirar um "concorrente" do caminho. A estreia em casa será na semana seguinte contra o Huddersfield Town.

Na quarta rodada começará no dia 1 de setembro, ainda não há as datas dos jogos exatos porque dependem da TV escolher qual transmitirá, nessa rodada jogaremos em casa contra o Newcastle e completará 10 anos da aquisição do Manchester City pelo ADUG. É um bom jogo para ter essa celebração porque o Newcastle é parceiro nosso.

Na oitava rodada teremos chance de quebrar o tabu de não vencer em Anfield, será uma rodada no dia 06/10 antes de uma parada para data FIFA. O primeiro Derby será em casa no dia 10 de novembro e o segundo em Old Trafford em 16 de março, essa é a 31 ª rodada.

Os dois jogos finais serão contra Leicester em Manchester em 4 de maio e Brighton no dia 12 de maio, fora de casa.

No final do dia um conta de um torcedor do City cravou que o Foden será emprestado para o Leeds United da segunda divisão, que será treinado por Marcelo Bielsa e por isso Guardiola aprovaria o empréstimo. O goleiro Angus Gunn poderia seguir o mesmo caminho, mas de forma definitiva e não como na última temporada quando jogou emprestado ao Norwich. Se for verdade sobre o goleiro, me parece que o Claudio Bravo não tem planos de sair de Manchester no curto prazo.

Sobre o Foden, se realmente jogar e não ficar só no banco, vai ser bom para ele. Nessa temporada ele jogou algumas partidas pelo City, mas temos que lembrar que era o Yaya Touré o concorrente dele, com Jorginho e Fernandinho, ele terá menos tempo em campo. Além de que, não esperamos que David Silva tenha outros problemas pessoais tão grave, esse susto já ficou para trás, o quê abriu espaço para ele.

Só para esclarecer, eu já vi essa conta tanto errar quanto acertar essas previsões. No aguardo para mais notícias.

Jogadores do City na Copa do Mundo, acho que só o De Bruyne teve um destaque, o Aguero marcou um gol, mas a Argentina é uma bagunça e pode nem avançar para as oitavas, seria bom que ele e Otamendi voltariam ao City antes.

Mendy ainda não entrou em campo, mas é o primeiro classificado do City, e com a segunda rodada ainda em andamento, já sabemos que mais um estará nas oitavas, podemos ter até mais dois. Portugal de Bernado Silva e Espanha de David Silva podem garantir as duas vagas do grupo B, entretanto o Irã pode causar uma surpresa se vencer ou até mesmo empatar com Portugal e se classificar nesse grupo, jogos decisivos desse grupo serão no dia 25.

Com a queda do Egito ainda na fase de grupos, o Liverpool sai na frente para conquistar a Premier League 2018/19, só que não conseguirá e será mais uma temporada de amarguras.

Para terminar o Burnley foi sorteado para enfrentar o Aberdeen da Escócia na segunda fase classificatória da Liga Europa, o primeiro jogo será no dia 20 de julho e a volta dia 2 de agosto. Os torcedores do Burnley queriam conhecer a Europa, ficaram tristes porque irão viajar dentro do Reino Unido para jogar contra o vice campeão da Liga escocesa. Podem não te ganho a viagem dos sonhos, mas me parece que não é um adversário complicado para avançar.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Angelino assina com PSV

O Msnchester City acabou de confirmar que o lateral  esquerdo Angelino assinou de forma definitiva com o PSV da Holanda. Ele é o segundo lateral a deixar o City nessa janela, o outro foi Pablo Maffeo que jogará no futebol alemão, no Stugartt.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Comentários

Está com algum problema no Google, vi que outras pessoas também sofrem, e eu não recebo no meu e-mail quando alguém posta algum comentário, como era normal.

Então eu não estou prepotente em não responder, só não estou sendo avisado como era o costume. O Google deve estar em ritmo lento também por causa da Copa, que começa hoje e o City tem mais duas horas e meia para anunciar alguém antes do pontapé inicial, depois disso é "foda-se o mundo, eu só quero ver jogos entre Tuvalu e Papua Nova Guiné!".

terça-feira, 12 de junho de 2018

Notícias Manchester City - 12.06.2018

Estamos todos na expectativa da próxima quinta feira, 14 de junho, dia que será anunciada a tabela da próxima temporada da Premier League. Vamos saber logo cedo de manhã contra qual time o Manchester City começará a sua defesa do título, quando serão realizados os Derbys de Manchester.

Por enquanto a tabela virá sem as datas corretas porque as TVs ainda escolherão os jogos que irão transmitir, mas já é um começo.

E aí estão animados com esse número de contratações? Mahrez e Jorginho estão quase lá tem algum tempo e nada de fecharem. Acho que o caso do Jorginho vai demorar mais que o "combinado". Eu vi que um jogador do Egito saiu dos treinamentos para assinar para o Huddersfield e o brasileiro veio para o Brasil passar férias, não está com cara que vai resolver isso tão cedo, os jornalistas sempre falam "está próximo", uma hora irão acertar.

O Mahrez, que não está na Copa, sumiu do noticiário. Bem que a gente podia ganhar um presentinho até o final da semana,

O Angelino é outra que "está próximo", mas no caso de sair do clube e o PSV da Holanda iria pagar uns 5 milhões de euros nele. Se isso acontecer por esse valor, como a gente vende mal nossos jogadores, principalmente da base.

Surgiu uma especulação que o Lucas Paquetá do Flamengo estaria na mira do Manchester City. Pode até acontecer, mas, se acontecer, me parece que será jogador do City Football Group e não jogará em Manchester, assim como o Douglas Luiz. Paquetá é de agosto de 1997, poderia ser inscrito na lista livre da Premier League, mas ocuparia uma vaga de "estrangeiro" na lista da UEFA, o City já está no limite se chegarem Mahrez e Jorginho, Guardiola não abrirá mão de uma dessas vagas pelo Paquetá. Se realmente for contratado, deve ir para o Girona.

Por falar no Douglas Luiz, vi que ele é de 1998, então na temporada que vem, se for do interesse do Guardiola e do City, ele poderá jogar em Manchester se roubar vaga de ninguém: ficará livre na lista de 21 anos da Premier League, além de ter duas temporadas pelo City e ser nascido depois de janeiro de 1998, é de maio, pode ser inscrito na lista B. Mas pelo o quê entendi, ele não será jogador treinado pelo clube na UEFA porque na temporada que fará 21 anos, esse que começará agora, ele só terá dois anos de City, precisa de três temporadas completas. Nuances do regulamento.

Hoje foram realizados os sorteios das primeiras fases da Liga dos Campeões e Liga Europa, nenhum país que está na Copa terá time nessa fase, quase o representante do País de Gales tem problema por causa disso.

Em clima de Copa do Mundo e sem consultar nenhuma ajuda, vocês conseguem acertar os países de cada clube só pelas bandeiras? Mole, Mole.....





sábado, 9 de junho de 2018

Notícias Manchester City - 09.06.2018

Depois de alguns dias ausente, vou tentar colocar as notícias do Manchester City em dia e para começar com uma polêmica que veio do nada, uma acusação do Yaya contra Guardiola, para mim essa relação tinha acabado como um conto de fadas da Disney, mas na verdade me parece agora que é a versão original, dos irmãos Grimm.

Yaya deu uma entrevista à France Football e acusou o Guardiola de ser preconceituoso contra africanos, aqui eu quero abrir um parênteses porque a entrevista foi traduzida do francês para o inglês e português e pode haver problemas na hora dessa tradução, digo isso porque no continente africano há uma divisão entre a África negra e árabe, talvez a expressão usada pelo Yaya seja para referir a parte negra porque poderiam usar como justificativa a possível contratação do Riyad Mahrez, argelino, região árabe da África, como prova de que Guardiola não tem preconceitos contra africanos.

Uma dúvida que está sendo levantada é por que ele disse isso só agora? Olha, quem sofre o preconceito tem seu tempo de resposta, tem sua justificativa para quando quer mostrar o caso, o importante é mostrar para evitar proliferação dos discursos de ódio. Exposto isto, a minha maior questão é possível provar essa acusação?

Porque não adianta falar tal coisa, que é pesada, sem ter como mostrar que o Guardiola age desse jeito. Explicar que ele é esperto e não deixa transparecer tal comportamento não acrescenta em nada, qualquer pessoa em qualquer área da sociedade poderá acusar uma pessoa da coisa mais banal até crimes hediondos com essa justificativa, que é muito fraca que me faz pensar logo que é uma mágoa de um jogador em final de carreira por um técnico que precisa de intensidade no seu jogo.

Yaya é um dos ídolos do City, não tem como correr disso, mas sai de uma forma diferente de como Zabaleta deixou o clube. Até essa entrevista, eu não tinha nada contra ele jogar na Premier League e voltar ao Etihad para ser aplaudido, mas hoje não gostaria que jogasse na Premier League, ficará um ambiente para lá de ruim, se nos enfrentarmos em Manchester, entre um ídolo da história e um que está fazendo história. Como ficará a torcida, irá vaiar quando ele pegar na bola? Por causa de uma entrevista, não podemos esquecer a história dele no clube. Continuará meu ídolo, fácil, fácil, mas talvez seja melhor darmos um tempo entre a gente.

Para não deixar o lado do Guardiola passar batido, acho que agiu brilhantemente ao não querer responder sobre essa questão, só iria aumentar o bate boca pela imprensa. Além disso vários jogadores que trabalharam e ainda trabalham com ele, saíram em defesa do treinador.

Agora voltar para o assunto de campo de jogo. Ainda não temos nomes novos para o elenco, aquelas duas contratações que são as mais especuladas não se concretizaram e uma delas parece que está caindo por terra.

A chegada de Mahrez parece, hoje, mais capaz de acontecer do que a do Jorginho. A imprensa fala que os clubes estão por finalizar os últimos acertos que seriam sobre os valores que os agentes têm a receber. Na matéria não fala em nada na ida do Patrick Roberts para o Leicester, comenta que eles estão interessados em dois jogadores que estão na segunda divisão para substituí-lo. 

O caso do Jorginho ficou mais demorada a conclusão, ele está no Brasil com a família, se tivesse perto de um desfecho com o City, ele ficaria uns dias na Europa para fazer exames e assinar um contrato. O City já procura alternativas, nomes como Mateo Kovacic e Jean Seri do Nice (já foi especulado no passado). O empresário do Jorginho quer ele no City, mas o presidente do Napoli sempre foi osso duro de roer nessas negociações, nunca é tranquilo com ele.

O goleiro Daniel Grimshaw assinou uma extensão de contrato com o City por mais 3 anos, até 2021, ele te, 20 anos. Honestamente, os jogos que vi dele, é fraco demais, é bom pegador de pênaltis, mas fora isso, não passa a menor confiança. Nem sei se era o terceiro goleiro do time nessa temporada, acho que será emprestado para ganhar bagagem.

Todo final de temporada os clubes ingleses mandam uma lista de jogadores que estão livres para negociar. Na lista do City tinha sete com o Yaya, os outros seis nenhum foi relevante para o clube, acho que apenas o lateral Demeaco Duhaney foi relacionado para uma partida, mas ficou no banco contra o Leicester pela Copa da Liga.

A partir de 2019/20, a Premier League irá mudar de muitos jeitos. Primeiro no calendário, será adicionada uma parada de inverno em fevereiro, não é uma parada total, mas os 20 times serão divididos em dois grupos de 10 e enquanto um grupo joga num fim de semana, o outro descansa e vice versa. Não haverá jogos entre esses finais de semana e se acabará com o replay em mais uma fase da Copa da Inglaterra, a temporada 2018/19 será a última que ainda terá replays em caso de empate nas oitavas de final.

Essa parada de inverno não vai afetar o melhor período do ano: do natal até o começo do ano seguinte, quando eu sentado, quieto no meu sofá, e os putos sofrendo, correndo atrás da bola em temperaturas perto do zero. Logo, estou feliz.

Também em 2019/20 haverá nova forma de divisão do dinheiro arrecadado pela Premier League com a venda dos direitos de transmissão fora do Reino Unido. Hoje esse valor é dividido igualmente, segundo o Guardian esse valor seria de £ 3.3 bilhões, a partir de 2019/20, esses 3.3 b seria divididos por 20, mas qualquer valor adicional seria dividido de acordo com a posição final no campeonato, com a condição de que o time que mais arrecadar no pode faturar mais de 80% do último, nessa temporada o United levou 60% a mais que o West Brom.

Parece pouco essa diferença, mas fico com medo que é assim que começa essas coisas. Faz pequenas concessões e daqui a pouco se faz um liga fechada, para nesse caso, seis clubes. E no futuro os seis clubes se racham e formam um clube de três.....Espero estar errado.

Em 2019/20 começará o novo triênio das TVs inglesas e o leilão não superou o último triênio não. Todos os sete pacotes foram vendidos: 4 para a Skysports, dois para a BT Sports e um para a Amazon, novidade nessa edição.

Sem ter o valor da Amazon divulgado, o valor arrecadado foi de £ 4.555 b contra £5.14 b do triênio anterior e o serviço de internet comprou 20 jogos, cada partida teria que valer quase £ 30 milhões para igualar. Em 2019/20 serão 200 jogos ao vivo transmitidos para o Reino Unido contra 168 do contrato atual. 

Esse queda da arrecadação no Reino Unido fez com que o pessoal olha-se para o dinheiro das TVs estrangeiras.

terça-feira, 5 de junho de 2018

Distribuição Liga dos Campeões 2018/19.

A UEFA divulgou em seu site como será a distribuição do dinheiro para a temporada 2018/19 das suas competições europeias, por enquanto focarei na Liga dos Campeões porque é onde o Manchester City estará até dezembro, pelo menos.

Primeira informação, todos os valores serão tratados aqui em euros, moeda utilizada pela UEFA, e não em libras. Segunda informação, eles criaram uma forma de premiação onde se premia campeões passados, assim como ranking dos últimos 10 anos em competições europeias, ou seja, querem zelar pelas glórias dos clubes do passado. Para falar do exemplo na Inglaterra, desde o Manchester City se classificou pela primeira vez para a Liga dos Campeões em 2011/12, foi o único clube da Premier League a jogar todas as edições, mas como na pontuação de títulos ele só tem um ponto contra 28 do Liverpool e 42 do Milan, o City se vê muito colado das glórias do passado. Para quem quiser ver, aqui está o ranking da UEFA.

A Liga dos Campeões distribuirá por volta de 1 bilhão 950 milhões de euros e o clube que estiver na fase de grupos receberá, mesmo sem fazer ponto algum, $ 15.25 milhões, o prêmio subiu bastante, na última temporada foi de 12.70 milhões. Vinte e seis clubes já estão garantidos nessa fase, incluindo o Manchester City. Alguns times como Club Brugge (Bélgica) e Viktoria Plizen (Rep Theca) devem estar bem felizes, imaginem quanto isso impacta no orçamento deles.

A premiação por vitória e empate também subiu de forma considerável, uma vitória vale 2.7 milhões contra 1.5 milhões anteriormente, e o empate passou de 500 mil para 900 mil. E continua valer a regra de valor "perdido" do empate, ou seja, o 900 mil não destinado no jogo, entra num bolo separado e é dividido pelos clubes de acordo com o percentual de vitórias do clube em relação ao número total de vitórias no torneio. A participação mais uma vitória apenas dá quase 20 milhões de euros. Avançar para as fases de mata mata também dá muito dinheiro.

O prêmio para quem ficar entre os classificados para jogar as oitavas de final subiu mais de 50%: de 6 milhões para 9.5 m. Quartas agora é de 10.5 m diante de 6.5 no passado, semi 12 milhões antes 7.5. Os finalistas receberão 15 milhões cada com o vencedor ganhando um adicional de 4 milhões, o vice até 2017/18 recebia 11 milhões e o grande campeão, 15.5 milhões. 

Além de conquistar o prêmio pelo título, o vencedor jogará a Supercopa da Europa contra o ganhador da Liga Europa, nesse ano, 2018, será um confronto de Madrid, e cada time já embolsou 3.5 m com um extra de 1 milhão a quem levantar o caneco.

O dinheiro pelo coeficiente representa 30% do 1 bilhão 950 m que os clubes dividirão e será divido em cotas: o clube com o melhor ranking receberá 32 cotas, nesse caso é o Real Madrid, e o último, apenas uma cota, cada cota valerá 1.108 milhões, então o Real já tem no banco, 35.46 milhões. No ranking atual o Manchester City é o 14 º lugar, mas como Chelsea, Arsenal e Sevilla não estão nem classificados para nenhum vaga da Liga, a gente sobe para o 11º lugar, com a possibilidade de ganhar mais uma se o Benfica ficar pelo caminho, então temos ou 24.376 pela 11ª posição ou 25.484 se ficarmos em décimo.

Em um exemplo tolo, não tem a menor crítica contra a UEFA (só que não), o United receberá mais de 31 milhões. Nessa série de 10 anos, eles ficaram de fora de duas edições e jogaram uma porque ganharam a vaga via Liga Europa. Esse período de 10 anos é para garantir que clubes "históricos" não fiquem de fora, além claro de levar em consideração títulos, o Aston Villa tem 4 pontos de títulos.

E por fim o Market Pool que dividirá 292 milhões entre os clube, sendo a metade distribuída de acordo com a posição de cada time na sua liga nacional recém terminada. Como há 4 clubes da Premier League na fase de grupos 40% será do campeão ( Manchester City), 30% do vice, 20% do 3º lugar e 10% do quarto colocado. O valor total ainda não sabe qual será porque depende de cinco fatores: o quanto o Market Pool total  irá fechar, a composição dos times nessa edição, o número de times de cada federação (da Inglaterra no caso já está fechada), a posição final no campeonato nacional em sua última edição, no caso 2017/18, e a campanha de cada clube na Liga dos Campeões 2018/19.

Para fazer um resumo das premiações totais:

 - Estimativa (100%): 1.95 b
 - Participação fase de grupos (25%): 488 m
 - Campanha (30%): 585 m
 - Ranking (30%): 585 m
 - Market Pool (15%): 292 m

Seu passado vale igual ao seu presente hein?

Na edição 2017/18, o Manchester City deve levar, sem considerar o Market Pool, por volta de 33.358 milhões de euros, nessa nova configuração passaria a ser quase 75 milhões de euros, deu 74 milhões trezentos e poucos mil, seria 15 250 pela participação, 14 .6 pela campanha, 9.5 por jogar as oitavas e 10.5 pelas quartas, além da cota do ranking, hoje em 11º de 24 milhões.

Se ficar em quarto lugar com zero ponto arrecadará quase 40 milhões de euros, só de ranking e participação. Pensando por alto aqui, o campeão da Liga dos Campeões, ainda mais se você for o Real Madrid com 32 cotas, deve receber muito perto do campeão da Premier League, isso jogando 13 partidas ao invés de 38. 

A Liga dos Campeões vai chamar mais atenção dos times, quem deve se dar bem nisso será o PSG e o Bayern que não tem rivais nas suas ligas nacionais. E como todo mundo fala: é e sempre será um torneio sem grande rotatividade de times.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Sané fora da Copa!

Caralho! O Leroy Sané não está entre os 23 escolhidos pelo técnico da Alemanha, Joachim Low!

O quê passou na cabeça dele para não convocar o Sané? O cara arrebentou na temporada, um dos pontos fortíssimos do Manchester City centenário. Evoluiu muito de uma temporada para outra!

Ele não jogar a Copa pode ser bom fisicamente para a gente, mas e o psicólogo dele. Guardiola terá que trabalhar muito isso.

Vai demorar muito tempo para eu digerir isso ainda. MEU DEUS!

domingo, 3 de junho de 2018

Elenco 2018/19

Ainda não temos nenhuma novidade no elenco do Manchester City para a próxima temporada. Muita especulação e só isso, talvez esses boatos aumentem nos próximos dias porque ontem (02/06) em amistoso da Bélgica contra Portugal, Vincent Kompany foi substituído por causa de um problema na virilha, ainda não há o diagnóstico, mas torcedores do City sabem da recorrência desse tipo de lesão com o capitão. 

Por mais que ainda falte muito para o início dos nossos jogos oficiais, o alerta de Pep Guardiola com Kompany já está piscando, ele entra no seu último ano de contrato, estará com 33 anos quando a temporada terminar e pode ser que todas as partes cheguem num acordo para não acontecer a renovação. Assim como Zabaleta e Yaya, não é fácil mandar um jogador desse embora, ele está desde 2008 no clube, uma década, se isso acontecer precisa ser muito bem trabalhado por todos os envolvidos.

A contratação de um zagueiro não foi ventilada até agora, o City tem o Kompany e mais três zagueiros (Otamendi, Stones e Laporte), ainda há no elenco o Mangala e o Tosin, mas é pouco provável que o francês fique, já foi emprestado em janeiro quando Laporte chegou, foi útil na temporada passamos quando o time ficou sem Kompany e Stones por algum tempo e o Laporte não tinha sido contratado ainda, só que não tem qualidade para jogar no estilo que Guardiola gosta, ele é muito nervoso com a bola no pé.

Nós tínhamos no elenco que terminou a temporada passada 26 jogadores, como Yaya Touré não é mais jogador do City, o time passou a ter 25 atletas. E o mais importante disso é o limite de jogadores "estrangeiros" tanto da Premier League quanto da UEFA: 17 em ambos, mas com metodologias diferentes.

Com o elenco atual são 16 jogadores estrangeiros na Premier League e 17 na UEFA, a diferença está em Gabriel Jesus porque ele nasceu depois de 01/01/1997, na Inglaterra ele só precisa atender essa condição para ser considerado um jogador da lista sub 21, que pode ter qualquer jogador do mundo e não há limite de atletas, na UEFA para entrar na lista B, aquela que não tem limite de inscrição, o jogador precisa estar há dois ou mais anos no clube. No momento que a lista de inscrição da fase de grupos precisa ser enviada para a UEFA, meia noite do dia 3 de setembro (horário central europeu), Gabriel terá que ser inscrito como estrangeiro.

Entretanto se o clube não terminar em quarto lugar na fase de grupos, poderá enviar uma nova lista de inscrição em fevereiro de 2019 e o status de Gabriel será alterado de "estrangeiro" para lista B, como aconteceu com Kelechi Ihenacho há duas temporada e o goleiro reserva Aro Muric, na passada. Gabriel chegou do Palmeiras em janeiro de 2017, fez sua estreia no dia 19, então quando a nova lista for enviada, já terá mais de dois anos no clube, atenderá os dois critérios da UEFA. Para temporada, 2019/20, ele entrará como "estrangeiro" nas duas entidades, mas aí quem tem que pensar mais adiante é o comando do City, não eu.

O fato do Gabriel mudar de status pode servir para uma contratação em janeiro, como aconteceu com Laporte e Zinchenko. A saída do Mangala para o Everton e Muric virando lista B abriu as portas para esses dois jogadores e ambos foram usados em algumas das partidas da fase de mata mata da Liga dos Campeões.

Voltando ao número de estrangeiros, Mangala saindo, teremos 15 na Premier League e 16 na UEFA, como há especulação mais forte da chegada de dois jogadores, Jorginho e Mahrez seriam classificados como "estrangeiros", algum jogador terá que ser cortado da lista da UEFA, pelo menos até janeiro, nesse caso sem dúvida alguma sobraria para o Zinchenko. Segundo reserva na lateral esquerda e dificilmente jogará no meio de campo atual, o ucraniano terá que reavaliar seu futuro. Sobraria só Copa da Liga na primeira metade do campeonato, deve fazer a pré temporada com a gente e talvez jogar a Supercopa da Inglaterra, terá muito jogador voltando de férias e com pouco condicionamento físico, mas acho que quando a janela fechar, ele não estará mais em Manchester.

Uma coisa que estou curioso na formação desse elenco é se Claudio Bravo ficará ou não. Como ele brigou com o comando da seleção chilena, não tem sido convocado, talvez não ligue muito para tempo de jogo e aceite ser reserva tranquilamente do Ederson para atuar nos jogos das Copas, ele ocupa uma das vagas dos estrangeiros. Um dos goleiros jovens do City foi emprestado, Angus Gunn, e jogou todos os jogos do Norwich City na segunda divisão, com 22 anos pode ser emprestado novamente, só vi o jogo dele contra o Chelsea na Copa da Inglaterra onde foi bem. Acho que Guardiola não vai arriscar agora em dispensar o Bravo e chamar o Gunn de volta, se der merda com o Ederson, colocar um goleiro desse, sem experiência seja em primeira divisão seja em Liga dos Campeões, não me parece estar nos planos do treinador. A única vantagem do Gunn sobre o Bravo é que ele não roubaria uma vaga de estrangeiro.

Mais de um mês para os jogadores voltarem para a pré temporada, pelo menos tem a Copa do Mundo dobrando a esquina.