sexta-feira, 30 de novembro de 2012

15ª rodada EPL: Man City Vs Everton

Roberto Mancini Vs David Moyes. Man City Vs Everton. Seis jogos foram realizados entre esses dois times desde que Mancini assumiu o comando do City e em 5, nos saímos derrotados. Nossa única vitória foi na temporada passada por 2-0 no Etihad Stadium, gols de Balotelli aos 70 e Milner aos 89. Se tem um jogo complicado para a gente é contra os The Toffees. A partida será nesse sábado às 13 horas, horário de verão de Brasília, em Manchester.

Dessa vez teremos transmissão para o Brasil! Graças a ESPN porque a Fox Sports vai transmitir a partida entre o sétimo e oitavo colocados. Mas vamos deixar isso para lá. Temos coisas maiores do que isso para nos preocuparmos.

Ainda deve acontecer a coletiva de imprensa pré jogo, então não tenho muitos detalhes de quem estará apto a jogar ou não. Eu acredito que Clichy, Milner e Rodwell estarão de fora ainda. Desses três, para mim será Milner que fará mais falta. Ele está jogando muito bem, a fase está boa. Ele em condições de jogo deveria ser titular a frente de Nasri. O francês não ficou nem no banco na última quarta feira.

Mas Mancini falou após a partida contra o Wigan que Nasri teria ficado de fora por preocupação, deixando a entender que ele voltaria nessa partida contra o Everton. Acho que Mancini dará oportunidade de Tevez no time titular.

Nos últimos jogos ele tem ficado no banco e quarta tanto ele quanto Dzeko ficaram os 90 minutos procurando se proteger do frio com cobertores. Ele tinha começado a temporada muito bem, fazendo gol em todo jogo, mas teve uma queda vertiginosa e foi para banco. E quando ele entra, nem tem produzido nada. Provavelmente Mancini deu esse "descanso" para ele para aprimorar a forma nos treinos. A pré temporada dele deixou Tevez fininho. Na melhor condição de jogo possível.

Acho que é hora de Aguero ir para o banco, fazer aquele rodízio habitual. Balotelli jogou o tempo todo contra o Wigan, quem sabe poderá formar a dupla de ataque com Tevez e tomará que ambos mostrem que o tempo parado foi bom para eles e excelente para o time.

Teremos mais um LIVE BLOGGING a partir das 12h30. E não se esqueçam de participar do BOLÃO SKYBLUES BRASIL.

Esses são meus palpites para essa rodada:


Arsenal 2 v 0 Swansea City
Fulham 1 v 1 Tottenham
Liverpool 3 v 0 Southampton
Manchester City 2 v 0 Everton X
Newcastle 1 v 1 Wigan
Norwich 2 v 0 Sunderland
QPR 2 v 2 Aston Villa
Reading 1 v 2 Manchester United
West Bromwich 2 v 0 Stoke City
West Ham 1 v 2 Chelsea

E para terminar esse post: nesse final de semana será a última rodada da FA Cup sem os times da Premier League. Teremos jogos na sexta, sábado e domingo. O sorteio para as partidas que serão realizadas no começo de janeiro acontecerá no domingo dia 02, com transmissão pelo site da FA a partir de 12h40. O número da bolinha do City é 24. Hoje o time de divisão mais baixa é um da sétima, tomara que vença e o City enfrente ele no Etihad.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Man City vence o Wigan

Primeiro, antes de falar do jogo, vamos de amenidades.

1 - Roberto Mancini é um grande apreciador do meu blog: "Provavelmente Kolarov ganhará mais um chance ou Mancini preferirá escalar Zabaleta na esquerda e Maicon na direita? Seria bem heterodoxa essa formação." Foi o que eu escrevi ontem e não é que preferiu ser heterodoxo. Eu dei a deixa para ele e ele usou. Mancini, além de entender desse troço chamado futebol, também posso de dar umas dicar de abatimento no Imposto de Renda, só dá uma ligada.

2 - Esse é mais importante: VAI PARA O INFERNO FOX SPORTS! Consegui chegar em casa e ver o segundo tempo, mas como não tinha transmissão, perdi 15 minutos para achar um stream contínuo. Temos que privilegiar a ESPN a partir de agora!

Como vi pouco do jogo não dá para fazer uma grande análise, mas deu para notar uma coisa: os meus pedidos constantes pela presença de Milner no time titular tem fundamento. Foi quando ele substituiu o Javi Garcia que o City marcou os gols, isso porque ele participou do primeiro e fez o segundo, um golaço. Não acho que seja justo ele ficar no banco. Uma pena para ele foi que ele saiu de campo, aparentemente por lesão. Ele travou uma bola na linha de fundo, passou e quando a câmera voltou, ele tava caído no chão. Kolo Touré entrou na hora no seu lugar.

A mudança de Mancini do 4-4-2 para um esquema com três zagueiros, Kolarov entrou, Zabaleta fez a defesa pela direita e Aguero saiu, também surtiu efeito. No jogo contra o Real foi ao contrário. Futebol não é uma ciência exata, longe disso. Hoje a mudança para três zagueiros foi ótima para nos levar a vitória e nos manter colados ao Man United, que venceu o West Ham.

Quem está mal em campo é Yaya Touré. Está longe de ser aquele nosso moto decisivo das últimas temporadas. Já falei que acho importante que o jogador descanse, esse era um bom jogo para isso acontecer. Mas Mancini pode dar esse "descanso" na próxima semana, isso porque o jogador está suspenso da partida contra o Borussia. Então eu acho que ele enfrenta o Everton no final de semana.

Para aqueles que gostam de estudar a vida selvagem, em Manchester há uma bela espécime: o Plabus Zabaleas. O padrão migratório dele é algo de único no mundo. Em um momento ele protegendo seu território na esquerda, mas ele pode vagar para a direita em um esquema de três zagueiros e para mostrar o total domínio da sua área, você pode encontrá-lo no meio de campo. E se o David Silva passa aquela bola para ele, Zabaleas poderia até marcar um gol no jogo, ele surgiu como homem surpresa na entrada da área. Silva foi sacana nesse lance. Já aconteceu isso comigo também: corri o campo todo, gritando pela bola e o FDP do atacante resolveu chutar a bola para longe. Xinguei muito o cara!

E sobre o bolão: nenhum mudança na classificação. Essa rodada foi do Pasha, que acertou em cheio no placar dobrado. Ele apostou na vitória do City por 2-0.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

EPL 14ª Rodada - Wigan Vs Man City

Nessa quarta feira o Manchester City irá até Wigan enfrentar o time da casa pela 14ª rodada do campeonato inglês. O time de Mancini tentará voltar a liderança após empatar contra o Chelsea em Londres e o United vencer o QPR em casa. O jogo começará às 18 horas, horário de verão de Brasília, e ,como já foi comentado num post anterior, não haverá transmissão para o Brasil. Viva a Fox Sports (em tom de ironia).

Na coletiva pré jogo, David Platt afirmou que nem Clichy ou Rodwell estarão disponíveis para essa partida. Provavelmente Kolarov ganhará mais um chance ou Mancini preferirá escalar Zabaleta na esquerda e Maicon na direita? Seria bem heterodoxa essa formação.

Nos jogamos bem contra o Chelsea, poderíamos ter ganho, mas faria algumas alterações. Primeiro colocaria Yaya no banco. O nosso motor tem jogado todas as partidas, somente na Copa da Liga ele não participou, e pouco substituído. Na partida do final de semana, ele não foi bem. Eu daria um descanso para ele e colocaria Nasri para formar a dupla de armação com Silva e recuaria o Milner para ajudar Barry na proteção à defesa e saída de bola.

E trocaria o ataque: sai Aguero e Dzeko, entrariam Tevez e Balotelli. Seria mais para rodar o elenco que agora começará a época de vários jogos em sequência. Ter um elenco grande é para usá-lo.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Maicon, Kompany, Lescott, Nastasic, K Toure, Kolarov, Nasri, Milner, Y Toure, Barry, Silva, Garcia, Sinclair, Aguero, Dzeko, Tevez, Balotelli.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

14ª rodada - Bolão Palpites

Segue meus palpites para voltar a liderança do bolão:


Aston Villa 2 v 1 Reading
Manchester United 3 v 0 West Ham X
Southampton 1 v 2 Norwich
Stoke City 1 v 0 Newcastle
Sunderland 2 v 0 QPR
Swansea City 0 v 1 West Bromwich
Tottenham 2 v 1 Liverpool
Wigan 1 v 3 Manchester City
Chelsea 3 v 0 Fulham
Everton 1 v 1 Arsenal

domingo, 25 de novembro de 2012

Bolão 13ª Rodada

O Luciano resolveu humilhar nessa rodada e voltou para a liderança do BOLÃO. Para ser sincero, todos resolveram dobrar a pontuação no jogo entre o Man Utd e o QPR, mas reza a lenda que após o apito final do juiz em Old Trafford, se ouviu em grito de êxtase no Rio Grande do Sul. Deve ser apenas boato de colorado.

Lembre-se: a próxima rodada será no meio de semana e começa na terça, não esqueçam de mandar suas apostas!

Empate em Londres.

O Manchester City manteve a invencibilidade hoje ao empatar sem gols contra o Chelsea no Stamford Bridge. Esse marcou o primeiro jogo do curto reinado de Rafa Benitez irá ter na frente dos Azuis de Londres. Seu contrato vai até o final do campeonato. E houve protestos da torcida local.

Nos escanteios podia ser vistos cartazes com os seguintes dizeres "Rafa Out" (Rafa fora). Falaram que quando chegou a um determinado minuto no primeiro tempo a torcida reagiu, pois esse seria o número da camisa que Roberto di Matteo usava. Vai ser muito difícil para o Benitez conquistar os torcedores do Chelsea. Acho que nem se ganhar Mundial, Champions, Premier League, FA Cup e a Copa da Liga a torcida vai querer ele.

No primeiro tempo fiquei dividido entre a F1 e o jogo. A corrida foi bem interessante com o Vettel rodando no começo, caindo para o final do grid e a chuva, mas o jogo também foi bem divertido. Com Kompany recuperado, o City entrou em campo e impunha problemas para o time da casa. Tinha as melhores chances e marcava sobre pressão na metade do adversário. Mancini, certamente, quis aproveitar a confusão no Chelsea, para deixá-los perdidos. Zabaleta foi um monstro. Marcou em cima o ataque do Chelsea e roubou várias bolas para iniciar o contra ataque. Ele mostra que não treme seja com a concorrência do Maicon ou do Richards.

O Chelsea mal ofereceu perigo ao gol de Hart, mais uma partida sem tomar gol. E ainda mais contra o time grande. No começo do segundo tempo, o Chelsea melhorou em campo, mas a fase do Torres é tão ruim que ele poderia jogar sem marcação que não marcaria um gol. Acho que ele não aguentou a pressão de ser adjetivado como um "jogador de £ 50 milhões". Pelo nossa lado que foi mal foi Yaya Touré.

Errou muitos passes, não deu aquelas arrancadas típicas dele. Achei que com Milner em campo, ele jogaria mais a frente, mas foi Milner que ajudou mais ao ataque. Talvez seja hora de dar um descanso para ele. Provavelmente, ele só não deve ter jogado contra o Aston Villa pela Copa da Liga. E também, eu acho que ele nunca é substituído. Ele poderia ficar no banco contra o Wigan para recuperar o fôlego. Colocava o Nasri no seu lugar e se precisasse, Mancini chamava ele do banco.

O jogo não teve o placar alterado e o City perdeu a liderança para United nessa rodada. Passamos nessa rodada de um terço do campeonato. Ainda vamos jogar duas vezes contra eles. Não temos que ligar o sinal de alerta na questão de pontos. Precisamos manter o bom futebol do segundo tempo contra o Real e hoje diante do Chelsea.

Próxima partida será contra o Wigan, fora de casa, e como escrevi nesse post, a Fox Sports está de sacanagem com Manchester City. Nessa rodada para aqueles que curtem Village People e Pet Shop Boys (esse é um blog sem preconceito), é "Go West": Go West Ham contra o United em Old Trafford e Go West Brom contra o Swansea em Gales.

Live Blogging: Chelsea Vs Manchester City

sábado, 24 de novembro de 2012

14ª rodada EPL: Wigan Vs Manchester City

Sim, a 13ª rodada nem acabou, mas já vou falar da 14ª rodada que será no meio de semana, começa na terça dia 27.11, então preparem seus palpites para não perderem o BOLÃO. Mas não vim falar nem dos palpites nem do jogo em si, ainda.

De acordo com o site da Premier League, a transmissão do jogo está a cargo da Fox Sports, mas no mesmo horário também terá o jogo do Man Utd, que também é da Fox. E no site deles mostra que irão passar o jogo do United.

A não ser que eles tenham outro canal ou mudem essa programação, mas uma vez mais fomos prejudicados pela divisão das transmissões, ou seja, para aqueles que dizem que a concorrência é saudável para a economia, eu mando: VÃO TOMAR NO C#!!!.

MONOPÓLIO JÁ PARA OS CANAIS ESPN!!

13ª Rodada EPL: Chelsea Vs Man City

Antes de falar do jogo desse domingo, eu queria dar os parabéns para o West Brom. O time dirigido por Steve Clarke está muito bem na atual temporada da Premier League. Passamos nessa rodada de um terço do campeonato e o time, independentemente dos demais resultados, estará entre os quatro primeiros e pode até brigar por uma vaga na Liga dos Campeões! Seria sensacional. Hoje eles venceram o Sunderland fora de casa por 4 x 2. Que mantenham essa campanha.

Sobre o Manchester City agora. Vai ser a primeira vez na temporada que o time entra em campo para defender a sua liderança e logo de cara uma pedreira. Iremos até Londres para enfrentar o Chelsea em Stamford Bridge. Estamos invictos no campeonato inglês e por curiosidade foi nesse jogo na  temporada passada que perdemos pela primeira vez por 2-1, após o City estar vencendo por 1-0, gol de Mario Balotelli. Ambos os times jogaram no meio de semana pela Liga dos Campeões. E a coisa não foi muito boa para nenhum deles.

O Chelsea foi até a Itália e perdeu para a Juventus por 3-0, está em terceiro lugar no grupo e ficou sem treinador. Mal tem cinco meses que o time levantou a Champions e a FA Cup, Roberto di Matteo caiu e quem chegou para seu lugar é Rafa Benitez, que será um treinador interino até o final da temporada. É clichê no futebol que quando um treinador é contratado no meio da temporada em substituição a um demitido, no primeiro jogo o time dá tudo que pode para vencer o jogo e o time vence. Estatisticamente não sei se isso acontece em mais de 50% dos casos, mas se for verdade, talvez valha a pena termos 38 treinadores durante a Premier League. É apenas um ideia, fica aí lançada no ar para discussão......rs

Agora juro para vocês que vou entrar no assunto principal desse blog: o Manchester City. Como falei, também jogamos no meio de semana pela Liga dos Campeões, empatamos com o Real e fomos eliminados. Tivemos um primeiro tempo ruim, mas melhoramos na segunda etapa. A eliminação não deve ter abatido os torcedores pela forma que foi. Nós chegamos nesse jogo praticamente fora. Estaríamos bem mais chateados se tivéssemos chegado na última rodada com uma das vagas na mão e deixássemos escapar. O espírito dos torcedores já estava preparado.

A má notícia realmente desse jogo foi Vincent Kompany ter saído de muletas e virado dúvida para o confronto contra o Chelsea. Ele fará testes nos vestiários para ver como está o joelho dele. Se não pude jogar, acredito que será Lescott e não Kolo Touré que fará dupla de zaga com o jovem Nastasic. Num jogo grande como esse nunca é bom perder um dos melhores jogadores do time e ainda por cima o capitão do time. Temos boas notícias também.

Gael Clichy se recuperou do problema no tornozelo e deverá voltar ao time titular, com isso Kolarov voltará para o banco. Balotelli poderá ter condições de jogo após nem ficar no banco nas últimas semanas com problemas nas costas (será que comeu tatu?). Mas que ele fique no banco, a fase dele é bem inferior dos demais três atacantes. Falando em atacante, uma notícia boa retirada do Twitter do John Guidetti, ele está perto de voltar e fez uma montagem que deixa os torcedores do City bem felizes. Quero vê-lo em ação.

Essa é a segunda partida entre os dois times nessa temporada. Manchester City, como campeão inglês, e Chelsea, campeão da FA Cup, se enfrentaram na Community Shield, a partida que dá início ao calendário futebolístico inglês. Vencemos por 3-2, mas tivemos dificuldade. Eles abriram 1-0 e tiveram um jogador expulso ainda no primeiro tempo, o City só conseguiu virar nos segundo tempo, gols de Yaya, Nasri e Tevez. Além disso o time deles ainda não estava muito entrosado, Hazard e Oscar tinham acabado de chegar, mas o trabalho do Chelsea foi por água abaixo após a demissão do Di Matteo.

O jogo começará às 14 horas, horário de verão de Brasília, e terá transmissão Fox Sports. E não esqueçam: teremos mais um LIVE BLOGGING, POR VOLTA DAS 13:45.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Maicon, Kompany, Lescott, Nastasic, K Toure, Clichy, Kolarov, Nasri, Milner, Silva, Sinclair, Y Toure, Barry, Garcia, Aguero, Tevez, Balotelli, Dzeko, Razak.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Bolão SkyBlues Brasil - 13ª rodada

Como estou com uma preguiça monumental para escrever o post sobre a partida do Manchester City e Chelsea, a partida é só domingo né?, então só vou colocar meus palpites para o bolão em caso de aproveitar o sabadão de manhã para repor aquelas horas de sono perdidas durante a semana:


Aston Villa 1 v 3 Arsenal
Chelsea 2 v 2 Manchester City
Everton 2 v 0 Norwich
Manchester United 4 v 0 QPR    x
Southampton 1 v 1 Newcastle
Stoke City 1 v 1 Fulham
Sunderland 2 v 1 West Bromwich
Swansea City 1 v 0 Liverpool
Tottenham 2 v 1 West Ham
Wigan 1 v 0 Reading

Para ver a classificação, só clicar em BOLÃO. E se quiser participar da brincadeira, é só baixar a planilha e enviar para o e-mail: blog.skybluesbrasil@gmail.com

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Restou a Liga Europa

Infelizmente não deu hoje. Com um primeiro tempo fraco e um muito bom segundo tempo, o Manchester City só ficou no empate com o Real Madrid em casa e está eliminado da Liga dos Campeões. Placar final 1-1, gol de pênalti de Aguero. A última partida será na Alemanha contra o Borussia no começo de dezembro.

O City repetiu as atenções que teve nas outras cinco partidas da competição e não produziu muito em campo num esquema 3-5-2 com Maicon e Kolarov como alas e Zabaleta formando o trio com Kompany e Nastasic. A defesa ficou bem perdida nesse esquema, o Real tinha facilidade de chegar na nossa área e numa bola lançada por Di Maria, Benzema abriu o placar. Zabaleta e Maicon ficaram indecisos sobre quem ia marcar o francês e ele ficou cara a cara com Hart.

O time continuou a ser ameaçado. Num preciosismo de Ronaldo, Nastasic conseguiu salvar em cima da linha o segundo gol do Real. Quem ofereceu bastante perigo ao Hart, foi Khedira que jogou como elemento surpresa no primeiro tempo e quase nos ferra completamente. O nosso goleiro teve que entrar em ação para impedir de irmos para o intervalo sem chance nenhuma. Mas a alteração de Mancini fez no começo do segundo tempo mudou a postura do time em campo.

Kolarov foi substituído por Javi Garcia, Zabaleta foi fazer a lateral esquerda, Maicon recuou para a lateral direita e voltamos a jogar no 4-4-2. Nossa atuação foi outra, procuramos a vitória, foi outra disposição. David Silva cresceu no segundo tempo, só que ainda faltava o Nasri entrar no jogo. Até agora tem se mostrado um péssimo investimento. Mancini deu mais força no ataque ao retirá-lo do jogo e colocar Tevez.

Num lance polêmico foi marcado um pênalti a nosso favor. Aguero parecia ter sido derrubado por Arbeloa e caiu. Nos replays pareceu bem mandrake essa jogada. Além do pênalti, o juiz expulsou o jogador do Real Madrid. Aguero bateu deslocando Casillas e empatou. Partimos para cima para tentar virar, ficamos muitos expostos aos contra ataques, mas não tínhamos outra opção. Só que não deu e os classificados do grupo foram Borussia e Real, nessa ordem, sem poder mudar e com uma rodada de antecipação.

Como prêmio de consolação, ainda podemos nos classificar para a Liga Europa. Acho importante não ficar parado, mesmo que jogue com um time misto, é possível ir avançando de fase. Deixar os jogadores principais focados na Premier League e FA Cup. Para sermos terceiros lugar, só podemos vencer e torcer para o Ajax não vencer o Real.

Um empate nos elimina porque ficamos, caso o Ajax perca, empatados em pontos e no confronto direto eles levam vantagem. Acredito que tanto o Real quanto Borussia irão jogar com times mistos. O time alemão não tem ninguém pendura e a gente não vai poder contar com Yaya para esse jogo devido suspensão por acúmulo de cartão.


Live Blogging - Man City Vs Real Madrid

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Liga dos Campeões # 5 - Man City Vs Real Madrid

Vamos lá! Mais um partida importantíssima pela Liga dos Campeões, receberemos o Real Madrid em Manchester pela quinta partida da fase de grupos da competição. O jogo começará às 17h45, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN, além da TV aberta Bandeirantes.

Estamos com chances reduzidas após não vencermos nenhum dos quatro jogos, empatamos duas vezes e perdemos as outras duas. Um empate ou derrota já nos elimina da Liga dos Campões e, caso o Ajax vença o Borussia na Holanda, também estaremos fora da Liga Europa. Então só podemos entrar em campo pensando em vencer, não há outra alternativa se o City quiser continuar a jogar algum torneio internacional nessa temporada.

Esse é meu raciocínio para a gente se classificar, não sei se é o mais correto, então vamos, trocando informações, pode ver as maiores probabilidades para nos classificarmos. Esse é meu cenário:

- O City vence amanhã e o Ajax também. A classificação fica a seguinte: Borussia, 8 pts, Real e Ajax, 7 pts, e City, 5 pts;

- Na sexta rodada, a gente volta vencer, dessa vez o Borussia na Alemanha e empatamos em pontos com eles, mas ficamos na frente porque o primeiro critério de desempate é confronto direito entre os times empatados. E no outro jogo, desde que não tenha empate, a gente passaria em segundo lugar porque ou Real ou Ajax chegariam a 10 pontos;

- Caso aconteça as duas vitórias do City mais a derrota do Borussia amanhã, além do empate entre Real e Ajax na sexta rodada, todos os times do grupo ficariam com oito pontos, muito possivelmente o critério de desempate deixaria de ser o confronto direto entre os quatro times, eu acho que ficaria impossível de determinar quais seriam os times classificados poque um seria melhor que o outro, formando um círculo vicioso, e passaria ser saldo de gols, que o City tem o pior hoje, podendo chegar ao coeficiente de pontos nas últimas 5 temporadas. Seria legal torcer para isso, só para aprender como funcionaria o desempate, mas desde que o City avance...rs

Agora sobre o jogo mesmo. Desfalques certos são Richards e Rodwell, esse jogou uma partida pelo time EDS na segunda feira, então não deve ser usado ainda. As duas dúvidas são Mario Balotelli, que está com dores nas costas, e Gael Clichy. Na partida do último final de semana, ele foi substituído por Kolarov e saiu de muletas do estádio após o jogo. Se não puder jogar, eu acredito que Mancini fará o simples, colocará o sérvio na lateral direita e pedirá com carinho para um dos cabeças de área prestar bem atenção numa possível avenida que poderia ser formar. Vale lembrar que Kolarov tem ido muito bem nas competições europeias e já foi escolhido melhor em campo em algumas partidas nossas.

Um jogador fundamental para a gente nessa partida é Joe Hart, escolhido como um dos cinco concorrentes a escolha de melhor goleiro do mundo junto com seu rival de amanhã, Iker Castillas. Se o City não tomar gol, já é enorme passo para conseguir a vitória, bastante óbvio, além de ser uma grande melhora no nosso sistema defensivo nessa liga: seria a primeira partida onde não sofreríamos gol.

Eu estou curioso como será formado o meio de campo. Não sei se Barry terá velocidade para marcar o ataque do Real, talvez seja melhor entrarmos com Garcia ou Milner no seu lugar e ter Yaya, David Silva e Nasri, que irá desencantar na quarta. De novo o ataque será Aguero e Tevez. Colocar o Dzeko, só se for para ele jogar na área e não de "winger".

Essa será a primeira partida em Manchester( Manchester de verdade, não seus arredores) que Cristiano Ronaldo fará após a saída da Inglaterra. Ele será muito perseguido e vaiado pela torcida que entrará no jogo. Só espero que os nossos jogadores não entrem na pilha dele porque ele fará cada cena de teatro para provocar cartões. Falando em cartão, Yaya e Kompany estão pendurados com dois, caso tomem mais um. não enfrentarão o Borussia no dia 04 de dezembro. Vamos com vontade, mas sem perder a ternura!

Teremos Live Blogging amanhã!

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Johansen, Zabaleta, Maicon, Kompany, Nastasic, Lescott, Clichy, Kolarov, Barry, Garcia, Milner, Yaya, Nasri, D Silva, Dzeko, Aguero, Tevez, Aguero e Sinclair

domingo, 18 de novembro de 2012

Curtinhas

- Os resultados do BOLÃO nessa rodada foram fracos, muitos erros e zebras, como a derrota do Chelsea e do United, e não vale nem a pena comentar;

- Os dois times de Manchester são líderes! O Manchester City lidera a Premier League e o time dos torcedores do City, o Maine Road FC, é o primeiro lugar na North West Counties Premier Division, mundialmente conhecida como a nona divisão do campeonato inglês. Aquele time de Trafford é apenas o segundo lugar;

- Stuart Brenann, jornalista do Manchester Evening News, disse que o City não deverá contratar ninguém na janela de inverno. Mas pode perder jogador;

- PSG e Milan estariam dispostos a brigar por Balotelli em janeiro. O fato de Super Mario não ter ficado nem no banco nas últimas duas rodadas atiçou os jornalistas. Esse rumor pode ser intensificar se ele não for usado por Mancini na quarta feira. Isso eu acho que é apenas bobagem de jornalista para criar notícia, não acho que ele vá sair, pelo menos agora;

- Mas se ele sair, Falcão Garcia poderia ser seu substituto. Isso porque os dirigentes do Atlético de Madrid e seu agente estão oferecendo o jogador devido as dificuldades financeiras do time de Madrid. Fofoca e mais fofoca;

- Já deixei minha opinião: se for contratar jogador, deveria ser um meio de campo. Se só puder contratar com a venda de um jogador, nesse caso Balotelli, é para dar um chance para o John Guidetti. O cara fez 20 gols em 23 jogos na Holanda, vamos testá-lo na Premier League;

- Uma coisa que eu reparei no jogo de sábado e vi a confirmação no Blue Moon: aos 19 minutos do primeiro tempo foram ouvidos aplausos no Etihad Stadium de todos os setores. Nesse minuto foi mostrado a foto de Stylian Petrov, jogador nº 19 do Aston Villa, que sofre de Leucemia. Um gesto bonito dos torcedores e do clube que não foi comentado pela imprensa. Apenas coincidência.

sábado, 17 de novembro de 2012

City goleia o Aston Villa

O Manchester City recebeu o Aston Villa e meteu 5 gols nos visitantes. Os tentos foram marcados por Aguero (2), Tevez (2) e David Silva. Esse placar vai nos animar para o grande desafio que será vencer o Real Madrid na próxima quarta feira para mantermos vivas nossas chances de classificação para a próxima fase da Liga dos Campeões.

Hoje o City usou um esquema tático bem ousado: 2-6-2. Os laterais Maicon e Clichy jogaram o tempo todo no ataque por causa da pouca qualidade do Aston Villa para oferecer perigo ao Joe Hart. Fora um desvio contra de Kompany e um cabeceio de Benkele, o goleiro inglês não teve o que fazer durante a partida. Na verdade teve que trabalhar mais com os pés do que com as mãos. Mas apesar da grande posse de bola, o City não foi muito efetivo no primeiro tempo. Criou poucas boas chances e conseguiu abrir o marcador com sorte.

Numa jogada de escanteio a nosso favor, a bola ficou pererecando dentro da área até David Silva chegar e colocar no fundo da rede, isso no final do primeiro tempo. Com certeza um gol tranquilizador para aqueles minutos finais, quando Silva quase marcou o segundo, e para o time ir para o vestiário sobre aplausos. Nas últimas partidas vaias foram ouvidas quando o juiz acabou o primeiro tempo.

Uma coisa que pode se notar na nossa equipe é uma certa lentidão, o time está trocando muita bola e permite o time adversário se plantar ainda mais na defesa. Não sei se isso é treinamento do time ou estamos sem criatividade para definir a jogada. Os nossos oponentes vão sempre jogar bem trancados na defesa, temos que fazer jogadas mais rápidas e usar jogadas de overlapping ainda mais. Maicon é muito útil nesse tipo de jogada, assim como o Richards. Isso pode ser um ponto desfavorável para o Zabaleta.

No começo do segundo tempo aconteceu um lance que mudou a partida. O bandeira marcou um pênalti quando todo mundo já estava pronto para mais um escanteio a nosso favor. Não vi ninguém do City pressionando a arbitragem para isso. O lance foi o seguinte: escanteio a nosso favor, o zagueiro esticou o braço, mas não pegou, só que o Nastasic, logo atrás dele, tocou com a cabeça e aí o bandeira fez besteira do tipo contra o Ajax. Ele achou que o desvio veio da mão do sujeito. Bola na cal para Aguero cobrar e marcar. Esse gol acabou com o Aston Villa, que terá muita sorte se não cair.

Logo depois o mesmo bandeira marcou mais um pênalti, dessa vez acertou. Quando David Silva driblou o marcador que ao dar um carrinho, usou o braço para desarmar o espanhol. Nesse não houve nem reclamação como houve no anterior. Dessa vez foi Tevez que foi o responsável pela batida e ampliar para 3-0. A casa tinha caído de vez e Aguero aproveitou belo passe de Tevez para marcar o 4-0 e ser substituído por Dzeko. Tevez não quis ficar para trás e também marcou seu segundo.

Com o jogo sem perigo de mudar, Mancini deu até uma chance para Scott Sinclair jogar uns 20 minutos e perder um gol. Tinha que ter aproveitado porque não terá muitas oportunidade de entrar em campo não. Esse resultado nos colocou, provisoriamente, na liderança, temos que esperar o jogo do United terminar daqui a duas horas para saber se vamos ficar em 1º lugar ou não.

Nosso próximo jogo pela Premier League será contra o Chelsea que perdeu hoje para o WBA hoje. O West Brom está fazendo uma bela campanha, está em quarto lugar, será que se mantém? Falando sobre o Chelsea, foram eles que tiraram nosso invencibilidade na temporada passada, ainda estamos invictos e caso, eles percam para o gente em Stamford Bridge no próximo final de semana, eles estarão atrás do City por 7 pontos. Jogo delicado para eles.

Como será para a gente contra o Real Madrid, mas vamos ganhar!!

Live Blogging: Man City Vs Aston Villa

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EPL # 12 - Man City Vs Aston Villa

Nesse sábado entraremos em campo pela 12ª rodada da Premier League para enfrentar o Aston Villa em casa e podemos alcançar a liderança do campeonato, caso o Manchester United não vença o Norwich fora de casa. Nosso jogo começa antes, às 13 horas e terá transmissão dos canais ESPN.

Será o segundo confronto dos dois times nessa temporada. O primeiro ocorreu no final de setembro pela Copa da Liga Inglesa, também em Manchester, e fomos eliminados na prorrogação após o empate em 2-2 no tempo normal e derrota por 4-2 no tempo extra. Pode ser a competição de menor prestígio no nosso calendário, mas não fiquei nem um pouco feliz de cair fora tão cedo.

Em setembro não usamos nossa força máxima, mas pudemos colocar um time bem forte em campo. Amanhã, Mancini terá a disposição quase todos os jogadores da equipe principal, exceção ao Micah Richards que ainda se recupera de lesão no joelho e Jack Rodwell, esse já treinou com o time na última semana, mas ainda ficará de fora nessa partida.

Nasri não atuou na vitória suada sobre o Tottenham por estar doente, mas já está melhor e está entre os relacionados. Clichy e Silva foram dispensados das suas seleções para poderem se recuperar de pequenos desconfortos e estarem aptos para o final de semana. Ambos, assim como Milner e Lescott, poderão entrar em campo contra o Aston Villa.

Eu acho que Mancini já poderá escalar seu time ideal para essa partida, não acho que não seja o meu, mas cada um tem direito a ter sua opinião. Para mim, ele vai entrar com Hart, Zabaleta, Kompany, Nastasic, Clichy, Garcia, Yaya, Nasri, Silva, Aguero e Tevez. Se ele entrar mesmo com esse time, eu só faria uma única alteração: colocaria o Milner no lugar do Nasri e avançaria o Yaya. Milner está jogando bem, além da boa fase, ele em campo daria mais liberdade para o Yaya chegar na frente.

Somos francos favoritos para essa partida, seria muito importante o time definir a partida logo e não ficar correndo sustos e esperar que Dzeko entre nos minutos finais para nos dar a vitória. Também temos de evitar gols, especialmente de bola parada. A nossa defesa sólida das últimas temporadas está deixando a desejar e com isso estamos tendo que correr quase sempre atrás do resultado e nos desgastando. Temos um jogo fundamental na quarta plea Liga dos Campeões.

A pequena chance que o City tem de avançar para a próxima fase do torneio depende de uma vitória contra o Real Madrid e precisamos que nossos jogadores não estejam muito cansados porque tiveram que virar mais uma partida nos momentos finais. No jogo em Madrid, fomos dominados, isso não poderá acontecer em Manchester.

MEUS PALPITES PARA A 12ª RODADA:


Arsenal 2 v 1 Tottenham
Fulham 1 v 0 Sunderland
Liverpool 2 v 1 Wigan
Manchester City 3 v 0 Aston Villa X
Newcastle 1 v 1 Swansea City
Norwich 0 v 2 Manchester United
QPR 2 v 1 Southampton
Reading 1 v 2 Everton
West Bromwich 1 v 3 Chelsea
West Ham 2 v 0 Stoke City

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Maicon, Kompany, Lescott, Nastasic, K Toure, Kolarov, Clichy, Nasri, Milner, Y Toure, Barry, Garcia, Silva, Sinclair, Aguero, Tevez, Dzeko, Balotelli, Razak.



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Controle Financeiro na Premier League

Nessa quinta feira, feriado da Proclamação da República no Brasil, houve uma reunião em Londres com os 20 clubes da Premier League. O assunto foi o controle de gastos dos clubes, ou seja, diminuir os prejuízos dos time e da Liga em geral. Temporada passada o prejuízo acumulado dos clubes foi de £ 361 m, sendo do Manchester City de £ 197 m.

A Premier League está querendo repetir o que a UEFA já está colocando em prática, o Fair Play Financeiro, onde o clube não pode gastar com salários e transferências mais o que arrecada, podendo operar com prejuízos pequenos durante os três primeiro anos do FPF. Possíveis punições só aconteceriam em 2018. Como já disse inúmeras vezes, sou a favor da ideia, mas do jeito que querem, o modelo vai privilegiar os maiores clubes, com uma base maior de torcedores poderão arrecadas mais, logo gastar mais.

E também fico puto porque esse projeto surgiu para nos brecar e não vejo ele sendo tão comentado agora quando um time francês, o presidente da UEFA é francês, está gastando horrores na contratação de super estrelas. Por coincidência, o filho desse presidente é tipo um consultor do time em questão. Estranho, muito estranho.

Sobre a Premier League, a ideia do controle ainda está em fase embrionária e para qualquer mudança ser aprovada é preciso que pelo menos 14 dos 20 times estejam de acordo. Haverá uma forte pressão de vários clubes para que isso evolua. Os relatórios financeiros estão sendo liberados aos poucos e Man Utd, Arsenal e Chelsea, primeiro ano com lucro após a compra por Romam Abramovich, tiveram receitas maiores que suas despesas na temporada 2011-12. O nosso ainda não saiu, estou ansioso, espero menos de £ 197 m, numa faixa entre £ 80- 100 m de prejuízo.

A posição do City deve ser a mesma de quando a UEFA lançou o FPF, não fez escarcéu, está trabalhando para se adequar as regras. Mas na Premier League, o clube pode ser ouvido e até votar contra, se o projeto for muito absurdo, impossibilitando que o clube jogue dentro dessas regras. Um clube que já está bem contrário é o Fulham. O time de Londres, de propriedade de Mohamed Al-Fayed, não está muito interessado que haja esse controle. Para eles, clubes gastariam o quanto quisessem.

O projeto ainda está sendo discutindo. O dono do Wigan disse que podem seguir o modelo de "break-even" da UEFA, já há correntes que falam no teto salarial pago aos jogadores, muito possivelmente isso deve ter saído dos donos americanos porque esse conceito já é muito difundido nos esportes dos EUA. Ou mesmo limitar o gasto com salários, mas permitir um aumento de 5% a cada temporada. Mais ideias surgirão.

Os clubes não definiram nada hoje e se reunirão novamente em fevereiro para mais uma rodada de conversações. Com certeza haverá grande pressão dos times que apresentarem lucro. O City tem um projeto de se tornar um clube auto sustentável como afirmou Khaldoon Al Mubarak em entrevistada dada após o final do último campeonato, só que é um projeto bem complicado. O clube ainda terá que remar muito e agir em duas frentes: conter os gastos, bastante!, e alavancar as receitas.

Nesse segundo quesito, o clube procurou gente que foi responsável pelo crescimento financeiro do Barcelona e conta ainda com o novo contrato de direitos de transmissão do campeonato que é substancialmente maior que o corrente. Dizem que o valor arrecadado pelo City na última temporada, valor recorde da Premier League, deverá ser alcançado por times intermediários. O Manchester City tem o potencial por ser um time ainda novo no cenário mundial. Com os títulos chegando e boas campanhas, o clube aumentará sua base mundial de fãs.

O lado da redução de gastos é, na minha opinião, o mais importante. Os custos com contratações estão caindo a cada janela de transferência. Eu achei que não iríamos gastar tanto nessa última janela, fazendo uma conta por alto, deve ter chegado na casa de £ 40 m, melhor que na temporada anterior, mas alto ainda. Essas contratações chegam ao clube com salários bem maiores que seriam pagos por outros clubes. Temos alguns jogadores que recebem mais de £ 200 mil por semana. E o clube ainda está renovando, por períodos longos, com sua espinha dorsal por salários ainda mais altos.

Eu acho que esses salários altos ainda mostram que o clube ainda não está num patamar que eu achava que estávamos, de ser convidativo apenas no aspecto esportivo, mas precisa oferecer mais para atrair jogadores.

Com restrições na Europa e sendo criadas internamente, Mancini tem que se adequar. Não vai adiantar ficar  reclamando que não recebeu os jogadores que queria. Tenho certeza que a diretoria do City gostaria de contratar todo jogador que fosse indicado por ele, mas isso não é possível, infelizmente. O elenco do City é ótimo, precisa de mais um armador, e serve fácil para brigar pelo bi campeonato da Premier League. Os recursos disponíveis para contratação virão basicamente da venda de jogadores. Clube terá que vender bem para comprar bem.

domingo, 11 de novembro de 2012

Bolão

Apesar de ter errado a aposta em dobro pela 2ª rodada seguida, xinguei o Arteta duas vezes, ele cometeu o pênalti para o Fulham e ainda perdeu o a favor do Arsenal no último minuto do jogo, consegui manter a liderança, graças a quatro resultados certeiros, e aumentar a vantagem para o segundo colocado.

Tua sorte, Luciano, acabou. Ninguém passa impune após dobrar num resultado de 4 x 1, não foi humilde. Se fosse você, iria de vários 1-0, 1-1....e coisas do gênero para reverter essa sua "sorte".

BOLÃO

Em outras notícias, Balotelli foi muito focalizado nas arquibancadas na partida de hoje e Mancini usou Razak no banco. Segundo Platt, só se pode colocar 18 no banco e não optaram pelo italiano. Com certeza ele aprontou alguma coisa na véspera. Mancini não iria arriscar deixá-lo de fora por razões táticas. Segundo a imprensa, ele seria vendido em janela para o técnico ter fundos para contratar. Teremos muitas desdobramentos sobre esse caso.

Nossas equipes de base não estão tendo um ano bom. Pela NextGen Series, perdemos de 3-2 para a Juventus em Hyde. Ainda podemos nos classificar para a próxima fase, temos mais dois jogos para fazer. O time sub 18 perdeu para o Fulham e o sub 16, venceu o time de Londres por 5-0, com dois gols do brasileiro Gabriel Almeida.

Dzeko ao resgate....novamente

O bósnio entrou no segundo tempo e mais uma vez garantiu os três pontos para o Manchester City ao vencermos o Tottenham de virada por 2-1. Provisoriamente estamos em segundo lugar, apenas na espera do final da partida do Chelsea contra o Liverpool em Londres, o jogo começa às 14 horas.

O time não jogou bem no primeiro tempo, muito menos o Tottenham, mas infelizmente eles conseguiram marcar num lance de bola lançada na nossa área, mais uma vez. Isso é uma praga para atual defesa do City, qualquer bola parada de qualquer time representa um perigo muito grande para a gente. Joe Hart não falhou, a bola foi em cima, mas forte e estourou no peito dele.

Hoje David Silva voltou ao time e como titular, não sei se foi porque Nasri se sentiu mal antes da partida ou já era opção de Mancini começar com ele. Claramente falta rimo de jogo para ele, deu muitos passes longos para nossos atacantes, mas é outro tipo de movimentação. Quando estiver 100%, devemos controlar melhor o jogo e teremos mais chances de gols reais contra os oponentes.

O time foi para o intervalo sobre vaias, podem ter sido pela atuação ruim  no primeiro tempo ou podem ter sido direcionadas para o juiz que deixou de marcar um pênalti de Gallas. Não achei pênalti no Zabaleta em outro lance. Essas não marcações ao nosso favor, estão deixando os jogadores pilhados e fica num círculo vicioso da torcida ficar e pressionar ainda mais o juiz em qualquer lance o que impulsiona mais o nosso nervosismo. Vamos ter que lidar com isso, não podemos nos deixar levar por esses erros da arbitragem, podemos perder pontos e jogadores se não controlarmos nossos nervos.

O segundo tempo começou com o City mais animado, colocou um pouco mais de vontade mais o empate não saia. Mancini mexeu bem, colocou Maicon no lugar de Nastasic e o time que começou no 4-4-2 foi para 3-5-2 e ficou mais tempo no campo do Tottenham. O gol saiu no lance fortuito, onde a bola procurou Aguero como costumava procurar o Romário: ficou livre para ele bater de curva, no canto de Friedel que não teve chance. Após o gol, aí que nos amimamos de vez!

O Tottenham apenas se encolheu, estava muito satisfeito com o empate, deve ter sido o plano de jogo inicial deles porque pouco ameaçaram e quando abriram o placar, fizeram menos ainda. E os 72 mins, Dzeko entrou. Não entrei em nenhum site ainda, mas deve estar chovendo um número altíssimo de manchete do tipo o "super reserva". A forma dele é essa atualmente. Eu acho que isso muitas da vezes acontece pela forma errada que ele joga quando começa como titular.

Nessas partidas em que ele entra no meio, é porque precisamos de mais força ofensiva e ele fica mais parado dentro da área. Quando ele está entre os 11 iniciais, ele joga muito pelas pontas, não é o lugar que ele rende mais. Dentro da área ele faz a diferença como fez hoje após um lançamento primoroso do David Silva, Dzeko bateu de esquerda para virar a partida. Festa no Eithad!

O jogo teve mais cinco minutos de tempo extra para o Tottenham não fazer nada e a gente ficar gastando o tempo. Hoje o 3-5-2 funcionou, eu admito, não sou um crítico do sistema, mas não é meu favorito também. Cada um tem seu gosto, sua preferência. E acho que quem decidiu o jogo foram os jogadores: foi o David Silva que lançou e o Dzeko marcou. Eu acho bem estranho quando o time perde e o Mancini ganha o jogo.

Live Blogging - Man City Vs Tottenham

sábado, 10 de novembro de 2012

EPL # 11 - Man City Vs Tottenham

Amanhã às 11h30, o Manchester City entrará em campo contra o Tottenham em Manchester e a partida terá transmissão dos canais ESPN. E infelizmente não teremos chance de assumir a liderança nessa rodada. O Aston Villa vencia por 2-0 e deixou o Man Utd virar para 3-2. Que pena.

Nesse jogo de domingo, Mancini já terá um departamento médico mais vazio. Lescott, David Silva e Maicon já estão liberados para atuar, mas segundo alguns jornalistas, é mais provável que apenas o zagueiro comece como titular. David Silva deverá ficar no banco e não sei se Maicon estará entre os 18 relacionados para o confronto. Milner, Richards e Rodwell ainda estão se recuperando de lesões.

Os jogos contra o Tottenham, no Etihad Stadium, nas últimas três temporadas tem sido bem apertados e dois deles foram importantes para a classificação dos times para a Liga dos Campeões. Essas duas partidas terminaram 1-0 uma vez para cada lado e sempre decididas por Peter Crouch, uma vez a favor e outra contra. Na temporada passada, demos muito mole e quase perdemos os 3 pontos. Vencíamos por 2-0, deixamos empatar e por 1 milímetro Jermaine Defoe não vira no final. No lance seguinte Balotelli sofreu um pênalti cobrado por ele mesmo e nos garantiu a vitória.

Esse jogo pode marcar a volta de David Silva ao time e pode aliviar a situação de Samir Nasri. Na ausência do espanhol ele foi responsável pela criação das jogadas, junto de Yaya Touré, só que não teve boas atuações. Talvez agora, com o dever dividido, ele possa fazer melhoras partidas. Temporada passada ele já não teve grandes performances e ,como vi vários jogadores melhorando na segunda temporada com o time, eu espero que ele seja mais um desses casos.

Atualmente, se tivesse condições de jogo, eu colocaria o Milner no lugar dele, vem jogando melhor, e adiantaria o Yaya. O Milner como volante teve boas partidas e ele poderia ajudar o ataque ocasionalmente. Espero que Mancini faça isso, caso o francês ainda esteja abaixo dos seus melhores dias, porque Nasri jogou mais pelo nome ano passado do que por ter mostrado futebol para ficar entre os titulares.

Para contra atacar o que a imprensa chama de crise no City, o clube mostrou um estatística do nosso desempenho após 10 jogos desde a temporada 1992/1993, apenas na Premier League. Em 2012/13, estamos com o segundo melhor desempenho, apenas atrás da temporada passada e empatados, mas, nos critérios de desempate, a frente da temporada 2007/2008, quando Sven Goran Eriksson era nosso treinador. Você pode utilizar números para provar qualquer coisa e nesse caso foi para nos favorecer.

Quando bati o olho nessa tabela, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi: "não faz sentido algum comparar o City de hoje com de 2006/07 para trás." Nossos parâmetros eram outros, apenas lutávamos para não cair, devemos ter lutado por competições europeias em um ou outra temporada. Quando houve a injeção de dinheiro, nós mudamos de patamar, mudamos de nível.

Nosso desempenho é ruim nessa temporada? Não! É ótimo? Não! É apenas bom. Por que é apenas bom? Porque nossa expectativa é maior por sermos os atuais campeões. Nosso elenco é excelente, mas não estamos atuando bem. Isso é a mais pura verdade. Todos os torcedores do City sabem que podemos jogar melhor do que viemos jogando. E o que agrava esse início de temporada ser chamado de crise são nossas atuações horríveis, abaixo da média na Liga dos Campeões. Não há crise, há falhas no time, mas também não podemos tapar o sol com a peneira e não queremos cobrar soluções, principalmente do sistema defensivo.

Se tivéssemos com esse número de pontos em 2005/06, iríamos ficar em êxtases, mas hoje "só" podemos chamar de bom. Espero que amanhã possa ser (hora do clichê) um divisor de águas das nossas atuações.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Wright, Zabaleta,Maicon, Kompany, Lescott, Nastasic, K Toure, Clichy, Kolarov, Nasri, Y Toure, Barry, Garcia, Sinclair, Silva, Aguero, Dzeko, Balotelli, Tevez.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Bolão SkyBlues - 11ª Rodada

Mais uma rodada do Bolão e eu sou a caça nessa rodada depois de uma rodada horrível do Luciano, apesar que ninguém foi sensacional.

Esses são meus palpites:


Arsenal 2 v 0 Fulham x
Aston Villa 1 v 3 Manchester United
Chelsea 2 v 0 Liverpool
Everton 1 v 0 Sunderland
Manchester City 2 v 1 Tottenham
Newcastle 2 v 0 West Ham
Reading 1 v 1 Norwich
Southampton 1 v 1 Swansea City
Stoke City 1 v 0 QPR
Wigan 1 v 2 West Bromwich

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sem inspiração.

Tem nada para falar agora, então deixar um pouco de humor que vi no site do Kibeloc. Achei sensacional!


terça-feira, 6 de novembro de 2012

City apenas empata.

Mais uma vez não apresentamos um grande futebol e mais uma vez saímos sem os três pontos de uma partida da Liga dos Campeões. O City empatou em 2-2 com o Ajax em Manchester, gols de Yaya e Aguero, e está em uma situação muito complicada para avançar pela primeira vez a fase de mata mata da Liga dos Campeões. Próxima partida será novamente em casa, dessa vez contra o Real Madrid no dia 21 de novembro.

Começamos o jogo pressionando o time holandês, particularmente achei que hoje seria do dia que iríamos estrear na Liga dos Campeões. Infelizmente a alegria não durou muito. Com mais um erro de bola parada, deixamos o atacante De Jong, quanta saudade do Nigel, marcar duas vezes e fazer o Etihad Stadium ficar calado. Eu sempre reclamo da nossa postura quando vamos defender bolas paradas que serão lançadas na nossa área. Mas eu sou corneta e não entendo o jeito europeu de apoiar o técnico.

Tomamos cinco gols do Ajax, três foram de escanteios! Na Holanda sobrou para o Lescott que teve ouvir a seguinte gracinha de Mancini: " foi culpa minha, eu não mandei ele pular." Eu ainda não vi nenhuma entrevista dele depois da partida, mas eu acho muito, mas muito importante mesmo que ele dê a mesma declaração para os dois gols de hoje para mostrar que não há favoritos no elenco. O City vai continuar até quando a marcar por zona? Não dá certo! Tem dia que os caras apenas ganham da gente da corrida, mas não marcam. Hoje ganharam e marcaram.

Pelo menos conseguimos tirar a desvantagem ainda no primeiro tempo com um belo gol de Yaya, o que animou o time e a torcida. No segundo tempo, com Balotelli no lugar de Javi Garcia, o time pressionou mais o Ajax que pouco saiu da defesa, entretanto ainda era pouco. O gol de empate saiu. No bicão do Hart para frente, Balotelli ganhou de cabeça no meio de campo, a bola caiu no pé de Aguero para fuzilar o goleiro adversário e explodir o estádio. O Si, si puede voltou a atacar no Etihad.

Super Mario quase que desempata numa cabeçada que o goleiro fez uma bela ponte. Hart também apareceu em um duelo particular com De Jong. Em um chute de fora da área e numa cobrança de falta batida por fora da barreira, o número 1 da Inglaterra levou a melhor. No final do jogo, decisões confusas foram tomada pelo quinteto de arbitragem.

No lance do impedimento, eu ainda estou em duvida se o Kolarov está a frente ou não do penúltimo zagueiro. No lance ao vivo, eu achei que o Dzeko tinha demorado um milésimo de segundo para passar a bola, o zagueiro que marcava o bósnio parecia dar condições de jogo. Esse lance ai eu deixo passar, mas o último ato do jogo foi uma vergonha.

O time todo do City estava todo na área do Ajax para uma bola lançada por Hart no meio de campo, Dzeko ajeitou de cabeça para Balotelli. O italiano foi puxado descaradamente na frente daquele bucha que fica atrás da linha de fundo e o juiz apenas marcou o final do jogo. Os nossos jogadores cercaram o juiz que colocou a mão no bolso, talvez possa acontecer um cartão amarelo ou vermelho para algum jogador do City, vamos ver.

O juiz errou nesse lance, como naquele pênalti a nosso favor contra o Borussia, e perdemos dois pontos, só que não é por causa dele que estamos quase fora da Liga dos Campeões. Foi por causa da nossa atitude nesses quatro jogos, não merecemos, em campo, avançar. Há pouca esperança, mas ainda existe. São mais dois jogos, podemos fazer o total de 8 pontos.

Caso vençamos essas partidas, apenas Real em casa e Borussia na Alemanha, podemos ter um quádruplo empate no grupo. Se o Ajax vencer o Borussia e empatar contra o Real, todo mundo ficará com 8 pontos. Acredito que nesse caso, seja o saldo de gols o critério que irá desempatar. O nosso é o pior, menos 3 gols, temos que vencer e dar umas goleadas.

É mais provável sermos eliminados e cairmos para jogar a Liga Europa. Uma vitória nossa somada a duas derrotas do Ajax, ficamos em terceiro. Dia 21 às 21 horas, teremos uma melhor posição sobre nossa sobrevivência. São muitas contas para serem feitas agora.

Domingo jogamos contra o Tottenham em Manchestr. Até lá!

Live Blogging - Man City Vs Ajax

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Liga dos Campeões # 4 - Man City Vs Ajax

Ou vai ou racha amanhã. O Manchester City enfrenta o Ajax pela quarta rodada da fase de grupo e um resultado que não seja vitória elimina do time a possibilidade de avançar para a próxima fase da competição europeia. O jogo começará às 17h45 e terá transmissão ao vivo dos canais ESPN.

Foi interessante ver a coletiva de imprensa do Roberto Mancini. Ele se mostrou bastante nervoso com uma pergunta de um repórter sobre a frase do próprio italiano onde ele afirmava que fora procurado por sete, oito times. Ele levantou a voz e exigiu respeito do repórter. Pessoalmente, não vi nada demais na pergunta. Mancini quis ser irônico quando perguntaram para ele sobre as conversas com o Mônaco e o cara quis continuar matéria. Acho que ele está se sentido pressionado, não pela campanha na Premier League, mas na Liga dos Campeões por isso essa atitude.

Outro ponto abordado na entrevista foi as nossas atuações na Liga. Para Mancini, isso se eu entendi bem, foi falta de sorte nas três partidas e falta experiência do clube (?) e não dos jogadores de como se portar no torneio. Desculpa Mancini, mas falta de sorte não foi. Nossa melhor partida foi contra o Borussia, onde jogamos bem o primeiro tempo, mas o Hart acabou sendo eleito o melhor em campo. Para mim, tem alguma coisa errada quando o melhor em campo é seu goleiro. Não dá a impressão de termos sido o melhor time. Contra o Real Madrid, fomos massacrados, tivemos sorte nos nossos gols. Já contra o Ajax, tivemos bons momentos, só que o Ajax foi muito mais time.

Sobre faltar experiência como clube é uma afirmação que eu não entendo. Tem até uma matéria com estatísticas no Guardian que mostra não deveríamos ser tão "ingênuos". E aproveitaram para comparar nosso técnico com outros do mesmo nível, não há sentido em compará-lo com o seu igual do BATE Borisov. Seus números foram bem inferiores. Seja Liga dos Campeões ou Liga Europa, qualquer um pode ver que sofremos quando enfrentamos times europeus.

Agora vamos falar do jogo dessa terça. Como esse conceituado blog já tinha avisado na matéria de ontem, nós teremos dificuldades para compor os 18 jogadores que estarão disponíveis para o jogo. Para começar Kolo Toure e Razak não foram inscritos na UCL e o departamento médico está cheio. David Silva, Rodwell, Lescott  e Richards estão fora. Sobre Milner, Mancini falou em 90% de chance dele não jogar. Maicon já foi entregue à preparação física, mas ainda não jogará amanhã.

Então dos 21 jogadores de linha inscritos, e um dos 21 é o John Guidetti, não poderemos contar com 6 deles. Então 14 mais dois goleiros porque o sueco não vai ser relacionado. George Evans terá mais uma chance de esquentar o banco de reservas. Mancini deve escolher um zagueiro para compor, Rekik não será já que ele não pode ser escrito. Para esses dois moleques vai ser interessante pelo menos frequentar o banco, gostaria que jogassem alguns minutas, mas para isso o time tem que estar vencendo.

O City vai ter que mudar a postura de jogo amanhã. Terá que comandar o jogo e mostrar que é um time melhor que o Ajax, terá que se impor como faz na Premier League. O jeito como atuamos nos três piores jogos tem que ser apagado da nossa memória com uma performance soberba, temos que encantar nossos torcedores. Não tem mais espaço para erro, infelizmente.

Yaya Touré e Kompany não podem tomar cartão amarelo para não ficarem suspensos da partida contra o Real Madrid no dia 21 de novembro ( que azar, na terça 20 é feriado aqui no RJ). Amanhã tenho quase certeza que teremos Live Bloggin. Fiquem ligados!

domingo, 4 de novembro de 2012

Bolão SkyBlues Brasil - 9ª rodada

Depois de um sábado vergonhoso para todos os apostadores, onde o melhor fez - 10 pontos, o domingo foi bem mais agradável, pelo menos para mim!

Com dois resultados em 1-1, consegui a liderança e só a perco se o Luciano mudar sua aposta para um resultado diferente de vitória do West Brom contra o Southampton.

Vai arriscar?

BOLÃO

Alguém sabe quando vai ser aquele jogo adiado entre Sunderland e Reading? Ou já teve?

Notas

- O time EDS jogou na semana passada pela NextGen Series e ficou no empate com a Juventus na Itália. A partida foi jogada no campo inundada e marcamos nosso gol numa cobrança de escanteio, Meppen-Walters. O time da casa só empatou aos 84 mins. Estamos em terceiro lugar e ainda temos dois jogos: Juventus (c) e PSG (f). São 6 grupos, os dois primeiros passam e os quatro melhores terceiros colocados avançam também. Hoje o City é o melhor terceiro.

- Nesse domingo o time EDS entrou em campo novamente. Dessa vez pela EPL sub 21 e perdeu em casa para o Chelsea por 3 x 2, nossos gols foram marcados pelo luso português, nascido em Belém, Marco Lopes. Razak jogou nessa partida, assim com Rekik. Estamos em quarto nessa competição e, muito provavelmente, não passaremos de fase. Vale lembrar que é um competição para menores de 21 anos e, por exemplo, Rekik tem 17 anos e o Razak, 19. Parece ser uma equipe bem mais nova que as outras equipes;

- Para continuar no assunto EDS, foi sorteado no sábado os jogos da FA Youh Cup. Nosso primeiro desafio será contra o Sunderland em casa, nume bela data: 15/12. Tomara que Denis Suarez já esteja recuperado da lesão.

- A primeira tarefa para Txiki Begiristain dada por Mancini é contratar Neymar. Com todo respeito, isso é besteira de jornais, tablóides. Para mim o Neymar não sai antes da Copa de 2014 e quando sair, ou vai para o Real ou Barcelona. Seja no City, Barcelona ou Real, vi ganhar bem, já ganha no Santos. Ele pode escolher e jogar na Espanha seria muito mais vantagem para ele. Se o Txiki conseguir contratá-lo, ele é "Pica das Galáxias";

- Christian Eriksen do Ajax afirmou que foi sondado pelo City, mas não há interesse de jogar em pelo nosso time. Opinião dele, respeito, só torço para o City massacrar o Ajax e ele ficar de boca fechada;

- Kompany e Yaya Touré estão com dois cartões amarelos. Caso tomem um na terça feira, não poderão jogar contra o Real Madrid na próxima rodada. Para deixar a coisa um pouco mais tensa;

- A FA Cup teve jogos esse final de semana e também o sorteio da próxima rodada que será realizada nos dias 1º e 2 de dezembro. Essa é a última rodada antes da entrada dos times da Premier League e da Championship. Os 20 vencedores se juntam aos 44 times dessas duas divisões. Para o City, a FA Cup começa no início de janeiro/2013. O Hastings United é o time da divisão mais baixa, sétima, e enfrentará um time da 6ª, Harrogate. O City poderia enfrentar qualquer um dois em janeiro, em casa. Seria um bom sorteio.

sábado, 3 de novembro de 2012

City só empata em West Ham.

O Manchester City foi até Londres para enfrentar o West Ham e saiu apenas com um ponto. A boa notícia foi que o time não sofreu gol. Com o 0 x 0 o time deixou a oportunidade de passar o Chelsea e ficar empatado com o United na liderança do campeonato. A próxima partida é contra o Ajax pela Liga dos Campeões na terça feira. O único resultado que interessa é a vitória. Falar do jogo de hoje.

Mancini resolveu dar chance para três atacantes ao mesmo tempo, Dzeko, Balotelli e Tevez. Aguero ficou sentado no banco até os 70 minutos. Tivemos uma baixa no aquecimento e torcer para que James Milner possa jogar contra o Ajax. Ele está numa boa fase, jogando como cabeça de área. Hoje, com certeza fez falta. E o City voltou a jogar mal, foi menos pior que na partida contra o Swansea, mas ainda não é aquele time da temporada passada. Está bem longe disso.

Eu gostaria de entender o porquê do Dzeko jogar na defesa, na ponta esquerda ou direita, meio de campo, ou seja, tem todas as posições, exceção na de atacante matador, centralizado na área? Não faz sentido isso. Se formos esperar que ele crie as jogadas e em velocidade, estaremos ferrados! Esse tipo de armação tática não faz sentido. Se vamos jogar com 3 atacantes como hoje, coloca o Tevez para armar, isso aconteceu no começo, mas depois ele se enfiou dentro da zaga.

Estou vendo muita gente reclamar que o West Ham jogou com 10 na defesa. Quanta supresa! É ser inocente achar que os times, exceção aos grandes, jogarão abertos contra o City. Pensar que o West Ham jogaria no estilo Obama, "Yes, We Can" é estar fora da realidade. Esses times vão se fechar e aproveitar todas as bolas paradas e cruzar para nossa zaga que com Nastasic, diga-se de passagem parece ser bom jogador, Kompany, Lescott ou quem quer que seja, perde muita jogada no alto. Isso não é dessa temporada. A sorte é que os adversários tem aproveitado pouco essas chances.

Tá uma discussão no fórum Blue Moon sobre se o Nasri foi bem ou não. A minha opinião é que ele não foi bem, mais uma vez. O time empata em zero a zero, pouco cria, foram 18 chutes no total, conta qualquer coisa, mas só 5 foram na direção do gol e achar que armador foi bem, eu não entendo isso. O David Silva não vai voltar contra o Ajax e isso vai dificultar muito nosso jogo. Precisamos de um meia de criação. Essas especulações sobre atacantes não interessam, acho que o time tem correr atrás de um armador. Vale lembrar que Yaya vai jogar a Copa Africana de Nações mais uma vez em janeiro.

As substituições do Mancini foram horrorosas hoje. Tevez e Balotelli eram mais ameaçadores que Dzeko, o rótulo de jogador de segundo tempo vai pegar nele a cada exibição ruim quando começa de titular, e saíram.  Com certeza eu e Mancini estávamos vendo cada um jogo diferente. Algumas substituições dele estão sendo bem dantescas. Eu acho que ele quer mostrar que quem manda é ele e por isso tira o jogador que está melhor em campo. Lamentável.

Outra coisa que se deve destacar é o City não ter um jogada ensaiada de bola parada. O Tevez bateu todos os escanteios enquanto esteve em campo, era apenas bola para o tumulto e vamos ver no que vai dar. Será que nesses treinos de dois períodos que o Mancini dá, não rola nenhum treinamento de como o time deve se organizar na área adversária?

Para finalizar algumas notícias sobre o jogo da Liga dos Campeões. Dois jogadores que estavam entre os 18 de hoje não poderão atuar na partida de terça: Kolo e Razak não estão inscritos na competição, com isso Zabaleta deve voltar ao time titular. Lescott não ficou no banco hoje por causa de uma lesão nas costas. Não se sabe se ele terá condições para terça. Com a lesão durante o aquecimento, Milner se tornou uma grande dúvida.

Caso um desses dois, realmente não posso ficar nem no banco, mais uma vez teremos que usar jogadores sem experiência da base para compor o elenco. Isso se levarmos em conta que quem está no departamento médico atualmente não seja liberado para atuar.

Live Blogging: West Ham Vs Man City

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

EPL # 10 - West Ham Vs Manchester City

Nesse sábado, às 15h45, horário de verão de Brasília, o Manchester City enfrenta o West Ham no Upton Park já sabendo os resultados dos dois times que estão na nossa frente na tabela de classificação. O United enfrenta o Arsenal em casa e o Chelsea visita o Swansea. O nosso jogo terá transmissão dos canais ESPN.

Mancini estará mais aliviado nessa rodada no quesito jogadores aptos a escalar. Enquanto Micah Ricahrds ficará de fora por quatro semanas ou meses, depende de quem conta a estória, o treinador poderá contar com a volta de Milner, jogo de suspensão já cumprido, Javi Garcia e Zabaleta. O retorno do argentino é uma notícia animadora.

Após a contusão de Richards contra o Swansea, ficou se especulando quem atuaria na lateral direito caso Mancini jogasse num esquema com 4 defensores, afinal os três do elenco estavam no departamento médico. As opções eram Kolo Touré, que entrou no lugar do Richards na partida que ele se contundiu, e Milner, já que ele atuou em várias posições e poderia quebrar esse galho. O Manchester Evening News chegou a fazer  uma matéria sobre uma possível volta de Reece Wabara do seu empréstimo do Oldham.

Pelo o que tenho acompanhado, ele é titular no time da terceira divisão e está jogando bem, mas eu acho que mesmo que Zabaleta continuasse de fora, ele não seria chamado. Um parenteses aqui: hoje começa a FA Cup com os times da terceira e quarta divisões. Eu gostaria de saber se esses nossos jogadores emprestados poderão jogar, caso atue na competição pelos seus times atuais, pelo City. Isso porque se depender do sorteio, talvez poderemos dar chance para alguns jogadores da base. Ainda mais esses que atuam toda semana por seus times.

Voltando ao assunto Premier League. Com Zabaleta em condições não será necessário deslocar Milner para a lateral e ele poderá voltar a jogar no meio de campo, formaria a dupla com Barry e deixaria Yaya mais a frente. Como David Silva não vai jogar, Samir Nasri vai ganhar mais uma chance para mostrar serviço e armar as jogadas.

Como o time não jogou nesse meio de semana pela Copa da Liga, Mancini teve um bom tempo de treinar o elenco, ainda mais a nossa defesa que nem de perto apresenta a mesma solidez das últimas campanhas. O principal atacante dos Hammers é Andy Carroll, centravante grandalhão que vai nos preocupar muito em bolas áreas. A nossa marcação por zona em bolas paradas estão sendo um perigo para a gente.

Carroll tem uma sorte com a gente. Ele está em Londres emprestado pelo Liverpool e quando ainda jogava pelo time vermelho, ele não fazia gols nunca, enfrentou a gente e meteu logo 2. Tomamos de 3-0 naquele dia. E numa jogada de um dos gols dele, Tevez se machucou. Foi quando Kompany assumiu a braçadeira de capitão antes da volta de Carlitos para as partidas finais daquela campanha.

Uma boa atuação nessa partida pode servir de incentivo para nosso jogo contra o Ajax na terça pela Liga dos Campeões, onde nossa situação está bem complicada. Temos que vencer amanhã contra o West Ham, de preferência jogando um futebol atrativo, e torcer para nenhum jogador se machucar também porque essa partida de terça será muito tensa. O Ajax vai explorar nosso nervosismo.

Além da volta desses jogadores já citados acima, Karim Rekik também viajou com o elenco para Londres. O zagueiro jogou as últimas partidas da equipe EDS e vai ganhar mais experiência com o time principal. Com certeza ele será um dos jogadores, caso tenha condições de jogo, que irá atuar na FA Cup.

Amanhã teremos mais um Live Blogging a partir das 15 horas.

E esses são meus palpites para essa rodada no BOLÃO SKYBLUES BRASIL:


Fulham 2 v 1 Everton
Liverpool 1 v 1 Newcastle
Manchester United 3 v 1 Arsenal
Norwich 1 v 1 Stoke City
QPR 1 v 1 Reading
Sunderland 2 v 0 Aston Villa
Swansea City 0 v 1 Chelsea
Tottenham 2 v 0 Wigan X
West Bromwich 3 v 0 Southampton
West Ham 1 v 3 Manchester City

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Wright, Kompany, Lescott, K Toure, Nastasic, Rekik, Clichy, Zabaleta, Kolarov, Nasri, Y Toure, Barry, Sinclair, Garcia, Milner, Aguero, Balotelli, Dzeko, Tevez.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mancini na Sainte Dévote?

Foi noticiado essa noite pelo jornal The Guardian e logo reproduzido por vários sites ingleses que Roberto Mancini recebeu uma proposta no final da temporada passada para comandar o Mônaco, atualmente na segunda divisão francesa, que tinha sido comprado por um milionário russo meses antes. Clube e técnico ainda não fizeram nenhum comentário. Amanhã é dia de entrevistas pré jogo, com certeza ele será bombardeado com essas perguntas.

Não sou o maior fã de Mancini, faço críticas ao trabalho dele, por exemplo sobre o sistema defensivo numa bola parada, sofro críticas de adoradores do italiano por fazer críticas, não acho que ele seja a razão principal pelos nosso títulos, para mim quem é o responsável é o cara que injetou por volta de £ 1 bilhão para contratar e montar uma estrutura, sem esse dinheiro ainda estaríamos no meio da tabela, com Mancini, Mourinho ou Mark Hughes. Mas acho que ele tem muito crédito, tanto que não peço sua cabeça, apenas critico.

A mais óbvia contribuição dele foi usar o poderio ofensivo de Yaya Touré. Ganhamos jogos e títulos devido ao marfinense poder estar mais perto do gol. Exceção nesse começo de temporada, nossa defesa tem sido bem sólida com o Mancini. E uma contribuição que poucos falam de Mancini, foi sobre a escolha do goleiro titular do City. Quando assumiu o comando, após a demissão de Hughes em dezembro de 2009, Mancini trabalhou com Given porque Hart havia sido emprestado ao Birmingham.

No começo da temporada 2009/10 foi uma grande especulação qual dos dois seria o goleiro titular, ambos grandes goleiro e Mancini bancou Hart. No primeiro jogo, contra o Tottenham, Hart fez o que foi considerada a melhor performance daquele ano pelo City. Me lembro da câmera focalizando toda hora Given após defesa do Hart. Hoje Hart, mais jovem que Given, é tido como um dos melhores goleiros do mundo, nos salvando em alguns jogos.

Dito isso, falar sobre essa ligação entre Mônaco e Mancini. O clube procurou o italiano quando ele ainda não tinha assinado a renovação de 5 anos e ele se interessou porque já havia muita especulação sobre uma demissão caso ele não vencesse a Premier League , ainda mais após estar 8 pontos atrás do United na parte final do campeonato. As conversas duraram quase 3 meses e uma proposta foi posta na mesa. Só que ele acabou ficando no City.

Ele fez errado de procurar outro emprego? Não! Ele fez o que eu deveria fazer sabendo que, no meu caso, a empresa em dificuldade, pode demitir mais funcionários a qualquer momento. Você sempre tem que ter um plano B. Ele não tinha certeza do futuro dele quanto a treinar o Manchester City por que não se precaver contra o pior, a demissão? Atitude normal dele.

Mancini está num cargo que vai sofrer pressão o tempo todo. O plano do Manchester City de alcançar objetivos está sempre cumprido: títulos e classificação para a Liga dos Campeões. Acredito que os próximos são produção de próprios jogadores, sem precisar ir ao mercado contratar e gastar milhões, por isso a contratação de gente do Barcelona com Know-How e de jogadores jovens de qualidade para a base e investimento pesado no Centro de Treinamento. Esse não é um objetivo diretamente para o Mancini, não é ele que vai produzir esse jogadores, mas vai ter quer aproveitá-los no futuro. Ou seja, isso é para Longo Prazo.

O objetivo mais próximo para ele é conquistar a Liga dos Campeões. Isso vai demorar um tempo ainda, primeiro ele tem que fazer o time passar de fase, o que não deve acontecer novamente nessa temporada, está complicada a classificação. E ele vai sofrer pressões por isso. Eu quero deixar claro que não acredito que o City iria conquistar tão rapidamente a Liga, mas se Mancini quiser se manter no cargo deverá melhorar a performance do time na competição.