sábado, 31 de agosto de 2013

Vitória sem convencer, mas vitória.

Eu acreditava muito que seria um jogo tranquilo para nos fazer esquecer da derrota para o Cardiff na última rodada, só que infelizmente não repetimos a partida de estreia contra o Newcastle e tivemos que cortar um dobrado para sairmos com os três pontos do campo. Graças a gols de Negredo e Yaya, o placar terminou 2-0 para o City.

O começo do jogo foi bem tenso. Com Nastasic voltando após contusão, Pellegrini escalou dois zagueiros de carteira na defesa com Lescott jogando pelo lado direito, onde se apresentou de forma muito desconfortável, muitos erros, ainda mais no começo do jogo que quase deram ao Hull a liderança logo aos seis minutos. Numa falha no meio de campo, o atacante nigeriano do Hull, Aluko, ficou cara a cara com Hart que fez o que era preciso, saiu para fechar o ângulo, deu certo porque o atacante perdeu ao chutar para fora.

O Hull continuou levando perigo num chute de fora da área, que posso rente a trave esquerda do City, e um gol anulado num impedimento bem marcado. A gente apenas ameaçou com duas chances de cabeça: uma com Kolarov e a outra com Lescott. O goleiro McGregor salvou os visitantes nessas duas tentativas. Acho que nosso maior problema hoje foi no meio de campo com a escalação de Fernandinho e Yaya Touré. Ainda não deram liga, então não criam tanto e ,o pior, deixam a defesa muito exposta.

Em várias jogadas vemos o Fernandinho bem mais a frente que Yaya e o marfinense volta muito para busca o jogo e o City perde uma grande força na parte ofensiva. Talvez seja interessante Pellegrini testar outra formação para liberar mais o Yaya. Cabeça de área bruto mesmo hoje no elenco só temos o Garcia, muito questionado pelos pelos torcedores em geral, o Barry que fez grande parceria com Yaya parece estar de malas prontas para sair do clube, para o Everton. Quem sabe Rodwell poderia ser testado contra o Stoke City na próxima rodada.

No intervalo Dzeko saiu para a entrada do Negredo, o time melhorou, mas não acredito que tenha sido por causa da saída do bósnio, a bola mal chegava nele. Acho que a melhora se deu por uma maior vontade do time jogar, principalmente com David Silva. Negredo teve uma ótima chance logo no começo quando livre de marcação testou para fora. Na segunda oportunidade ele não desperdiçou.

A jogada do gol foi bem coletiva, começou com Hart tocando para Lescott, passou por Navas, Aguero, chegando a Zabaleta para um cruzmento perfeito para Negredo marcar seu segundo gol no campeonato, seria o terceiro se não tivessem mal anulado seu gol contra o Newcastle. Alívio geral entre os mais de 45 mil torcedores do City no estádio. Pena que esse gol não serviu para o time deslanchar.

Não produzíamos muita coisa após e sofremos chuveirinho do Hull com o Hart preferindo socar as bolas ao invés de tentar agarrá-las, jogadas que proveram ser as mais corretas porque o time não tomou gol no jogo e garantiu a segunda Clean Sheet  da temporada. Quase nos acréscimos, conseguimos marcar o segundo gol, numa batida de falta sensacional de Yaya Toure.

Segundo gol dele nessa temporada, segundo de falta, do mesmo lugar, no mesmo gol do Etihad. E dessa vez foi mais bonito do que o primeiro contra o Newcastle, a bola resvalou no travessão não dando chance alguma para o goleiro ou o zagueiro que foi tentar defender em cima da linha. Será que encontramos um batedor de falta de médias distâncias? O Tevez fazia alguns, mas não era algo que estava colocando medo nos goleiros adversários.

Em resumo o time não foi bem, saiu com os três pontos e agora irá perder vários jogadores para as suas respectivas seleções. Vamos ver como Pellegrini irá trabalhar nessas semanas com poucos atletas no centro de treinamento. Porque quando as atividades reiniciarem, teremos a estréia na Liga dos Campeões e o primeiro Derby da temporada. Semana bem complicada para a gente.

MELHOR EM CAMPO:

Live Blogging - EPL # 3 - Man City Vs Hull City

 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

EPL # 3 - Manchester City Vs Hull City

Jogo no maior estilo véspera de Natal para as crianças: é ir para cama para poder abrir o presente do Papai Noel assim que acordar de manhã. Nesse sábado às 8:45 da matina, o Manchester City recebe no Etihad Stadium, pela terceira rodada do campeonato inglês, o Hull City com transmissão dos canais ESPN. Mais um jogo que terá Live Blogging.

O Manchester City vem deu uma derrota para o Cardiff City fora de casa e precisa se recuperar, qualquer coisa pior que uma vitória vai gerar mais cobrança ainda nesse início de trabalho de Manuel Pellegrini. Mas ele tem uma boa notícia: Nastasic está recuperado, está 100%, e irá fazer sua estréia na atual temporada. Jovetic e Richards também podem jogar pela primeira vez na temporada. Já contar com Kompany, não parece estar nos planos de curto prazo do treinador.

Kompany afirmou que voltaria logo a ação, só que Pellegrini não que apressar o retorno dele para não perdê-lo por um período maior durante a temporada. Acredito que com a volta de Nastasic, Javi Garcia irá para o banco mesmo ele sendo destro, já que tanto Lescott quanto Nastasic são canhotos, Pelligrini já avisou que não vê problemas em formar uma dupla de zaga com dois jogadores canhotos. Eles já atuaram juntos pelo menos uma vez, não deu muito certo.

Pelo o que eu me lembro, não sei qual foi o jogo, mas o sérvio jogou pela direita e o inglês pela esquerda mesmo, Mancini acabou substituindo o melhor jovem jogador do City na última temporada. Também não acredito que uma dupla formada por dois canhotos seja impossível de dar certo, só falta entrosamento e estarem acostumados a jogar pela direita. Canhoto é artigo de luxo em qualquer time, então raramente é deslocado para jogar no lado oposto, o que acontece muito com destros.

Joe Hart tomou um puxão de orelha, o treinador avisou que confia no goleiro, mas ninguém vai jogar com o nome no City. O Hart sabe que está falhando com alguma frequência, não é perseguição de ninguém, então ele tem começar a melhorar o jogo dele, se focar mais nas partidas porque a bola chega muito pouco nele, mas quando chega ele não pode ficar tomando gols ridículos.

Esse jogo tem uma "polêmica": agora toda a partida que o City fizer em casa, o último treino será feito no Etihad Stadium e essa foi a primeira vez. Aparentemente isso não é muito comum na Inglaterra e causou estranheza. Não vejo nada de anormal nisso. Estádio não é nosso? A gente treina onde quiser.

Acredito numa boa vitória, aposto num 4-0. Só espero não ganhar uma par de meia de Natal.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Lescott, Nastasic, Boyata, Garcia, Kolarov, Clichy, Nasri, Milner, Silva, Navas, Fernandinho, Toure, Barry, Rodwell, Aguero, Dzeko, Jovetic, Negredo.

BOLÃO SKYBLUES BRASIL: (partida do Chelsea e Aston Villa já ocorreu)


3ª rodada - 31/08/2013
Arsenal2v2Tottenham Hotspur
Cardiff City1v1Everton
Chelsea3v1Aston Villa
Crystal Palace1v2Sunderland
Liverpool2v2Manchester United
Manchester City4v0Hull City
X
Newcastle United2v0Fulham
Norwich City1v2Southampton
West Brom1v1Swansea City
West Ham United2v0Stoke City

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Aleluia! Sorteio favorável na UCL.

Após duas temporadas caindo em grupos bem complicados na Liga dos Campeões, o Manchester City teve uma colher de chá e jogará com adversários mais favoráveis do que nas outras edições, mas nem tudo é 100% para a gente: o atual campeão da competição, Bayern de Munique, está no nosso grupo. É algo aceitável para termos confrontos mais tranquilos.

Sorteado no grupo D, o Manchester City jogará contra o Bayern (ALE), CSKA Moscou e Viktoria Plizen (Rep Tcheca). Será a segunda vez em três anos que teremos os bávaros no nosso grupo enquanto teremos nossas primeiras partidas na Liga contra os outros. Devido ao fuso horário da capital russa em relação ao resto da Europa, jogos lá começarão mais cedo em relação ao horário de Brasília.

Faremos nossa estréia fora de casa contra o Viktoria no dia 17/09, no final de semana jogaremos o Derby no Etithad. A segunda partida será em casa contra o Bayern, 02/10, depois dobradinha contra o CSKA: 23/10, fora de casa, e 05/11 em Manchester. O Viktoria nos visita no dia 27/10 e podemos ter que decidir na Alemanha no dia 10/12, penúltimo ou antepenúltimo jogo antes do Bayern viajar para o Mundial de Clubes da FIFA onde poderá enfrentar o Atlético Mineiro na final.

Teoricamente temos um objetivo simples: vencer as duas partidas contra o CSKA e o Viktoria para passarmos pela primeira vez a fase de mata mata da Liga dos Campeões. Não é nada extraordinário de se conseguir. Terminar em primeiro lugar seria um bônus, é impossível não reconhecer que o Bayern tem o melhor time na Europa no momento, mas quem sabe a gente arranca um empate na Allianz Arena e uma vitória no Etihad.

Ao contrário do seu antecessor, Pellegrini não teve que enfrentar a mão gelada da UEFA na hora do sorteio, além disso conta com um grupo mais experiente na Liga dos Campeões, não acho que haja nenhum comentarista, torcedor, jogador, treinador....que aposte na ausência do City nessa temporada na fase de mata mata. Isso, é claro, conta como um fator de pressão para o Manchester City, não tem mais desculpa para dar errado.

Já rolavam boatos que caso o City avançassem às oitavas, Pellegrini teria a sua disposição £ 50 milhões para se reforçar na janela de inverno. Teremos especulações e mais especulações até lá.

E o que vocês acharam do nosso grupo? Estão também confiantes? Até onde vamos? Algum papão cai ainda na primeira fase?

Sorteios Liga dos Campeões e Copa da Liga Inglesa

Foi definindo o adversário do Manchester City na terceira rodada da Copa da Liga Inglesa no Etihad Stadium, iremos receber o Wigan, para nos "vingar" da derrota na final da última Copa da Inglaterra. Hoje os Latics estão na segunda divisão e também vai entrar nessa rodada porque eles estão na fase de grupo da Liga Europa. Começaram bem a disputa para voltar a elite da Inglaterra com uma goleada fora de casa, mas depois perderam uma e empataram duas, ficando na 12ª colocação. Jogo será dia 24 ou 25 de setembro entre um Derby e uma partida no Villa Park.

E o sorteio mais aguardado será realizado hoje, 12:45. A UEFA definirá a alocação dos 32 times, divididos em oito grupos, levando em consideração o coeficiente de pontos da entidade. Esses são os grupos:

Pote 1 - Bayern, Barcelona, Chelsea, Real, Man United, Arsenal, Porto e Benfica.

Pote 2 - Atlético de Madrid, Shaktar Donestk, Milan, Schalke, Marseille, CSKA Moscou, PSG e Juventus;

Pote 3 -Zenit, Manchester City, Ajax, Borussia, Basel, Olympiacos, Galatassaray e Bayer;

Pote 4 - Copenhagen, Napoli, Anderlecht, Celtic, Steua Bucareste, Viktoria Plzen, Real Sociedad e Austria Viena.

Aquele grupo da temporada passada não é possível repetir, ainda bem. Mas ainda dá para rolar umas bolas marcadas contra o Manchester City. Que tal um grupo com Bayern, PSG, City e Napoli? Ou seja, quase uma repetição de dois anos atrás, quando era o Villarreal e não o PSG.

Benfica, Marseille, City e Austria Viena não seria um grupo para se jogar fora, me deixaria bem contente.

Times da mesma associação nacional não podem se enfrentar até as quartas de final, então só temos 5 opções no pote 1, depois os próximos adversários serão condicionados a medida que irão saindo.

Haverá nesse ano a estréia da Liga dos Campeões sub 19, com os mesmos 32 times nos mesmos grupos que as equipes principais, a expectativa é de realizarem os jogos perto, local e data, dos jogos entre as equipes adultas.

Não vai dar para acompanhar o sorteio, então quem puder postar no Fórum no tópico sobre a Liga dos Campeões eu agradeceria porque aí eu posso responder por e-mail mesmo.

Boa sorte para a gente e sem nos ferrar de novo, Platini.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Notícias sobre o Manchester City - 28.08.2013

- Joe Hart recebeu apoio dos seus dois treinadores após a chuva de críticas que recebeu nos últimos dias. Manuel Pellegrini afirmou que o manterá como titular contra o Hull Ciity no próximo sábado e Roy Hodgson o convocou para as partidas das eliminatórias diante Ucrânia e Moldávia. Agora está, literalmente, em suas mãos a sua permanência como titular em ambas as equipes;

- Atlético de Madrid perto de fazer o melhor negócio do mundo. Eles contrataram o Demichelis de graça junto ao Málaga há três meses e estão perto de vender ao City por uma quantia inicial de £ 3.5 m mais bônus de £ 500 mil se metas forem alcançadas. Mais conversas hoje;

- Aparentemente mais um jogador da base do clube saiu.O zagueiro romeno Vlad Marin (18), tido como bom jogador, foi de graça para a Juventus, após o City não conseguir o visto de trabalho para ele, ele havia sido contratado junto a Lazio por £ 300 mil ano passado. Se isso for verdade, mais um bom negócio em?;

- Arsenal e Schalke 04 está classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões, assim como Austri Viena, Basel e Steua Bucaresti. Os dois primeiros tem melhores coeficientes de pontos que o City e agora só tem mais duas vagas no pote 2. Com o Zenit virtualmente classificado o MCFC não tem mais chance de ficar no pote 2. O time russo e a Juventus tem mais pontos que o City e estão esperando o resultado de Lyon e Real Sociedad e Milan e PSV, mesmo que Milan e Lyon caiam, o City não teriam como passar a Juve e Zenit.

Estão dizendo por aí que a boa pode ser ficar no pote 3 para evitar times como Borussia, Ajax, quem sabe Zenit...Vamos ver depois das 19:00 teremos toda a ordem dos potes;

- Hoje após o jogo entre Morecambe e Newcastle, começa às 15:45, o sorteio da Copa da Liga Inglesa e será realizado e o Manchester City será a bolinha número 14. Vamos torcer para pegar um time da quarta divisão em casa, quem sabe podemos colocar o Guidetti em campo...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Notícias sobre o Manchester City - 26.08.2013

- Hoje foi um dia de caça as bruxas no Manchester City. Depois da nossa atuação muito falha na defesa, as explicações foram dadas e bodes expiatórios apareceram.

Zabaleta afirmou que o time está sofrendo para marcar bolas paradas do jeito que Pellegrini gosta. O treinador prefere marcação homem a homem, enquanto o modo antigo era a marcação por zona. Técnico novo tem seus métodos próprios, que demoram para o time se adaptar, mas em defesa do Pellegrini, nossa marcação em bolas levantadas em nossa área na época do Mancini, não era também nada espetacular. Sofremos vários gols assim;

- Após seguidas falhas, tanto pela Inglaterra quanto pelo Manchester City, Joe Hart está na mira de todos. O ex goleiro do Manchester City, Nicky Weaver, o atacou e acha que um período no banco fará bem para ele. O assistente de Mancini no City, David Platt, afirmou que Hart perderia a posição caso o italiano continuasse porque ele iria tentar a contratação de Asmir Begovic do Stoke. O problema para o Hart é que o time não é muito atacado e nas poucas vezes que chegam lá, ele está entregando o ouro. Mas não é de longe um mau goleiro. As atuações do tempo de Birmingham, contra o Tottenham em 2010/11, contra o Borussia temporada passada mostram sua qualidade, só que ele tem que focar cada vez mais no jogo. Tá cheio de urubu em cima dele torcendo contra;

- O time EDS venceu a primeira na Premier League Sub 21, bateu o Everton por 3-0, gols de Albert Rusnak (2) e Marco Lopes. O jogo foi realizado no Eithad Stadium aproveitando o feriado na Inglaterra e a próxima partida na competição será numa sexta feira 13 de setembro em Londres contra o West Ham;

- Mais cinco clubes serão definidos amanhã na fase de grupos da Liga dos Campeões.  Para o City o importante são os jogos da Rota da Liga: Arsenal praticamente classificado enfrenta o Fenerbahçe no Emirates, venceu a partida de ida por 3-0. Schalke e PAOK, da Grécia, se enfrentam na Grécia, empate no primeiro jogo em 1-1. Nossa torcida é pelos gregos.

Na quarta feira o Lyon quase fora enfrenta o Real Sociedad na Espanha, no primeiro jogo na França deu Real 2-0. Ótimo para a gente. Zenit jogo contra o Paços Ferreira de Portugal na Rússia após vencer fora de casa por 4-1. E Milan e PSV, de Rekik, disputam uma das vagas. Jogo de ida 1-1 na Holanda.

Depois da definição o sorteio será realizado no dia 29 de agosto, quinta feira, em Mônaco ao meio dia e quarenta e cinco minutos, horário de Brasília.

- Outro sorteio acontecerá essa semana, menos glamouroso, mas eu gosto da Copa da Liga, não acho que seja um torneio de merda. Gosto porque nesses jogos podemos ver jogadores que não usamos muito ou jogadores da base em campo. As partidas serão realizadas até quarta feira e o sorteio, para não concorrer com o da Liga dos Campeões, será na quarta mesmo. E os jogos da terceira acontecerão na semana que começa no dia 23/09;

- No bolão, Pasha está detonando, Luciano deu uma ratiada e eu e o Alberto estamos brigando fortemente pelo quarta e última posição. BOLÃO.

Luciano e Alberto, deu algum problema e aparece o nome do Alberto duas vezes na segunda rodada, vocês empataram em tudo, o último critério de desempate, ordem alfabética, deu um xabu. Eu juro para mim mesmo que segunda feira a noite NÃO irei resolver isso, apenas no final de semana. Mas o total está certo.

domingo, 25 de agosto de 2013

City perde para o Cardiff.

A excelência da primeira partida não viajou com o time para o País de Gales. Numa atuação fraca e com várias falhas dos jogadores, o Manchester City volta para casa com uma derrota e três gols na bagagem, Dzeko e Negredo marcaram nossos dois gols. Agora o próximo jogo será contra o Hull City, outro time que subiu da segunda, no sábado, às 8:45 da manhã.

O nosso time deve ter ser surpreendido da forma que os mandantes se colocaram para jogar no começo. Não ficaram recuado e quiseram jogo e quando eram atacados sem protegiam com quase todos os jogadores dentro da área. Nosso time com muito toque de bola e preciosismo queria entrar tocando a bola numa região congestionada e cruzar para os atacantes disputarem com 5 ou 6 defensores. Fica muito complicado, o time chutou pouco de fora da área. E nossa defesa esteve muito mal.

Lescott sem complicou em várias jogadas e Javi Garcia deu um presentão para Frazier Campbell quase abrir o marcador, Hart saiu muito bem para defender e não permitiu que fossemos para o intervalo com desvantagem no marcador. A proteção a nossa defesa foi preocupante. Com dois volantes que saem para o jogo, não havia ninguém para impedir a chegada dos adversários. Um dos grandes acertos da era Mancini foi o uso de Yaya mais a frente, dando liberdade para ele, com um cão de guarda no meio, talvez seja necessário Pellegrini utilizar desse expediente, sacrificar Fernandinho até esse balanço defensivo se acertar.

O começo do segundo tempo parecia promissor. Em uma boa tabela com Aguero, Dzeko ficou livre fora de área e meteu um canudo para o gol, sem chance para o goleiro e acreditei que onde passa boi, passa boiada. Nos cinco minutos após o gol parecia que iríamos definir a partida, só que a sequência de falhas e lambanças começaram e time perdeu pela primeira vez na Premier League.

O coreano Kim avançou para cima de Clichy e passou com quis, a bola foi cruzada para Campbell bater de primeira, Hart fez outra grande defesa, mas a bola sobrou para Gunnarson encher o pé da entrada da pequena área, a bola passou por debaixo do nosso goleiro por pouco ele não conseguiu evitar esse gol e impedir o empate. Só que ele ajudou no segundo gol do Cardiff.

Num escanteio da esquerda, ele se preocupou mais em empurrar o atacante na sua frente e acabou saindo muito mal do gol, Campbell não foi acompanhado por Zabaleta e virou com um gol de ombro, foi no susto, mas foi gol. Em outro escanteio dessa vez pelo outro lado, o argentino voltou a falhar e Campbell marcou o terceiro, para êxtase dos que estão torcendo contra, como o caso do ex jogador Gary Lineker, ao usar o Twitter para mandar um "Bem vindo a Premier League, Señor Pellegrini". Provocação completamente desnecessária

Foi somente depois do terceiro gol que  City começou a ter presença maciça e objetiva na área do Cardiff. O time chutou 16 vezes ao gol em toda a partida, no final do jogo Garcia deu duas cabeçadas ao gol, Aguero chutou pelo menos uma vez, Negredo marcou o seu gol e ainda perdeu outro, ou seja, pelo menos cinco vezes, já na base do abafa.

Hoje o time foi sem inspiração no ataque e um desastre na defesa, todos os cinco jogadores do sistema defensivo falharam, mas não é apenas por causa de hoje que precisamos ir ao mercado para contratar gente para a zaga, é uma necessidade porque estamos com o elenco limitado nessa área. De carteira assinada, temos três, um estagiário (Boyata), e dois que podem ser improvisados (Richards e Garcia). Há especulações de nomes, o time tem até segunda feira dia 02/09 para contratar, porque depois disso só em janeiro.

MELHOR EM CAMPO

Live Blogging - Cardiff Vs Newcastle

sábado, 24 de agosto de 2013

EPL # 2 - Cardiff Vs Manchester City

Com problemas na defesa, o Manchester City viaja até o País de Gales onde enfrentará um dos dois galeses desse ano na Premier League, o Cardiff City. O jogo será no Cardiff City Stadium, tem a capacidade de quase 27 mil pessoas, começará ao meio dia, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN.

A grande dor de cabeça para o técnico Manuel Pellegrini é no setor defensivo, que não ficou bostejando na coletiva de imprensa sobre a falta de jogadores para a defesa, já que Vincent Kompany deverá ficar 4 semanas fora, Micah Richards pode voltar a treinar na promessa semana, Nastasic voltou a treinar nessa última quarta feira e o treinador não está muito confiante de colocar ele em campo, vai levá-lo para Gales, mas acredito que na melhor das hipóteses ficará no banco. Afinal forçar ele em campo pode ser muito prejudicial para o time, ficar por longo tempo sem zagueiros a disposição.

Caso se confirme a ausência do sérvio, Pellegrini deve improvisar Garcia na defesa ao lado de Joleon Lescott, como fez na pré temporada e na partida contra o Newcastle, quando Kompany teve que ser substituído com uma lesão na virilha. Há ainda a opção do Boyata, mas acho mais difícil o técnico arriscar colocá-lo em campo. É jogador jovem que não foi aproveitado nos times por onde foi emprestado e está sem jogar oficialmente a bastante tempo, quem sabe ganhe uma chance na Copa da Liga no final de setembro. A propósito teremos o sorteio do nosso jogo essa semana, dia 28 e no dia seguinte o sorteio da Liga dos Campeões.

O restante do time não tem que ser mexido, ótima atuação na estréia, nenhum jogador, fora o capitão, saiu contundido, não acho que Pellegrini irá mudar, ele sabe que não pode derrapar agora no começo do campeonato, ele e Moyes estão sendo vigiados de perto por todos. Eu vi algumas entrevistas do nosso técnico e achei que fosse um cara muito retraído, parecia ter uma baixa estima muito alta em todos os vídeos que eu vi, mas contra o Newcastle, algum que eu queria ter comentado e esqueci, foi a vibração dele a cada gol. Esperava apenas aquele gesto de punho fechado, mas ele mostrou muito entusiasmo nesse quesito.

Na entrevista pré jogo, ele comentou que Jovetic deverá ser ausência novamente porque o jogador não está 100% e para ele começar a Premier League é importante estar nessas condições para não ter problemas mais tarde. Ainda nessa entreivsta, Pellegrini avisou que o time está a procura de jogadores, não falou nome nem posição e comentou, após ser perguntado sobre as saídas de Sinclair e Suarez, se haveria mais alguma, deu a entender que mais ninguém ia embora, isso quer dizer que Barry pode ficar, mas não necessariamente será aproveitado. Até dia dois de setembro, daqui uma semana, teremos notícias definitivas.

Na estréia do Cardiff em toda história da Premier League, o time não jogava a primeira divisão na Inglaterra havia 51 anos, os Blue Birds foram derrotados pelo West Ham em Londres por 2-0. Craig Bellamy, ex jogador do Man City, está atuando pelos galeses, após não ser aproveitado por Mancini nos seus tempos em Manchester.

Amanhã será a estréia do Live Blogging nessa temporada, por volta de 11:30 estará disponível com as escalações dos dois times.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Nastasic, Lescott, Boyata, Kolarov, Clichy, Milner, Silva, Nasri, Navas, Fernandinho, Barry, Toure, Garcia, Dzeko, Aguero, Jovetic, Negredo, Rodwell.

Zabaleta é maior que a matemática!

O Zabaleta é cada vez mais meu ídolo! Ele desafia as leis da matemática, simples contas, uma conta de 2+2 nas CNTP´s teria como resultado quatro, mas quando se entra o fator PZ, 2+2 vira 350 mil.

Estou ajustando a planilha de "Melhor em campo" para definir a ordem, sendo os critérios de desempate quem teve o maior número de votos na pontuação mais alta e banda segue até ocorrer um desempate, não sendo possível pelos votos, o tie breaker é a ordem na escalação do time, ou seja, defensores sempre serão privilegiados e os que vem do banco se ferram.

Na primeira votação houve dois empates duplos, Aguero x Navas e Kompany x David Silva. Aguero ganhou de Navas porque teve duas notas 10. O capitão levou a melhor sobre o Merlin porque ele é zagueiro. Mas houve uma empate triplo, entre Zabaleta, Fernandinho e Negredo.

Ordem lógica seria Fernandinho, Negredo e Zabaleta, porque o brasileiro tem uma nota nove e nenhum dos outros dois tem. O atacante recebeu dois oitos contra um do Zaba, mas o camisa 5 se recusa a ficar atrás do Negredo e em alguns cenários fica na frente até do Fernandinho. Além de estar prejudicando o post do Pré jogo, essa insistência dele está prejudicando meu almoço, só saio da frente da tela após ele aceitar ficar atrás do Negredo.

Será um longo dia......

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rodada # 2 - Bolão SkyBlues Brasil

Primeiro gostaria de falar que esse blog está cada vez melhor, medo nenhum da concorrência do site oficial do clube em português. A nova função é na aba "Classificação 2013-14", onde você pode ver todos os jogos e resultados e a classificação atualizada do campeonato.Não é widget que você pega em alguma página da internet não. "Aqui é trabalho, meu filho!", diria Muricy Ramalho.

Na tabela "Calendário", em toda partida do City haverá três colunas extras: o post do pré jogo, o do pós jogo e o resultado do Melhor em campo, em quase tempo real. O Google Docs demora cinco minutos para atualizar após o seu voto e ver quem está ganhando. Além disso, esse blog já tem um bolão próprio para divertir os torcedores, falando no dito cujo, esses são meus palpites e o pré jogo contra o Cardiff vai ficar para amanhã:

2ª rodada - 24/08/2013
Aston Villa2v2Liverpool
Cardiff City0v2Manchester City
Everton2v1West Brom
Fulham1v3Arsenal
Hull City0v1Norwich City
Manchester United2v1Chelsea
Newcastle United2v1West Ham United
Southampton1v0Sunderland
Stoke City3v2Crystal Palace
Tottenham Hotspur2v0Swansea City
X

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

City vai enxugando o elenco.

O Manchester City anunciou hoje a saída de dos jogadores, um em definitivo e o outro por empréstimo. Scott Sinclair irá jogar no West Brom até o final do ano, o time dirigido por Steve Clarke pagou £ 2 milhões pelo empréstimo, pagará seus salários e tem a opção de compra após o final da temporada. Sinclair pouco jogou pelo City e na pré temporada fez nada que pudesse convencer diretoria e comissão técnica que ele merecia uma chance. A saída de outro jogador, mesmo sendo da base, é mais importante.

Denis Suarez se despediu hoje do Manchester City e irá assinar contrato com o Barcelona, onde passará os primeiro anos no time B deles jogando a segunda divisão para depois ser aproveitado, se mostrar capacidade, no time principal. Não é o primeiro espanhol da base do City que fará esse caminho. Joan Angel Roman está desde 2012 no Barça e participou da pré temporada do clube nesse ano. Há toda uma engenharia financeira nessa transferência de Suarez: receberíamos 850 mil libras agora, 685 mil ano que vem e mais 685 mil por cada jogo no time principal até 10 partidas. Além de 20% de uma futura venda dele com direito a escolher primeiro ele. É um investimento alto do Barcelona, logo ele deve ter potencial.

Mas aí que entra a minha dúvida: por que liberar esse jogador? Ele está descontente com seu aproveitamento no clube e aceita jogar na segunda divisão ou a comissão técnica entende que ele não terá utilidade para o City? Denis era um dos jogadores que muitos apostavam que poderiam disputar vaga no time principal nos próximos anos, além dele Guidetti e Rekik. Acho que isso prejudica bastante o processo de evolução dos jogadores de base. Quando é que veremos alguns, quem sabe vários, desses moleques jogando no profissional? 

Guidetti é uma incógnita. Quando joga no time EDS, faz gol, mas não atua no time principal por causa de seguidas lesões. Pellegrini gosta dele, mas será que ele estará disponível em algum momento para ser escolhido? Ele viajou com o City a pré temporada inteira, não entrou em campo, só fez exercícios de recuperação. Deve ser inscrito na Liga dos Campeões porque o City não tem quatro crias da casa para preencher as vagas, isso aconteceu na Liga passada, assim como para o goleiro Eirk Johansen, não vamos perder uma vaga de estrangeiros para colocar um terceiro goleiro na lista. Karim Rekik foi emprestado para o PSV da Holanda, é titular e participa de jogos da Liga dos Campeões. É um zagueiro que joga pela esquerda, mesma posição do Nastasic, também jovem e que mostrou excelentes qualidades.

Quando acabar o empréstimo, será que Rekik voltará? Competir com um Nastasic pela posição, o faria crescer, mas ele começou a ser convocado agora para a seleção holandesa principal, ele vai pensar o que será melhor para ele: ficar mais tempo no banco num time da liga mais forte ou ser titular numa equipe forte, numa liga bem mais fraca.

Um ponto importante a ser levantado também, vendo a saída do Denis, é o time EDS produz qualidade? Há investimento grande na contratação de jogadores jovens de diversas partes do mundo, mas não vejo resultado nisso. Tudo bem que o time de base não é para ser campeão, e sim produzir jogadores para o time principal, mas não aconteceu nenhum dos dois.

O Patrick Vieira começou o trabalho agora, então tem tempo para melhorar o time, só que no campeonato inglês sub 21, o time perdeu as duas partidas, uma de goleada, e na pré temporada os resultados não foram bons não. Ele herdou o time do amigo do Mancini, Attilio Lombardo, que eu não sei quais eram as credencias dele para treinar jovens. O Vieira fez curso na UEFA, já acompanhava o time e assumiu esse ano.

Nós não precisamos esperar o time EDS se mudar para o Etihad Campus para poder ter certeza que veremos a base realmente servir ao time principal. O projeto tem mais de três anos e os jogadores que eu achava que poderiam ser nosso futuro estão deixando o clube. O próximo na lista de potencial para chegar no time principal é o Marco Lopes, será que ele vai ser o cara a puxar a fila?

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Post de Convidado

Antes de mais nada, alertado pelo Pasha, haverá uma partida isolada pelo campeonato inglês amanhã. Chelsea e Aston Villa jogarão uma partida adiantada da terceira rodada, possivelmente por causa da Super Copa da Europa. O Pasha podia ter sido bem filho da mãe e enviado o palpite no horário limite, mas não o fez! Meu palpite Chelsea 3 x 1 Aston Villa.

Agora sobre o Post de Convidado. Há algumas semanas comentei com o Luciano (https://twitter.com/lucianopintosp) se ele queria escreve um post sobre o City antes de 2008, mostrar que já havia um clube antes do sheik, e resultado está aí embaixo. Quem sabe no futuro teremos mais Post de Convidado:

Manchester City e sua existência antes de 2008: Retomada de rumo.

Importante conhecermos a história do Manchester City para tentarmos entender o clube de hoje. Apesar das mudanças trazidas pelo investimento árabe, o clube manteve suas características (para o bem e para o mal). E é preciso entender que sem 1999, por exemplo, não existiria 2012.

Também importante conhecermos a história do clube diante da pobreza de informações a respeito do City aqui no Brasil (TV, internet e jornal), que chega a ser risível em muitos casos.

Importante sabermos, por exemplo, que antes de 2008 o Manchester City já foi, sim, um grande clube da Inglaterra, vitorioso e rico (sofrendo, inclusive, sansões técnicas e financeiras por sua atuação agressiva em relação às contratações e pagamentos de salários aos jogadores, em tempos em que não tínhamos o Fair Play Financeiro rondando os clubes), e que a chegada do Sheik Mansour significou apenas uma nova etapa na vida do clube, mas não a salvação de um clube medíocre, como alguns alegam.

Bom, em relação à existência do City antes de 2008: No anos 60, 70 e início dos anos 80 o City fazia um bom papel em campeonatos nacionais e internacionais. Foi campeão inglês em 1968, da FA Cup em 1969 e da Copa da Liga Inglesa em 1970. Conquistou um título internacional (Recopa de 1970). Foi campeão da Supercopa da Inglaterra em 1972, foi vice da Copa da Liga Inglesa em 1974 e novamente campeão desta competição em 1976, contando ainda com um 2ª lugar da 1º divisão em 76/77, além de participações com algum destaque na Copa da Uefa no final dos anos 70, como uma vitória de 3 x 0 contra o Milan no Maine Road, em dezembro de 1978.

Neste contexto chegou em 1981 para a disputa da 100ª final de Copa da Inglaterra (ou seja, uma edição especial) contra o Tottenham. O City possuía um time bom e caro. E o mais importante: chegou para esta final como um dos cinco ou seis grandes times do país. Inclusive o fato de que dois grandes times estavam disputando aquela final especial foi comemorado pela mídia inglesa da época (a saber os grande times da época: Everton, Liverpool, Manchester Utd, City, Arsenal e Tottenham) O City jogou bem a final, foi valente, mas acabou perdendo.

Mas o fato é que tudo mudou a partir de 1982, em razão dos erros da gestão do presidente Peter Swales, que levaram o clube à quase falência, e à decadência dentro do cenário do futebol da Inglaterra (muitos torcedores do City indicam que a venda de Trevor Francis em 1982 para a Sampdoria foi momento de derrocada do City como instituição). Aliado a isso, um cenário de recessão do país nos anos 80 e o colapso da indústria de Manchester ajudaram a piorar a situação financeira do clube.

A partir daquele momento o City virou um clube "io-io" (foi rebaixado 5 vezes no período 1982 a 2001), chegando ao pior momento de sua história na temporada 1998-99, disputando a 3º divisão.

Além de mergulhar em uma grave crise, hoje percebemos que outro problema atingiu o Manchester City neste período de 1982-2008: um parcial desaparecimento da história do clube.

Em sua história de 1894 em diante o Manchester City regularmente conquistava títulos nacionais. A exceção é este período de 1982 a 2008. O azar do City é que justamente neste período tivemos o surgimento das grandes transmissões e coberturas de televisão, rádio e jornal a respeito de futebol, com mega produções e grandes investimentos para o ramo de entreterimento esportivo.

E neste contexto de cobertura massiva estava o Manchester City caindo pelas tabelas. Neste período, o máximo que o City conseguiu foi um vice-campeonato da Full Members Cup, na temporada 85/86, dois quintos lugares na 1º divisão, 90/91 e 91/92, além de brilharecos em Copas da Inglaterra e algumas vitórias históricas sobre o rival vermelho.

Ou seja, no período do surgimento de uma maior visibilidade do futebol inglês (nacional e internacionalmente), o Manchester City, convenhamos, era uma porcaria.


Mas sim, o City existia antes de 2008, e não como um mero clube coadjuvante que entrava em campeonatos nacionais para não ser rebaixado. É preciso entender que o período de 1982 a 2008 é um grande hiato na história do City, mas não o resume. O City não é o clube deste período. Por isso que a vinda do Sheik Mansour o ajudou para uma retomada de rumo. Mas apenas isso, não o recriou como um grande clube. E a sua história no futebol inglês assim comprova.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Excelente estréia na Premier League.

Começamos muito bem o campeonato inglês, jogando bem, não deixa o adversário fazer nada e goleando. Com gols de David Silva, Aguero, Yaya e Nasri, o Manchester City bate o Newcastle por 4-0 para mostrar ao que veio e assumir a liderança nessa primeira rodada. Próximo desafio será contra o Cardiff City no País de Gales nesse final de semana.

Para início de conversa, jogo no meio de semana é praticamente impossível de ver, então o que eu fiz? Contratei o serviço da NET que tem o gravador de programas. Coloquei para gravar, feliz da vida, me desliguei de qualquer notícia relacionada ao City a partir das 16 horas. Mas não é que um maldito amigo meu, que trabalha em outro escritório da firma, longe, cai de para quedas onde eu fico e todo contente, sabendo que sou fanático pelo City, me avisa que está 3-0 o jogo? O sujeito na maior boa vontade quase que quebra meu jantar com jogo "ao vivo".

O Pellegrini colocou o time para o abafa, antes do gol sair aos 6 mins, o goleiro do Newcastle já estava pronto para ser eleito o melhor em campo porque aquela defesa com o pé no chute do Aguero, que eue achei que ficaria apenas no banco, mas jogou 60 minutos, foi sensacional. O tempo na cabeça do Krul deveria estar marcando uns 40 mins, perto do intervalo, mas não tinha nem cinco. No sexto minuto numa boa jogada de Dzeko, a bola sobrou na cabeça do David Silva para espanhol abrir o placar e não deixar a nossa torcida ficar tensa.

O City mandava e Hart não era exigido, as poucas bolas chutadas pelo Newcastle não levavam perigo, melhor assim, não precisa ficar testando ele. Numa bola roubada de Kompany, Dzeko fazendo o trabalho de pivô deixou a bola para Aguero levar seu marcador e dobrar a liderança. Foi interessante ver a câmera aérea. O Kompany depois que tocou para o bósnio acompanhou toda a jogada. Acho que no fundo ele tinha esperança ou que o Aguero tocasse para ele ou ele perdesse o gol mesmo, chutasse errado, goleiro defendesse. Não aconteceu nada disso.

O Newcastle é um oponente que nos gostamos e num lance sem explicação alguma o Steven Taylor fez com que esse nosso interesse pelos Magpies aumentasse ainda mais. O cara resolve dar uma porrada no Aguero. Segundos antes eles discutiam no tom calmo aparentemente sobre um possível pênalti a nosso favor. No lance seguinte, bola despachada para a frente, os dois vão disputar e Taylor agride o argentino. Expulsão no final do primeiro tempo. Completamente cretina.

Jogo já era fácil, agora com um a mais e logo no começo do segundo tempo, Yaya marcou um bonito gol de falta, para quem viu o último Inside the City, ele e Nasri ficavam numa disputa para quem acertava o travessão em faltas batidas da meia lua. Convenhamos que, para mim, parece que ele pegou mais de tornozelo do que de peito de pé. Logo depois do gol, a pior notícia que podíamos receber: lesão em Kompany.

Ele foi tirar uma bola de carrinho na lateral e ficou estendido com a mão na virilha. Eu tava torcendo para que ele estivesse apenas coçando o saco, só que era algum mais sério e ele saiu para a entrada de Garcia. Estamos sem zagueiro de ofício no elenco em condições de jogo, apenas o Lescott. Será que Pellegrini vai apostar em Boyata, nem que seja no banco, se o nosso capitão ficar fora por um tempo? Nasri fez o quarto gol ao entrar livre pelo meio da defesa dos visitantes e Negredo teve um gol muito mal anulado na sua estréia oficial. Uma pena.

Bom resultado e não fomos vazados. Nossa defesa já está na luta para ser a melhor da temporada novamente. Dois jogadores que quero destacar, não sei qual foi o melhor em campo: Dzeko e Navas. O espanhol não para em campo, o sujeito é elétrico, parece aquele coelho da Duracell. Ele ganhou muitas jogadas na velocidade pela direita, isso vai dar muito samba.

Foi uma pena o Dzeko não ter marcado gol hoje, fez por merecer, mas o Krul tirou no mínimo umas três chances dele. O voto de confiança que Pellegrini deu para ele fez uma diferença tremenda. Contra o Cardiff, ele vai deixar o dele para não deixar a imprensa começar a contar quantos jogos sem gol.

Antes que eu esqueça gostei também do Fernandinho, calmo, discreto, simples, boa estréia e mais uma grande notícia do dia, como o Mubarak tinha falado antes o City renovou o contrato do leão PABLO ZABALETA ATÉ 2017!

BOLÃO

CLASSIFICAÇÃO

MELHOR EM CAMPO