terça-feira, 26 de maio de 2020

O retorno da Premie League parece próximo.

Bem amigos, eu espero que todos estejam bem nesses dias difíceis que nós passamos nos últimos meses. Há quase dois meses, completaria amanhã, dia 27.05, que eu não escrevo uma linha nesse blog porque notícias sobre um retorno aos gramados pareciam especulações e encheção de linguiça, isso mudou nos últimos dias com o retorno dos clubes da Premier League aos treinamentos, ainda sem contato físico entre os jogadores. Mas por que o campeonato inglês vai voltar apesar de não haver vacina para o Coronavírus ainda?

Porque no Reino Unido já começou a controlar a curva de novos casos e mortes, com isso seus hospitais começaram a ter espaço para novos pacientes, chegou um momento que as mortes confirmadas por Coronavírus em 24 horas eram equivalentes a dois ou três aviões caindo. O número alto de mortes pode ser colocado nas costas do governo central que demorou um tempo para mudar sua política de imunidade de rebanho, achava que essa seria a melhor solução. Essa política também foi adotada pela Suécia que não deu resultado, o país é entre os países do norte da Europa com mais casos e mortes por milhão, a economia vai cair tanto como dos outros países, o primeiro trimestre a queda do PIB só não foi tão alta, coisa de menos 0,3%, porque em janeiro e fevereiro a economia não teve grandes problemas, e a tal imunidade de rebanho não alcançou grandes marcas, foi de 7,3% em abril quando se esperava por volta de 10% da população com anti corpos.

Com essa queda dos números de infectados e mortes, a Premier League começou a fazer os testes nos jogadores e funcionários dos clubes, em 1.750 testes apenas 8 foram detectados presença do Coronavírus, desses oito dois foram em atletas que não tiveram nomes confirmados. Então houve a liberação para os jogadores voltarem ao Centros de Treinamento, mas teve atleta que por medo de se contaminar pediu para não fazer parte dessa volta ainda, o N'golo Kanté do Chelsea foi um deles, clube e o treinador, Frank Lampard, não pensaram duas vezes e atenderam o pedido do jogador. Atitude 110% correta de todas as partes. Nessa segunda e terça ocorreram mais rodadas de testes e os resultados serão divulgados na quarta feira.

Se os resultados se mantiverem na mesma linha dos últimos as autoridades e clubes já pensam em retornar as partidas oficiais no mês que vem, na Premier League parece que os jogadores e treinadores são ouvidos para a tomada de decisão, não fica não mão apenas de burocratas e donos de clubes. A expectativa inicial era de retorno no dia 12.06, mas a probabilidade maior passou para dia 19, com alguns clubes já pensando no dia 26. Seja a data que for teremos 92 partidas, da Premier League, em um curto período de tempo, ainda há os jogos das quartas de final da Copa da Inglaterra, mas como só há time da primeira divisão, acredito que a volta da Premier League garante a volta da Copa da Inglaterra também.

Amanhã, quarta feira dia 27.05, haverá uma reunião para se decidir e votar um protocolo para treinamentos com contato, para ser aprovado precisa haver votos favoráveis de 14 dos 20 times. Essa aprovação daria a entender que os jogos estariam realmente próximos de acontecer, então quarta feira vai ser o novo dia D para o futebol inglês.

A data de reinício deverá depender muito da parte físico dos jogadores, que já estavam treinando em casa e agora no clube, mas eram treinos em níveis bem menos intensos do que são exigidos no dia a dia comum da temporada. Pegarei o exemplo do City: o último jogo oficial foi no dia 08 de março, iria jogar contra o Arsenal no dia 11.03, mas a Pandemia impediu isso, desde essa época os jogadores entraram de "férias", ou seja ficaram, quase dois meses parados, com treinos bem mais leves. Se o treino de contato for aprovado amanhã e os jogos recomeçarem no dia 12, os jogadores terão mais ou menos 15 dias para recuperarem a forma física para alta intensidade de jogos. Numa temporada normal a volta de férias é um processo gradativo, como treinos leves, amistosos pé lá em cima, até chegarem nas últimas duas semanas e começarem a acelerar mais o ritmo.

E outra coisa que eu acho que tem que ser levado em consideração: jogarão futebol no verão europeu. Julho e agosto são os meses com a temperatura média mais alta no país, mas costumam entrar em campo menos em agosto, apenas nos finais de semana, para acabar a temporada inglesa e emendar outra será necessário jogar partidas com intervalos curtos em julho e nem sei se precisará pegar agosto. Vai ter uma exigência física pesada para o atletas, ainda bem que a regra das cinco alterações foi aprovada. Eu só ouvi por alto, não vi números, mas se fala que na Alemanha nessas primeiras rodadas após o retorno teve um bom número de lesões musculares.

A UEFA ainda não criou um calendário sobre os jogos restantes de suas competições, é mais complicado pois envolve países em períodos diferentes da contaminação pelo Coronavírus. Uma dificuldade a mais para o City e outros times ingleses é que o governo inglês vai impor uma quarentena de 14 dias para a chegada de estrangeiros não residentes ao país, o jogo da volta contra o Real tem grande chances de acontecer em lugar neutro, se for acontecer, não dá para um time de futebol ficar 14 dias em um lugar para fazer apenas um jogo.

Por enquanto é isso, agora com o futebol na Inglaterra mais perto de acontecer, devo ficar mais presente aqui. E para finalizar só quero deixar as imagens do nível do Coronavírus no Brasil e na Inglaterra, extraídas desse site (https://ourworldindata.org/), para entendermos de vez o porquê voltar o campeonato carioca é uma idiotice imensa e que os presidentes do Vasco e Flamengo e o prefeito Marcelo Crivella tem que ser presos só por pensarem na possibilidade de voltar aos treinos, porque depois de voltarem aos treinos vão pressionar para ter jogo sem torcida e 15 dias depois vão querer metade do estádio e assim por diante. Enquanto isso os cemitérios estarão com movimentação muito grande.





Nenhum comentário:

Postar um comentário