terça-feira, 15 de abril de 2014

EPL # 26 - Manchester City Vs Sunderland

Manchester City e Sunderland se enfrentam amanhã em jogo postergado da 26ª rodada por causa das péssimas condições climáticas em Manchester na data original da partida. O jogo começará às 15:45 com transmissão dos canais Fox Sport.

Temos uma grande chance de recuperação da derrota para o Liverpool, afinal nosso adversário é o último colocado, que nas últimas oito partidas do campeonato fez o total de 1 ponto, e o local do jogo é o Etihad, onde só perdemos três pontos na Premier League. Ou seja, no papel essa é a partida ideal para voltarmos aos trilhos e não dar chance para os críticos colocarem pressão em cima do time.

Yaya Touré é a baixa para amanhã, ele saiu no começo do jogo contra o Liverpool e a previsão inicial fala em 10 a 14 dias para ele voltar, perderia os confrontos contra Sunderland, WBA e Crystal Palace, mas voltaria a tempo de jogar contra o Everton, no Goodison Park, que é a partida que os analistas ingleses falam que o City perderam o campeonato.

A expectativa desses especialistas é de vencermos cinco das seis partidas restantes e é unanimidade entre eles que não sairemos com três pontos de lá. Friamente, eu concordo com essa análise. Não é novidade alguma os problemas que enfrentamos quando jogamos contra o Everton, só que uma hora essa zica cai e torço para que essa pressão pela vitória nos transforme no dia 03 de maio.

Com ausência de Yaya, eu acho que Pellegrini irá mudar o esquema de jogo, nós precisamos de força ofensiva e temos a ausência do nosso artilheiro na Premier League. Para compensar, eu acredito que iremos mudar do 4-5-1 para o 4-4-2. Javi Garcia entraria na vaga do marfinense e Aguero voltaria ao time titular com Navas indo para o banco. Com dois atacantes em campo, o treinador também poderá colocar Jovetic como opção de mudança. Diante do Liverpool, Aguero e Negredo foram os atacantes que ficaram no banco.

Pode haver uma surpresa na defesa amanhã. Vincent Kompany foi para o jogo contra o Liverpool e Pellegrini deu a entender que ele foi titular por causa da necessidade do time contar com seu capitão em um momento tão importante, infelizmente ele fez uma partida muito abaixo do seu normal. Talvez pela qualidade do adversário, Kompany não seja escalado para se recuperar do problema. Por enquanto, ele está na lista dos jogadores que foram convocados para a partida.

Como falei, esse é um jogo ideal para a nossa recuperação. Em outros momentos do campeonato também foi necessário se recuperar e eu estava feliz com um 1-0 simples. Amanhã esse placar não me dará satisfação. Jogamos mal 40 minutos contra o Liverpool, 50 minutos jogamos e pressionamos muito eles. é obrigatório o time entrar com esse espírito para esse jogo. Não podemos deixar que o Sunderland respire. E no meu entender o time do norte não deveria ficar na retranca.

Eles são os lanternas com sete pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Mesmo que vencessem as duas partidas adiadas, não sairiam agora. No papel eles marcaram essa partida como derrota, então por que não tentar arrancar coisa melhor? O único porém é o primeiro critério de desempate na Premier League: saldo de gols. O Norwich tem menos 27 e o Sunderland - 25. Uma derrota que não seja por goleada não faria mal nenhum a eles. Vamos ver como o Poyet vai raciocinar para amanhã.

Uma goleada com gols dos quatro atacantes seria ótimo e depois enfrentamos o WBA, no Etihad também, o 16º colocado. São partidas excelentes para saldo de gols, estamos um pouco a frente do Liverpool, 54 x 51. Aumenta essa diferença para mais 10 séria ótimo. Falando em gols, acho que isso nunca deve ter acontecido na história do City, mas se o Nasri marcar um gol até o final do campeonato, teremos cinco jogadores com double digits (isso era do meu tempo de NBA) em gols.

FAIR PLAY FINANCEIRO.

Além de termos que nos preocupar com o Liverpool, com o amor demostrado da imprensa com eles, outro "problema" vem sido levantado pela mídia inglesa nos últimos dias para tirar nosso foco: o Fair Play Financeiro da UEFA (FPF).

Nessa quarta feira a entidade máxima do futebol europeu irá divulgar que menos dos 20 clubes dos 76 que inicialmente estava sendo investigados por não atenderem as regras do FPF, sofrerão algum tipo de punição, sendo o Manchester City um desses clubes. Mas há especulação em tudo que envolve o FPF. Já li que os clubes podem nominalmente conhecidos até a Corte Arbitral do Esporte (CAS) julgar o recurso dos clubes, fariam isso rápido, até o começo de maio. A melhor especulação é sobre a punição.

Já foram ditas coisas do tipo embargo da transferências, multa de £ 1 por cada £ 1 de ultrapassar o limite do teto imposto pela UEFA. E pensando lá na frente, alguns clubes (Arsenal) poderiam pedir a exclusão do City das competições europeias, uma forma de conseguir a vaga que não obtiveram dentro de campo ( O advogado do Fluminense vai cair em euro agora). Ou seja, estão chutando para tudo que é lado, alguém vai acertar.

Somos todos leigos em FPF, duvido que 99% das pessoas que acompanham essa questão pararam para ler e analisar as regras, como funciona e como seriam as punições. Então usar sempre o prejuízo acumulado do City nas últimas temporadas para determinar que não conseguimos atender os critérios para mim é um erro muito grave.

Para começar, se o City, por exemplo, teve £ 100 milhões de prejuízo, a UEFA não necessariamente irá contar esse valor total para fazer as suas análises. Tem que ser descontado alguns valores como salário dos jogadores contratados até 2010, investimento do clube em infra estrutura e divisões de base. Mesmo com esse descontos, eu acredito que o City não tenha conseguido ficar abaixo do teto imposto pela UEFA, mas deve caminhar a passos largos nessa direção.

Houve uma mudança de postura no pagamento de salários, que só poderemos ver no próximo balanço financeiro do clube. Mas atletas com altos salários como Tevez, Balotelli deram lugar a jogadores com vencimentos menores. Isso com certeza será apontado pelo clube diante da UEFA. Esse ano o time avançou para as oitavas de final da Liga dos Campeões e receberá mais dinheiro da TV, assim como o novo contrato (recorde) pelos direitos de transmissão da Premier League.

Não irá ter lucro esse ano, mas os últimos balanços financeiros mostram uma queda acentuada nos prejuízos de £ 197 m em 2010-11 para £ 52 m em 2012-13. Essa melhora é indicada por muitos como patrocínios inflacionados ou venda de direitos de imagens para terceiros, algo nunca visto no futebol. Vender o nome do CT também não, mas o United nos seguiu e comercializo o nome do Centro deles.

Amanhã teremos vários "especialistas" no assunto para nortear a questão. A verdade que só teremos certeza do que irá acontecer após a decisão do CAS, então mais um mês de espera. "Minhas fontes" afirmam que a diretoria está confiante.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Richards, Kompany, Demichelis, Lescott, Boyata, Clichy, Kolarov, Milner, Nasri, Navas, Silva, Garcia, Fernandinho, Rodwell, Aguero, Negredo, Dzeko, Jovetic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário